Aeroportos terão postos para justificar votos


Diversos terminais administrados pela Infraero terão postos de justificativa eleitoral no primeiro turno das eleições federais. Ao todo, 15 terminais contarão com unidades dos Tribunais Regionais Eleitorais para atender aos eleitores que estiverem em trânsito neste domingo de eleições (5/10).
      As unidades serão instaladas nos aeroportos conforme a solicitação da Justiça Eleitoral nos estados.  Para apresentar a justificativa eleitoral, o eleitor deve comparecer a qualquer seção eleitoral ou mesa receptora de justificativa fora do domicílio e preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e assiná-lo na presença do mesário.

      É preciso ter em mãos o número do título de eleitor e um documento oficial de identificação com foto (carteira de identidade ou funcional, de trabalho, de habilitação para motorista), certificado de reservista ou passaporte.
   Confira a lista de aeroportos da Infraero que terão postos de justificativa
      - Aeroporto Internacional de Fortaleza/Pinto Martins (CE);
      - Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes-Gilberto Freyre (PE);
      - Aeroporto Internacional de Salvador/Luís Eduardo Magalhães (BA);
      - Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans/Júlio Cezar Ribeiro (PA);
      - Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho (RS);
      - Aeroporto Internacional de Curitiba-São José dos Pinhais/Afonso Pena (PR);
      - Aeroporto Internacional de Florianópolis/Hercílio Luz (SC);
      - Aeroporto de Cuiabá-Várzea Grande/Marechal Rondon (MT);
      - Aeroporto Internacional de João Pessoa/Castro Pinto (PB);
      - Aeroporto Internacional  de Maceió/Zumbi dos Palmares (AL);
      - Aeroporto de Aracaju/Santa Maria (SE);
      - Aeroporto de Teresina/Senador Petrônio Portela (PI);
      - Aeroporto de Goiânia/Santa Genoveva (GO);
      - Aeroporto de Vitória/Eurico de Aguiar Salles (ES);
      - Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas (PR).

Aeroportos e monumentos participam do outubro rosa


Os aeroportos da Superintendência Regional do Nordeste iniciaram a participação no Outubro Rosa, campanha internacional de combate ao câncer. Desde o dis 1º/10 funcionários da Infraero afixam cartazes e distribuem folhetos com informações e alertas sobre a doença aos passageiros que passam pelos aeroportos do Recife e de Petrolina (PE), Fortaleza e Juazeiro do Norte (CE), Natal (RN), Teresina e Parnaíba (PI), João Pessoa e Campina Grande (PB). 
Aeroporto de Campina Grande

      Além de folhetos e banners, também serão feitas demonstrações práticas de como fazer o autoexame para detecção do câncer de mama, identificando os primeiros sintomas e abordando as providências que devem ser tomadas para iniciar o tratamento. Os aeroportos da Regional ainda adotaram uma iluminação rosada, que estará presente em ícones, fachadas, esculturas e murais dos terminais, simbolizando a participação na campanha.


      
O superintendente da Regional Nordeste, Fernando Nicácio, enfatizou a importância da participação na campanha. “Nós, funcionários da Infraero, acreditamos que a prevenção contra o câncer é a mais eficiente forma que a humanidade tem no combate à doença. Estamos felizes em difundir a conscientização”, afirmou.

Sobre o Outubro Rosa
O Outubro Rosa, criado nos Estados Unidos em 1997, busca divulgar a importância da prevenção do câncer de mama e atualmente conta com a participação da população, empresas e entidades de diversos países. Um dos símbolos da campanha é a iluminação, na cor rosa, de monumentos e edifícios.
      
Alguns dos monumentos que já participaram da causa são a Torre de Pisa, na Itália; a Opera House, na Austrália; e o Arco do Triunfo, na França. No Brasil, monumentos como o Cristo Redentor, no Rio; a Ponte Estaiada, a Pinacoteca Benedicto Calixto e o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo; Fortaleza da Barra, em Fortaleza (CE); e o Jardim Botânico de Curitiba (PR) também já receberam a iluminação rosa.


Cristo Redentor - Rio de Janeiro


Curitiba - PR


Congresso Nacional - Brasília


Supremo Tribunal Federal - Brasília


Tribunal de Justiça da Paraíba


Embraer 190 - Azul Linhas Aéreas

GOL inicia voos em Carajás e Altamira


GOL anunciou que a partir desta quarta-feira, 01, hoje passa a operar voos em Carajás e Altamira, no interior do Pará.
Conforme a companhia, as novas operações visam atender à demanda corporativa da região e estão alinhadas com a estratégia da empresa de ampliar sua atuação em mercados considerados importantes, como o Pará.

Com essas duas localidades, a companhia passa a ter cinco destinos no estado, incluindo Belém, Santarém e Marabá. Os voos em Carajás com destino a Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Belém estarão disponíveis às segundas, quartas, sextas e domingos.
Já os voos com origem em Altamira com destino à Brasília, Rio de Janeiro e Belém serão realizados às terças, quintas e sábado.

A GOL lembra que Carajás e Altamira abrigam dois grandes empreendimentos: operações de mineração da Vale e a hidrelétrica de Belo Monte.
"Em abril deste ano foram anunciadas obras de melhorias e expansão no Complexo de Mineração Carajás, com previsão de início em 2016. Estima-se que as obras devem promover a criação de 30 mil empregos diretos na região", citou a aérea, que comenta ainda que em Altamira, mais de 29 mil trabalhadores foram recrutados para a construção da usina hidrelétrica, que deve começar a gerar energia no início de 2015.

A GOL tem centrado sua atenção no mercado corporativo, que gera maior rentabilidade.
Os esforços têm garantido bons resultados para a companhia, que no segundo trimestre registrou um crescimento do yield (indicador de tarifa) da ordem de 17% frente igual período do ano passado, colaborando para uma expansão de 30% na receita de passageiros por assento-quilômetro oferecido (Prask).

Além disso, os novos destinos também ajudam a incrementar a malha regional da companhia, enquanto o setor aguarda o andamento do plano de aviação regional do governo federal, que prevê subsídios para rotas entre cidades pequenas e médias do interior e destas para as capitais.
Até agora a GOL atendia a 22 destinos considerados regionais.

Smiles lança promoção com o dobro de milhas

Compre milhas e ganhe 100% de bonus. Até o dia 07 de outubro, você compra milhas Smiles e ganha 100% de bônus.

Termos e Condições 

1. Ação promocional promovida pela Smiles S.A. (“SMILES”), válida de 01/10/2014 a 07/10/2014 para todos os participantes que sejam inscritos no Programa Smiles (“Participante(s)”). 

2. Os Participantes que, no período entre 01/10/2014 a 07/10/2014 (“Período da Promoção”), comprarem milhas aéreas Smiles (“Milhas Smiles”) para sua conta Smiles (“Conta Smiles”), receberão um bônus de 100% (cem por cento) em Milhas Smiles (“Milhas Bônus”) sobre a quantidade de Milhas Smiles adquiridas (Milhas resultantes da compra de milhas Smiles). 

3. Durante o Período da Promoção, todas as compras de Milhas Smiles serão bonificadas, exceto aquelas realizadas com Voucher de Desconto. 

4. A validade das Milhas Bônus acompanha o vencimento das Milhas Smiles compradas pelo Participante, sendo de 12 (doze) meses. 

5. O crédito das Milhas Bônus será realizado automaticamente pela SMILES, no momento em que o Participante efetuar a compra de Milhas Smiles. 

6. O crédito das Milhas Bônus será realizado na mesma Conta Smiles onde serão creditadas as Milhas Smiles compradas. As Milhas Bônus são de caráter pessoal e intransferível. 

7. Esta Promoção não é cumulativa com outras ofertas e/ou promoções que estejam em vigor ou que venham a ser lançadas. Cancelamentos e reembolsos das Milhas Smiles transferidas ou das Milhas Bônus não serão permitidos. 

8. Somente as Milhas Smiles obtidas por meio da compra de milhas no site www.smiles.com.br serão válidas para a Promoção. As Milhas Smiles obtidas por meio de outras empresas parceiras da SMILES não poderão ser utilizadas nesta Promoção. As Milhas Smiles compradas pelo Participante não poderão ser revertidas. 

9. O Programa Smiles se reserva o direito de alterar, suspender ou cancelar esta Promoção, de acordo com o Regulamento do Programa Smiles. 

10. As inobservâncias das condições descritas neste Regulamento poderão implicar na perda de direitos do Participante, bem como no cancelamento de sua participação na Promoção. 

Empresas aéreas sentem o efeito do ebola com prejuízos

O primeiro caso de ebola diagnosticado nos EUA gerou forte pressão sobre o setor aéreo do país, enquanto analistas e investidores tentam medir o potencial impacto desse fato.

Segundo autoridades de saúde do Canadá, o homem infectado pariu da Libéria em 19 de setembro e chegou a Dallas, no Texas, no dia seguinte, depois de um voo que passou por Bruxelas.

Não há informações sobre a empresa aérea usada pelo paciente, mas a Brussels Airlines, a única companhia que possui voos entre Monróvia e Bruxelas e uma das poucas que ainda estão fazendo voos para a capital da Libéria, afirmou que "não pode excluir a possibilidade de esse passageiro ter estado a bordo".

Empresas aéreas dos EUA operam poucos voos para a África e não há voos diretos entre Dallas e o continente africano.


Algumas companhias europeias, como a Air France e a British Airways, suspenderam em agosto alguns serviços por causa de receios sobre o ebola.

A American Airlines Group, maior empresa aérea dos EUA em tráfego, e a Delta Air Lines, a terceira maior, afirmaram que o homem infectado não voou em suas aeronaves.

A United Continental Holdings, segunda maior companhia, disse na noite de ontem que não recebeu informações suficientes das autoridades para confirmar se o paciente esteve em algum de seus voos.

Às 15h05 (de Brasília), American Airlines caía 3,33% em Nova York, Delta Air Lines recuava 3,21% e United Continental perdia 3,72%, enquanto Dow Jones tinha queda de 1,37%, Nasdaq cedia 1,60% e S&P 500 apresentava -1,24%.

Na Europa, as ações da Air France fecharam com queda de 4,42% em Paris, International Consolidated Airlines Group declinaram 2,70% em Londres e Lufthansa perdeu 2,70% em Frankfurt.

Autoridades de saúde afirmam que há pouco risco de uma pessoa ser infectada pelo ebola simplesmente ao se sentar perto de um passageiro infectado, pois o vírus é transmitido por contato direto com fluidos corporais de alguém que esteja mostrando sintomas da doença.

GOL e TAM fazem parcerias nos programas de fidelização


Smiles: cliente ganhará 2 milhas a cada um real gasto em compras na Fast Shop até 31 de outubro

As administradoras de programas de fidelização Multiplus e Smiles anunciaram nesta terça-feira, 30, novas parcerias.

A Multiplus, controlada pela TAM, acertou uma parceria com a Peugeot do Brasil. Já a Smiles, controlada pela empresa aérea GOL, assinou um acordo com a rede de lojas de produtos eletroeletrônicos Fast Shop.

A Multiplus destacou que a parceria com a Peugeot é pioneira no setor automobilístico. Vai permitir o resgate de produtos e serviços como revisões, peças, serviços e acessórios nas concessionárias participantes, ou acumular até 100 mil pontos por meio da compra de automóveis.

"Com a Peugeot em nossa rede, teremos a possibilidade de fidelizar e trazer novos participantes e consumidores para ambas as empresas", diz o diretor executivo de Marketing e Vendas da companhia, Alexandre Moshe Parczew.

Na parceria entre Smiles e Fast Shop, por sua vez, as empresas prepararam um lançamento promocional, em que o cliente ganhará 2 milhas a cada R$ 1,00 gasto em compras, até 31 de outubro.

A partir de novembro, a cada R$ 1,00 gasto o cliente Smiles acumulará uma milha.

"O acordo com a Fast Shop oferece ao cliente Smiles um portfólio completo de eletroeletrônicos, ampliando as opções dos clientes no acúmulo de milhas e oferecendo mais atratividade ao programa", diz o diretor-presidente da Smiles, Leonel Andrade.

A previsão é de que no futuro os pontos do programa Smiles possam ser trocados por produtos na Fast Shop.

Avião da British Airways faz pouso de emergência no aeroporto de Guarulhos


Um avião da companhia British Airways fez um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, na tarde desta terça-feira, 30.

De acordo com a GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, o pouso não previsto aconteceu pouco antes das 17h. A aeronave saiu de Buenos Aires com destino a Londres.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da British, não há feridos. Até as 17h40 desta terça, a aeronave ainda estava na pista de Guarulhos, com os passageiros dentro. A empresa disse que divulgaria mais tarde um comunicado explicando as causas do incidente.

TAM anuncia novo voo Salvador - São Paulo/Congonhas


Airbus A319 será a aeronave utilizada no trecho

A TAM Linhas Aéreas, parte do grupo latino-americano Latam, anunciou uma nova frequência diária entre o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e Salvador direcionada a passageiros de negócios que transitam entre as capitais pela manhã durante a semana.

A TAM possuía voos de Congonhas a Salvador durante a semana apenas no período da noite. A nova frequência, que vai operar a partir de 10 de outubro, terá voos partindo de São Paulo às 8h46 e com chegada prevista a Salvador às 11h04, de segunda a sábado. Nos domingos, a saída ocorre às 7h57 e a chegada é prevista para 10h07.

No outro sentido, o voo sai de Salvador às 11h58 e chega a São Paulo às 14h38, de segunda a domingo.

Para compras com dois meses de antecedência, as passagens custarão a partir de 229 reais, informou a TAM.

Aeroporto de Guarulhos testa portões eletrônicos

Os passageiros de voos internacionais que passam pelo Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP), poderão testar um novo mecanismo para de leitura de passaporte. Ao invés das convencionais cabines da Polícia Federal onde o documento é inspecionado, o passageiro usará um portão eletrônico, também conhecido como e-gate.

Os passageiros de voos internacionais que passam pelo Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP), poderão testar um novo mecanismo para de leitura de passaporte. Ao invés das convencionais cabines da Polícia Federal onde o documento é inspecionado, o passageiro usará um portão eletrônico, também conhecido como e-gate.

A primeira avalia a autenticidade do material e os dados cadastrais. “Se for materialmente autêntico, com os itens de segurança ativos, o portão se abre. Se não abrir por algum motivo, um policial vai verificar a ocorrência”. Depois, a máquina faz a leitura da biometria do passageiro verificando dados como cor do cabelo, altura, cor dos olhos e comparando com a foto e os dados contidos no chip. As informações são cruzadas também com os bancos de dados usados pela Polícia Federal, inclusive o da Interpol. “Se o passageiro não tem restrição em nenhum banco de dados, a porta abre”, explica o delegado. Caso o portão permaneça fechado por alguma irregularidade nos dados, um agente será alertado.

Hoje no Brasil, mais de 7 milhões de passaportes já possuem o chip. A expectativa é de que até 2016, todos contenham a tecnologia. Os estudos sobre o uso do e-gate começaram há 5 anos. Castilho conta que além de acompanhar o uso do equipamento em outros países, a corporação também fez diversos testes antes da utilização com passageiros. “Na América Latina somos pioneiros. Existe um padrão, especificidades que devem ser cumpridas pelo equipamento. Esse é um equipamento de ponta”.

Segundo a PF, o aeroporto de Guarulhos recebe cerca de 12 milhões de passageiros para voos internacionais por ano. O sistema será usado apenas por brasileiros maiores de 18 anos. Para os menores, o trâmite atual permanece por questões de segurança, já que é necessário apresentar uma autorização para a viagem.

A concessionária GRU Airport acredita que o uso do e-gate vai reduzir o tempo de permanência do passageiro em filas de 3 minutos para 30 segundos e que até o dia 2 de janeiro o recurso passe a fazer parte da rotina e atenda a todos os passageiros do aeroporto. Apesar do uso do e-gate, as cabines da Polícia Federal não serão dispensadas e continuarão funcionando e atendendo as pessoas que não possuem o passaporte com chip.

Airbus A350 recebe certificação de segurança na Europa


A350: jato é projetado para transportar 314 passageiros e deve ser colocado em serviço pela Qatar Airways

O órgão regulador do setor deaviação na Europa anunciou nesta terça-feira que concedeu aprovação de segurança para o jato A350, da Airbus, completando os passos obrigatórios necessários para que o avião comece a voar com passageiros.

A Agência Europeia de Segurança Aérea (EASA, na sigla em inglês) afirmou que a Airbus demonstrou a confiabilidade no ar de seu primeiro jato feito com fibras de carbono durante mais de um ano de testes de voo. A agência considerou o novo avião uma "aeronave madura".

A versão do jato certificada pela EASA, o A350-900, é projetado para transportar 314 passageiros e deve ser colocado em serviço pela Qatar Airways antes do final deste ano. O modelo será competidor direto do 787 Dreamliner, da norte-americana Boeing.

Um modelo maior do avião, o A350-1000, que foca o mercado de minijumbos ocupado pela Boeing com o 777, deve entrar em serviço em 2017, depois de um processo de certificação separado.

Questionado sobre quanto tempo levará a entrega do primeiro avião para a Qatar Airways, o chefe do programa do A350, Didier Evrard, afirmou que o primeiro jato do modelo está pronto para testes antes de entregas, mas evitou dar um cronograma específico sobre quando a aeronave será despachada ao cliente.

"Estamos numa fase muito cooperativa com nosso cliente e vamos atender isso em conjunto", disse Evrard.

"Será antes do final do ano, com certeza", afirmou o executivo, referindo-se à meta da Airbus para a primeira entrega.

Tanto a Airbus quanto a Boeing afirmam que a nova geração de aviões vai reduzir custos de combustível em pelo menos 20 por cento ante aeronaves metálicas tradicionais.

O A350 é resultado de oito anos de trabalho de design e desenvolvimento, ao custo estimado de 15 bilhões de dólares.

A Airbus já tem vendas de 750 unidades do modelo, que tem preço de tabela de entre 295 milhões a 340 milhões de dólares cada, desde o lançamento em 2006. O Dreamliner, que está no mercado há mais tempo, tem 1.048 encomendas, tendo sido lançado em 2004 e entrado em serviço em 2011.

Azul Cargo ja tem aeronave própria


companhia também pretende realizar voos cargueiros entre Recife e Fernando de Noronha, o que está previsto para novembro.

companhia aérea Azul decidiu tornar uma de suas aeronaves turboélice ATR 72 de uso exclusivo para o transporte de cargas.

A retirada dos assentos do avião para a utilização de todo o espaço interno no transporte de carga já era realizada pela empresa para voos noturnos, em uma operação chamada quick-change. Mas agora a aeronave ficará dedicada à divisão de cargas da empresa, a Azul Cargo.

O ATR 72 terá capacidade para transportar até seis toneladas e inicialmente deverá realizar voos noturnos ligando as cidades de Porto Alegre, Campinas (SP), Belo Horizonte e Rio de Janeiro (Galeão).

"A operação desse modelo de aeronave cargueira é parte da estratégia da AzulCargo para oferecer ao mercado regional brasileiro mais opções de transporte de cargas pesadas e sensíveis, além da possibilidade de fretamentos de carga nessas regiões", afirmou o diretor da Azul Cargo, Claudio Fonseca, lembrando que por meio do hub (centro de conexões) em Campinas, a empresa também pode transportar as cargas às regiões Norte e Nordeste.

A intenção da Azul é iniciar a operação em outubro, mas a definição exata das rotas e da frequência de voos ainda depende da aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A companhia também pretende realizar voos cargueiros entre Recife e Fernando de Noronha, o que está previsto para novembro.

Com o início desta rota, a Azul se tornará a primeira companhia a oferecer transporte cargueiro aéreo para a ilha, que até agora apenas é atendida pelo transporte marítimo de cargas, informou a empresa.

"Pretendemos atender à necessidade de rápido transporte de mercadorias entre a ilha e o continente", diz Fonseca.

A Azul ainda planeja utilizar os porões dos recém chegados A330 para o transporte de cargas. As aeronaves, que estão sendo incorporadas à frota para serem utilizadas nos voos internacionais da companhia, a serem iniciados em dezembro, farão também algumas rotas domésticas a partir de Campinas para Recife e Manaus, informou a empresa, sem dar outros detalhes.

De janeiro a agosto, a Azul transportou 16,43 mil de toneladas de cargas pagas, volume 62% maior que as 10,12 mil toneladas transportadas em igual etapa de 2013, de acordo com dados da Anac.

Com isso, a companhia respondeu por 6,5% do mercado de transporte doméstico de cargas, atrás de TAM, Gol e Absa e com fatia semelhante às de Sideral e Avianca.

A empresa não informou o montante de investimento nas novas operações de carga ou sua previsão de crescimento com as novas operações. A Azul Cargo iniciou suas atividades em agosto de 2009, com transporte de cargas entre os aeroportos de Viracopos, Fortaleza, Recife e Salvador.

Atualmente, conta com 129 lojas espalhadas pelo País, com foco nas remessas de cargas e encomendas expressas. A Azul não informa qual a receita de sua divisão de cargas ou a participação no total de receitas da companhia.

GOL e Etihad iniciam compartilhamento de voos no Brasil

Etihad: desde junho de 2013, ela já transportou mais de 155 mil passageiros entre Abu Dhabi e São Paulo

A companhia aérea GOL e aEtihad Airways deram início à parceria de code-share no país, após a aprovação do acordo de compartilhamento de voos pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em agosto.

Conforme o comunicado divulgado nesta quarta-feira, 24, os voos operados pela GOL passam a ser comercializados pela empresa aérea dos Emirados Árabes Unidos, com sede em Abu Dhabi.

Segundo a nota da GOL, com a iniciativa, os clientes terão um maior número de conexões de São Paulo para 21 destinos no Brasil e América Latina, incluindo Uruguai, Chile e Argentina.

Desde junho de 2013, a Etihad já transportou mais de 155 mil passageiros entre Abu Dhabi e São Paulo.

As duas aéreas possuem, ainda, acordo de interline que permite a venda pela Etihad em toda malha da GOL.

Ainda conforme o comunicado, em breve, as empresas implementarão um acordo de Frequent Flyer Program (FFP) por meio do qual oferecerão a todos os clientes os benefícios dos seus respectivos programas de milhagem, o Smiles, da GOL, e o Etihad Guest, da Etihad Airways.

Airbus deve receber certificação para jato A350 na 3ª feira


A350: modelo emprega compósitos de carbono para reduzir peso e custos com combustível

Airbus deve receber certificado de segurança para seu novo jato de passageiros, o A350, na terça-feira, afirmaram fontes com conhecimento do assunto.

O carimbo de aprovação permitirá ao mais novo jato europeu de dois corredores entrar em serviço assim que o primeiro modelo de produção for testado e entregue à Qatar Airways, cliente de lançamento do modelo. Isso deve ocorrer no quarto trimestre.

O avião para entre 300 e 350 passageiros foi desenvolvido com um custo estimado em 15 bilhões de dólares para competir com o Boeing 787 Dreamliner.

Ambos os aviões usam um projeto que emprega compósitos de carbono para reduzir peso e custos com combustível.

O A350 também deverá competir com o 777, avião maior da Boeing, quando uma nova versão surgir no final da década.

Depois de mais de um ano de testes de voo, a agência europeia de segurança na aviação (EASA) e a agência federal deaviação dos Estados Unidos (FAA) devem emitir aprovações simultâneas para o modelo, mas sem a fanfarra que envolveu a certificação do superjumbo A380, em 2006.

A Airbus tinha marcado para setembro a certificação do A350 e o primeiro voo do modelo atualizado A320neo. O voo ocorreu na quinta-feira passada.

Pilotos da Lufthansa planejam greve em Frankfurt na terça


Lufthansa: de 70 a 80 voos serão afetados

Pilotos da companhia aérea alemã Lufthansa vão cruzar os braços na terça-feira após fracasso em negociações sobre um programa de aposentadoria antecipada, o que suspenderá voos de longa distância a partir de Frankfurt.

O sindicato Vereinigung Cockpit (VC) disse nesta segunda-feira que as aeronaves A380, A330 e A340, da Airbus, e B747, da Boeing, não voarão de Frankfurt. Um porta-voz do sindicato estimou que de 70 a 80 voos serão afetados. A Lufthansa não comentou de imediato.

O VC, que já promoveu três paralisações nas últimas semanas, quer que a Lufthansa mantenha um programa que permite que pilotos se aposentem mais cedo, aos 55 anos, e ainda recebam até 60 por cento de seu salário antes que os pagamentos regulares da aposentadoria comecem.

A Lufthansa diz que o programa não é mais necessário devido ao aumento da expectativa de vida e a uma decisão recente da Justiça que indica que pilotos podem trabalhar até 65 anos.

Pilotos da Air France encerraram no domingo uma greve de duas semanas que custou à companhia aérea mais de 280 milhões de euros (355 milhões de dólares), apesar do impasse com a gestão da companhia sobre o desenvolvimento de suas operações de baixo custo continuar.

Voos da Air France para o Brasil começam a ser normalizados


Empresa informou que todos os voos entre o Aeroporto Charles de Gaulle, de Paris, e os aeroportos de Guarulhos e Internacional Tom Jobim voltaram a operar nesta segunda-feira

Após quase duas semanas degreve dos pilotos da Air France, empresa do grupo franco-holandês Air France–KLM, os voos entre Brasil e França começaram a ser normalizados hoje (29). Nesse domingo (28), o principal sindicato dos pilotos anunciou o fim da greve.

A empresa informou, por meio de nota divulgada pela assessoria de imprensa, que todos os voos entre o Aeroporto Charles de Gaulle, de Paris, e os aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e o Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, voltaram a operar nesta segunda-feira.

Entretanto, o voo AF520 que partiria de Paris para Brasília, às 13h30 (8h30 no horário da capital federal), e o voo AF515 que sairia do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, às 22h40, para Paris, foram cancelados. Segundo a assessoria, não há voos entre Brasília e Paris às terças-feiras. A previsão é que, na quarta-feira (1º), os voos entre Brasília e Paris já estejam normalizados.

A assessoria de imprensa do Ministério das Relações Exteriores informou que um funcionário do consulado brasileiro está no aeroporto para auxiliar os passageiros e relatou que a Air France tem cumprido suas obrigações de hospedagem e alimentação. Uma das orientações é guardar os comprovantes de gastos para possível comprovação de custos feitos. A assessoria do Itamaraty disse que não recebeu relatos, por parte dos brasileiros, de nenhum incidente mais grave e que os passageiros estão conseguindo remarcar as passagens ou serem realocados em voos de outras companhias aéreas.

A assessoria da Air France no Brasil informou que os passageiros com viagem marcada até o dia 30 de setembro podem adiá-la, sem custo adicional, por meio da alteração da reserva. “Para os clientes cujos voos foram cancelados, o bilhete será devolvido na íntegra, sem qualquer custo. Os passageiros ainda podem receber um crédito válido por um ano na Air France ou KLM em caso de adiamento da viagem depois de 30 de setembro de 2014, mudança de destino ou ponto de partida e cancelamento”, informa a nota.

A greve da Air France, que começou dia 15, foi a mais longa desde 1998 e, segundo a companhia aérea. Os prejuízos podem ter chegado a 20 milhões de euros por dia.

Pilotos da Lufthansa farão greve em voos de longa distância


Aviões da Lufthansa: esta será a quarta paralisação desde o fim de agosto.

Os pilotos da companhia aérea alemã Lufthansa farão nesta terça-feira uma greve de 15 horas em voos de longa distância com decolagem do aeroporto de Frankfurt, anunciou o sindicato Cockpit.

A organização sindical convocou a paralisação para os voos de longo percurso com decolagem em Frankfurt das 8H00 (3H00 de Brasília) às 23H00 (18H00 de Brasília).

A greve afetará os voos com as aeronaves Airbus A380, Boeing B747, Airbus A330 e Airbus A340.

Esta será a quarta paralisação desde o fim de agosto, quando fracassaram as negociações com a direção da empresa sobre as modalidades de pré-aposentadoria dos pilotos.

Atualmente, os pilotos da Lufthansa podem adotar a pré-aposentadoria aos 55 anos.

Eles não aceitam o plano da empresa para elevar a idade mínima e obrigar os pilotos a financiar a aposentadoria.

Termina greve de pilotos da Air France

Air France: pilotos têm tentado pressionar a companhia a oferecer os mesmos contratos àqueles que voam as novas unidades Transavia e aos oferecidos aos próprios pilotos

Pilotos da Air France decidiram dar fim à greve de duas semanas que aleijou a companhia aérea francesa, disse uma autoridade sindical à Reuters neste domingo.

A disputa girava em torno de planos para a nova operação de baixo custo, que provocaram a greve que tem custado até 20 milhões de euros (25 milhões de dólares) por dia.

"Eu posso confirmar que o SNPL (principal sindicato da companhia aérea) decidiu colocar um fim à greve", disse à Reuters Julien Doboz, porta-voz do sindicato SPAF, que também representa pilotos da Air France.

Ninguém no SPNL ou na Air France estava imediatamente disponível para comentar.

Os pilotos têm tentado pressionar a Air France a oferecer os mesmos contratos àqueles que voam as novas unidades Transavia e aos que a companhiaoferece aos próprios pilotos. A empresa tem argumentado que essa demanda é incompatível com o novo modelo de baixo custo.

Os pilotos decidiram terminar a greve sem chegar a um acordo com a companhia aérea francesa, embora as negociações tenham sido retomadas com a diretoria na noite de sábado.

O governo da França controla 16 por cento do grupo e tem um assento no Conselho.

Aeroporto do Rio- Galeão faz simulação de emergência

Equipe de segurança fez simulação de incêndio para testar novos caminhões (Foto: Guilherme Brito/ G1)

Galeão, no Rio, investe em segurança para receber aviões de grande porte

Aeroporto Internacional quer subir da categoria 9 para a 10. Com status, Galeão receberá aviões com até 600 passageiros.

Quatro caminhões de grande porte para o combate a incêndio em aeronaves começam a operar nesta quarta-feira (24) no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Galeão, Ilha do Governador. O objetivo da concessionária Rio Galeão é melhorar a classificação do aeroporto do Rio para o receber aeronaves de grande porte, da categoria F, com dois andares e até 600 passageiros.

Segundo técnicos, a atual classificação do Galeão é 9 e a equipe pretende evoluir de patamar para a classificação 10 até o fim do ano. Se o status for atingido, o Aeroporto Internacional do Rio pode ser o primeiro da América Latina a operar voos regulares de aviões deste tipo. Ainda segundo os técnicos, o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, é habilitado para tal, mas não receberia as aeronaves de forma regular.

De acordo com a Rio Galeão, os caminhões contra incêndio, de modelo Panther 6x6, são considerados os mais modernos do mundo e foram adquiridos com um investimento de R$ 10 milhões. Os veículos contam com câmeras térmicas e sensores de infravermelho que permitem visualizar os focos do incêndio mesmo que a aeronave esteja totalmente coberta pela fumaça.

Batismo dos novos caminhões de incêndio no
Galeão (Foto: Guilherme Brito/ G1)

A operação dos carros ocorreu após uma espécie de batismo. Os novos caminhões passaram por um arco d'água feito pelos veículos mais antigos. (Veja na foto ao lado). Além disso, uma simulação de incêndio foi feita em um avião da TAM para avaliar o tempo levado pelos caminhões para combater as supostas chamas, que foram feitas de fumaça. 

"Estamos fazendo de tudo, nos preparando tecnicamente para receber os veículos de classe F, como os 747-800 e os A-380", disse Alessandro Oliveira, gerente de respostas de emergências do aeroporto.

Segundo ele, há outras medidas que precisam ser adotadas para que o Galeão avance de classificação. "Começa desde tamanho e largura de pista, equipamentos de bombeiros, água [para apagar o fogo], veículos e tecnologia. Nós estamos fazendo uma compra muito grande de equipamentos", explicou.

Aeroporto investiu R$ 10 milhões na compra dos
caminhões (Foto: Guilherme Brito/ G1)

Alessandro ressaltou também que o número de homens disponíveis para uma emergência também aumentou de 111 para 160 para suprir a demanda das aeronaves que estão por vir. A mudança de status do Galeão também depende de uma autorização da Agência Nacional de Aviação (Anac).

Transporte da derrota brasileira
Ainda segundo o gerente, o único avião de grande porte, como o modelo 747-800, que pousou no Galeão foi da seleção da Alemanha após o fim da Copa do Mundo no Maracanã, em julho deste ano. A operação foi feita para levar a taça do mundial de futebol embora do Brasil, rumo ao país vencedor da competição.

"Infelizmente esse foi o único que pousou no Galeão e precisou de uma autorização especial para levar os atletas", brincou.

Voo da Avianca tem suspeita de bomba


Um avião da empresa Avianca que partiu de Cuiabá, ontem (27), às 21h no horário local, rumo a Porto Velho, precisou ser revistado devido à ameaça de bomba. Segundo a assessoria de comunicação da empresa, o avião pousou por volta das 22h50 na capital Porto Velho. Nenhum explosivo foi encontrado na aeronave, de acordo com o sargento Lúcio Heleno, da Companhia de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar do Estado de Rondônia.

O coordenador do Centro Integrado de Operações de Rondônia (Ciop), major Marques, detalhou que Polícia Militar, o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e o esquadrão antibombas da Companhia de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar foram chamados para investigar a denúncia e analisar a situação da aeronave. Os trabalhos de revista duraram algumas horas, mas foram concluídos ainda na madrugada, por volta das 4h.

Segundo a empresa, a ameaça foi detectada a partir de uma ligação anônima feita ainda na noite deste sábado, em relação à presença de bombas no voo O6 6187, que levava 88 passageiros e cinco tripulantes. A Avianca, então, entrou em contato com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e a Polícia Federal para manter a segurança dos passageiros a bordo.

Logo que o avião chegou ao Aeroporto Internacional de Porto Velho, em Rondônia, os passageiros tiveram que esperar cerca de 30 minutos a autorização da torre, para então começar a desembarcar, conforme a assessoria da Avianca.

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