Deena Kamel Yousef, da Bloomberg
Dubai - Dubai acabou no ano passado com o domínio que o aeroporto de Londres Heathrow exercia há décadas como o principal centro aéreo internacional do mundo, graças ao impulso dado pelo crescente número de passageiros daEmirates, companhia local com uma frota recorde de aviões de fuselagem larga.
O Aeroporto Internacional de Dubai registrou um aumento de 6,1 por cento na quantidade de passageiros, que chegou a 70,5 milhões, no ano passado.
Quase todos eles viajavam para ou desde locais fora dos Emirados Árabes Unidos, de acordo com um comunicado de hoje.
Isso fez com que o aeroporto ultrapassasse a marca de Heathrow, que atraiu 68,09 milhões de passageiros internacionais em 2014.
Dubai aproveitou sua localização em uma encruzilhada geográfica entre a Europa, a Ásia, a África e o Oriente Médio para se estabelecer como base para os voos intercontinentais com transferência. A Emirates já é a líder mundial em termos de tráfego internacional.
O emirado está construindo no aeroporto Al Maktoum um novo centro de operações que terá capacidade para até 240 milhões de passageiros. O crescimento em Heathrow, por sua vez, está entravado pelas restrições impostas por suas duas pistas e pelas disputas políticas em relação à construção de uma terceira.
“2015 promete ser mais um ano agitado, com mais números recorde de passageiros e aprimoramentos das instalações, como a abertura do Terminal D, que levará a capacidade do aeroporto internacional de Dubai a 90 milhões de passageiros”, disse Paul Griffiths, CEO da Dubai Airports, no comunicado de hoje.
Ele prevê que 79 milhões de pessoas vão viajar através do aeroporto de Dubai neste ano.
A Emirates revolucionou o papel de Dubai na aviação com a segunda maior frota de aviões com dois corredores, armada a partir de 140 superjumbos A380, da Airbus Group NV.
Contudo, consertos nas passarelas reduziram em um quarto a capacidade do aeroporto internacional de Dubai durante 80 dias no terceiro trimestre do ano passado. Isso limitou a expansão e não foi possível superar o cômputo total de Heathrow, de 73,4 milhões de passageiros, incluindo 5,3 milhões que viajaram em voos domésticos.
Liderança de Atlanta
De acordo com o total de clientes, ambos os centros de operações continuam atrás do Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson de Atlanta, lar da Delta Air Lines Inc., que registrou 96,2 milhões de passageiros nos 12 meses até novembro, de acordo com as últimas cifras em seu site, e do Aeroporto Internacional de Pequim, que atraiu 86,1 milhões em 2014.
Os aeroportos da China e dos EUA recebem mais passageiros de voos domésticos.
Heathrow, que é sede da British Airways, ficou em terceiro lugar no ranking mundial em 2013, atrás de Atlanta e Pequim. Dubai ficou em sétimo lugar, depois do Haneda, de Tóquio, do O’Hare, de Chicago, e do Aeroporto Internacional de Los Angeles.
O Conselho Internacional de Aeroportos (ACI) ainda não publicou todos os dados referentes a 2014.
Fonte: Créditos EXame.com