Aeroporto de Dubai ultrapassa o aeroporto de Londres Heathrow em numero de passageiros



Avião da Emirates no aeroporto de Dubai: quantidade de passageiros que passaram pelo aeroporto chegou a 70,5 milhões em 2014

Deena Kamel Yousef, da Bloomberg

Dubai - Dubai acabou no ano passado com o domínio que o aeroporto de Londres Heathrow exercia há décadas como o principal centro aéreo internacional do mundo, graças ao impulso dado pelo crescente número de passageiros daEmirates, companhia local com uma frota recorde de aviões de fuselagem larga.

O Aeroporto Internacional de Dubai registrou um aumento de 6,1 por cento na quantidade de passageiros, que chegou a 70,5 milhões, no ano passado.

Quase todos eles viajavam para ou desde locais fora dos Emirados Árabes Unidos, de acordo com um comunicado de hoje.

Isso fez com que o aeroporto ultrapassasse a marca de Heathrow, que atraiu 68,09 milhões de passageiros internacionais em 2014.

Dubai aproveitou sua localização em uma encruzilhada geográfica entre a Europa, a Ásia, a África e o Oriente Médio para se estabelecer como base para os voos intercontinentais com transferência. A Emirates já é a líder mundial em termos de tráfego internacional.

O emirado está construindo no aeroporto Al Maktoum um novo centro de operações que terá capacidade para até 240 milhões de passageiros. O crescimento em Heathrow, por sua vez, está entravado pelas restrições impostas por suas duas pistas e pelas disputas políticas em relação à construção de uma terceira.

“2015 promete ser mais um ano agitado, com mais números recorde de passageiros e aprimoramentos das instalações, como a abertura do Terminal D, que levará a capacidade do aeroporto internacional de Dubai a 90 milhões de passageiros”, disse Paul Griffiths, CEO da Dubai Airports, no comunicado de hoje.

Ele prevê que 79 milhões de pessoas vão viajar através do aeroporto de Dubai neste ano.

A Emirates revolucionou o papel de Dubai na aviação com a segunda maior frota de aviões com dois corredores, armada a partir de 140 superjumbos A380, da Airbus Group NV.

Contudo, consertos nas passarelas reduziram em um quarto a capacidade do aeroporto internacional de Dubai durante 80 dias no terceiro trimestre do ano passado. Isso limitou a expansão e não foi possível superar o cômputo total de Heathrow, de 73,4 milhões de passageiros, incluindo 5,3 milhões que viajaram em voos domésticos.

Liderança de Atlanta

De acordo com o total de clientes, ambos os centros de operações continuam atrás do Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson de Atlanta, lar da Delta Air Lines Inc., que registrou 96,2 milhões de passageiros nos 12 meses até novembro, de acordo com as últimas cifras em seu site, e do Aeroporto Internacional de Pequim, que atraiu 86,1 milhões em 2014.

Os aeroportos da China e dos EUA recebem mais passageiros de voos domésticos.

Heathrow, que é sede da British Airways, ficou em terceiro lugar no ranking mundial em 2013, atrás de Atlanta e Pequim. Dubai ficou em sétimo lugar, depois do Haneda, de Tóquio, do O’Hare, de Chicago, e do Aeroporto Internacional de Los Angeles.

O Conselho Internacional de Aeroportos (ACI) ainda não publicou todos os dados referentes a 2014.

Fonte: Créditos EXame.com

Transporte Aéreo em alta

Cerca de 3,3 bilhões de pessoas utilizaram o avião como meio de transporte em 2014, 170 milhões a mais do que em 2013, anunciou na quinta-feira a Iata, Associação internacional de transporte aéreo, ao publicar suas estatísticas anuais.

Mais da metade do crescimento do número de passageiros foi registrado nas regiões Ásia-Pacífico e Oriente Médio, com um crescimentode 11% na China.

O mercado interno russo cresceu 9,8% em 2014, mas com sua economia em recessão espera-se uma queda neste ano, diz a Iata.

Nos voos internacionais, o número de passageiros no mundo subiu 6,1%, e a capacidade oferecida 6,4%.

Para as companhias latino-americanas, o tráfego teve alta de 5,8%. Na América del Norte o aumento do número de passageiros internacionais foi de 3,1%. Na Europa, também houve avanço, de 5,7%, assim como na região Ásia-Pacífico, de 5,8%.

Na África, o crescimento foi mais baixo, de apenas 0,9%, o que, segundo a Iata, não está relacionado à epidemia de Ebola, e, sim, à situação econômica.

As companhias do Oriente Médio registraram um crescimento de 13%, o maior do mundo.

Fonte: Exame.com

Avião da TAM é atingido por granizo

Reprodução/TV GloboAvião da TAM atingido por granizo

Passageiros do voo 3307 da TAM, que seguia do Rio para Natal, com escala em Fortaleza, levaram um grande susto, quando a aeronave precisou fazer um pouso de emergência no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Galeão, zona norte do Rio, no fim da tarde deste domingo, 8.

O avião, que havia decolado às 17h18, teve de retornar 43 minutos mais tarde, depois de enfrentar área de forte turbulência e tempestade de granizo.

A frente da aeronave ficou amassada. A TAM não informou se houve feridos.

Os passageiros foram divididos em dois voos, que seguiram para Fortaleza e Natal, às 21 horas.

Em nota, a companhia informou que os "passageiros receberam a assistência necessária".

De acordo com a concessionária Rio Galeão, que administra o Tom Jobim, o incidente não afetou a operação no aeroporto e ambulâncias não chegaram a ser acionadas.

Fonte: Exame.com

TAM tem alta de ocupação em voos internacionais


O desempenho da TAM no mercado doméstico brasileiro superou a média do sistema Latam Airlines em janeiro, de acordo com dados preliminares divulgados na noite desta segunda-feira, 9, pelo grupo.

A empresa registrou um taxa de ocupação de 86,6% nos voos nacionais no mês passado, quando a demanda tradicionalmente é alta por conta das férias de verão.

A taxa corresponde a uma alta de 2,8 pontos porcentuais (p.p.) frente a igual mês de 2014.

O forte indicador é resultado de umcrescimento do tráfego - medido em passageiro-quilômetro pago (RPK) - da ordem de 5,4%, enquanto a oferta - medida em assento-quilômetro disponível - aumentou 2,1%.

A taxa de ocupação registrada nos voos domésticos brasileiros é superior à verificada na malha doméstica do grupo Latam nos países de língua espanhola (Argentina, Chile, Peru, Equador e Colômbia), que chegou a 83,3%, um avanço de 1,2 ponto porcentual.

Também foi maior que a observada nas operações internacionais de TAM e LAN, que foi de 85,8%, anta de 2,1 p.p..

No consolidado, o grupo registrou uma taxa de ocupação de 85,7%, o que corresponde a um crescimento de 2,2 p.p..

No consolidado do grupo, tráfego de passageiros registrou aumento de 5,3%, enquanto a capacidade cresceu em 2,6%.

A expansão, tanto de demanda como de oferta, foi impulsionada principalmente pelo mercado doméstico dos países de língua espanhola, que registrou crescimento de 7,1% do tráfego e de 5,5% no volume de assentos disponíveis.

Já o segmento internacional registrou alta de 4,6% na demanda e de 2,1% na oferta.

O tráfego internacional inclui as operações internacionais de LAN e TAM nas rotas entre países da América do Sul e de longo curso.

O grupo não divulga o desempenho em separado das duas filiais nas operações internacionais.

Juntas, essas operações respondem por cerca de 50% do tráfego total de passageiros da Latam (em RPK).

No total, o grupo transportou 6,439 milhões de passageiros, um aumento de 5,2%.

Os passageiros atendidos pela TAM no mercado doméstico responderam por metade desse número, 3,227 milhões, alta de 4%.

Carga

O grupo também divulgou seus dados de carga, que não são tão animadores. A

demanda caiu 8,1%, enquanto a capacidade diminuiu em 3% em janeiro. Como resultado, o fator de ocupação diminuiu 2,9 pontos porcentuais, para 52,7%.

Conforme a Latam, a diminuição do tráfego de cargas foi provocada pelo enfraquecimento das importações para a América Latina, já a diminuição na capacidade de carga é resultado de uma menor operação de aviões cargueiros.

Fonte: Exame.com

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