A Infraero concluiu o Curso de Aperfeiçoamento Técnico de Bombeiros de Aeródromo (Ateba) nos aeroportos de Montes Claros (MG) e Macapá (AP). O treinamento, realizado periodicamente pela Infraero em todos os aeroportos administrados pela empresa, é direcionado aos bombeiros que atuam na Seção Contra Incêndio (SCI) dos terminais. Nos dois casos, o curso foi iniciado em 12/8, com duração de duas semanas e contando com aulas teóricas e práticas.
Além de aperfeiçoar os procedimentos técnicos de combate a incêndio e salvamento, o treinamento mantém os bombeiros atualizados quanto aos serviços de salvamento e combate a incêndios, conforme a resolução 115 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em Montes Claros, o exercício prático foi realizado na quinta-feira (22/8), com a simulação de um acidente aeronáutico que envolveu a supressão de três focos de incêndio.
O Aeroporto do Rio de Janeiro/Santos Dumont (RJ) também iniciou em 19/8 o Curso de Formação Técnica de Bombeiros para Aeródromo (FTBA). O treinamento capacita profissionais já certificados na operação de carros contra incêndio (CCI) para atuar em atividades operacionais específicas de prevenção, salvamento e combate a incêndio em aeronaves e edificações aeroportuárias, obedecendo a normas nacionais e internacionais. A capacitação seguirá até 20/9, abordando temas como segurança do trabalho em aeroportos, familiarização com a aviação e o complexo aeroportuário, táticas de salvamento e combate a incêndio, entre outros.
Ambos os cursos são essenciais para a manutenção de um alto nível de segurança operacional nos terminais da Infraero, que é a única empresa brasileira autorizada pela Anac a ministrar essas modalidades de treinamento no país. Um exemplo do alcance da transmissão desses conhecimentos é a realização de cursos para bombeiros da Força Nacional de Segurança Pública no Aeroporto Internacional de Confins/Tancredo Neves (MG). A estatal já ministrou duas capacitações para a Força Nacional no aeroporto mineiro, sendo que a última foi concluída em maio deste ano.
O superintendente do Aeroporto de Macapá, Sebastião David de Oliveira, pontuou sobre a importância do curso para a formação dos bombeiros em aeródromos. “O curso desenvolve as técnicas e o perfil do profissional de bombeiro de aeródromo, que exige controle emocional, clareza e rapidez na tomada de decisões. Com as capacitações, garantimos, além disso, o alto conhecimento técnico e atualização dos colaboradores”, afirmou.
Assessoria de Imprensa - Infraero
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção: Postagens somente serão aceitas se forem com referencia ao assunto relacionado. Qualquer momentario que seja diferente do exposto no blog, ou com ofensas a quem quer que sejam, serão excluido.