GOL anuncia 10 novos voos em Minas Gerais e inclui novos destinos


A companhia aérea Gol informou nesta quarta-feira que firmou acordo com o governo de Minas Gerais para ampliar a oferta de voos no Estado, com 10 novos destinos.

Deste total, sete são nacionais, um regional e dois internacionais, disse a companhia em comunicado.

A Gol iniciará operações para Punta Cana, na República Dominicana, com início em 24 de dezembro. Serão dois voos semanais saindo do aeroporto de Confins, em Belo Horizonte.

Os novos voos domésticos sairão de Montes Claros , Uberlândia e Juiz de Fora, com previsão de início de operação até o final do primeiro trimestre de 2015.

As novas rotas ainda dependem da aprovação dos pedidos protocolados na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Ministério da Defesa, além do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Clientes GOL Smiles já pode emitir passagens da TAP


Smiles anunciou que seus clientes poderão utilizar suas milhas para emitir passagens da TAP e, em breve, também acumular milhas ao voar com a companhia aérea portuguesa.

Segundo o comunicado, o acordo entre as empresas feito no início do ano entra em operação oferecendo aos clientes Smiles mais de 55 destinos na Europa, além de 15 na África e 17 nas Américas (Brasil, Estados Unidos, Venezuela, Colômbia e Panamá).

"Desde 2013, a companhia vem investindo na ampliação de suas parcerias aéreas, que resultaram no aumento da disponibilidade de assentos para nossos clientes. O reflexo disso é o crescimento de 57% na emissão de passagens internacionais somente no último ano (considerando os nove meses findos em setembro de 2014 em relação aos nove meses findos em setembro de 2013), o que demonstra a preferência do cliente de alta renda que usa suas milhas para voar ao exterior", informa, na nota, Leonel Andrade, CEO do Smiles.

"Essa parceria é muito importante para nossos clientes porque a TAP opera hoje 81 voos semanais Brasil/Europa, partindo de 12 cidades brasileiras", acrescenta o executivo.

Ainda de acordo com o comunicado da Smiles, que é a gestora do programa de milhagens da empresa aérea GOL, Portugal é hoje o destino preferido dos brasileiros na Europa e o terceiro país mais visitado pelos brasileiros no mundo, atrás apenas de Estados Unidos e Argentina, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Entre os destinos operados pela TAP também estão Paris, Londres, Milão e Barcelona.

"O aumento do nosso portfólio de resgates internacionais é uma importante estratégia da empresa. Estamos trabalhando para oferecer cada vez mais opções para que nossos clientes viajem mais e melhor com suas milhas Smiles. Com a TAP , terminaremos o ano com dez parceiras aéreas internacionais", afirma Andrade.

Avianca anuncia suspensão de voos em BH e trecho Brasília-Petrolina


A Avianca Brasil informou que a partir de 6 de janeiro de 2015, o voo diário de Belo Horizonte estará temporariamente suspenso. O mesmo ocorre com os trechos operados entre Brasília, Petrolina e Brasília, a partir de 7 de janeiro de 2015.
 
Clientes que adquiriram bilhetes para utilização após essas datas serão reacomodados em outras companhias aéreas, sem qualquer custo. Na rota Brasília – Petrolina – Brasília, os passageiros serão acomodados em outros voos da Avianca, com conexão em Salvador ou Recife.
 
Equipe de atendimento da Avianca em Belo Horizonte estará à disposição dos clientes no aeroporto de Confins a fim de facilitar o atendimento e prestar as informações necessárias. Ainda não há data prevista para a retomada das operações

Infraero conclui revitalização de pista do Aeroporto do Recife


A Infraero conclui neste sábado (06/12) os serviços de revitalização da pista de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre (PE). Com o fim das obras, as operações de pousos e decolagens no período entre 0h e 7h, que haviam sido interrompidas para a realização dos trabalhos, serão liberadas.

As intervenções, que receberam investimentos da ordem de R$ 8 milhões, garantem as boas condições operacionais da pista, assim como a segurança dos procedimentos de pousos e decolagens realizados no terminal recifense.  “A revitalização da pista garante a excelência e segurança das movimentações de aeronaves no Guararapes, proporcionando mais tranquilidade para os passageiros que utilizam o aeroporto”, pontuou Alexandre Oliveira, superintendente do aeroporto.

LAN recebe 1° A321


A Lan recebeu a primeira aeronave do modelo Airbus A321 que será operada no Chile. O A321, que é maior aeronave da família Airbus A320, tem capacidade total de 220 passageiros, 46 assentos a mais do que no A320. Além disso, a aeronave contará com o novo layout do Grupo LATAM Airlines, que é padronizado em todas as aeronaves. Ao todo, o Grupo Latam receberá 48 aeronaves desse modelo.

“Com a chegada do primeiro A321, não estamos apenas dando um passo importante para melhorar qualidade do produto que oferecemos aos passageiros. A medida também representa o compromisso permanente do Grupo LATAM de contar com uma das frotas mais modernas e eficientes do mundo. Além disso, significa que cada vez mais pessoas poderão viajar aos 15 destinos da LAN no país", comentou Gonzalo Undurraga, CEO da LAN no Chile.

Fonte: Mercado & Eventos

American Airlines inaugurou a rota Nova Iorque(EUA) - Campinas(SP)





O voo AA 958, da American Airlines que saiu de Nova Iorque (EUA), na segunda(01/12) às 21h40 chegou onte
(02/12) por volta das 11h10 e inaugurou oficialmente as operações da companhia no Aeroporto Internacional de Viracopos, no interior de São Paulo.

Na ocasião, além dos 130 passageiros embarcados, autoridades, trade e imprensa acompanharam a cerimônia de batismo da aeronave durante brunch no Pier A de Viracopos.

De acordo com o diretor regional de Vendas, Dilson Verçosa Jr., a abertura de mais uma cidade no Brasil acompanha o crescimento da companhia no país, além de amplificar o comércio entre os dois países aproximando compradores e vendedores. "Esses novos voos aumentam a capacidade de negócios entre os países e, principalmente, entre as cidades de Campinas, Nova Iorque e Miami", disse.

A companhia opera três frequências semanais para Nova Iorque e, a partir de amanhã passa a operar o trecho VCP/MIA diariamente. "Hoje temos 120 voos semanais em todo o Brasil. São quase 500 mensais", afirmou o diretor de Vendas para São Paulo e região Sul, José Roberto Trinca.

O Boeing 767-300 que chegou com 130 passageiros pode ser visitado e apresenta uma novo configuração em duas classes de serviço, com 27 assentos na Classe Executiva e 177 assentos na Classe Econômica.

Fortaleza pode ganhar voos da American Airlines



De acordo com o diretor de Vendas para São Paulo e região Sul, José Roberto Trinca, a American Airlines fecha o ano de 2014 com cerca de 27% de crescimento frente as operações de 2013. "Para 2015 vamos chegar a, pelo menos, 20%. Não acreditamos que será um ano ruim", disse.

O executivo ainda ressaltou que não devem ser apresentadas novas praças para receber voos da companhia, mas o Nordeste pode surpreender sendo a 11ª cidade. "Talvez Fortaleza seja a cidade escolhida. Mas o nosso foco será ampliar a estrutura. Incrementar o que já temos", afirmou.

Para o diretor regional de Vendas, Dilson Verçosa Jr., só de Campinas constar no mapa dos destinos voados pela American, a companhia já se sente satisfeita com os resultados no país. "Nós temos mais de 6,7 mil voos diários e Campinas está na nossa escala. O Brasil tem sido fundamental para o crescimento da companhia", comentou.

Verçosa disse ainda que a companhia deve priorizar em 2015 a nova estruturação e o retrofit da frota que será incrementada ao longo do ano.

Azul inicia voo para Miami




Pontualmente às 23h27 desta segunda-feira (01/11), o Airbus A330-200 da Azul percorreu a pista do aeroporto de Viracopos, em Campinas, para levantar voo a Fort Lauderdale/Miami. O momento teve como principais espectadores diretos os 272 clientes que ocupavam todos os assentos do jato da Azul.

Dentro do esperado, a distância de 6,5 mil quilômetros entre as cidades foi cumprida em aproximadamente oito horas e meia, com pouso em solo norte-americano por volta de 5h00 (horário local). A operação da Azul para Fort Lauderdale/Miami é diária e sem escalas ou conexões. A aeronave que transportará os clientes dos Estados Unidos para o Brasil tem decolagem prevista para as 19h00 desta terça-feira (horário local).

“Estamos felizes e emocionados por termos vivenciado este momento único na história da companhia. Trabalhamos de forma intensa para trazer o serviço internacional da Azul em tempo recorde e conseguimos. Agora, vamos levar ainda mais brasileiros a dois dos destinos mais procurados fora do país. Mas, além de transportar os Clientes, queremos que a Experiência Azul internacional seja inesquecível, uma vez que manteremos, nos voos internacionais, a já reconhecida qualidade dos serviços domésticos”, afirmou Antonoaldo Neves, presidente da Azul.

Com as operações internacionais concentradas em Campinas, a Azul permitirá que Clientes de Norte a Sul do Brasil possam chegar aos Estados Unidos com apenas uma conexão, uma vez que o destino paulista é o maior hub da companhia. Os clientes brasileiros poderão embarcar com a Azul de Campinas para Orlando a partir de 15 de dezembro, quando a companhia passa a operar para seu segundo destino internacional.

Em janeiro a fevereiro, a empresa promoverá um acréscimo de frequências para Fort Lauderdale/Miami para atender à demanda de alta temporada. Além disso, a partir de meados de 2015, a companhia deverá oferecer ligações sem escalas ou conexões de Campinas para Nova Iorque.

Governo quer criar Infraero serviços



O ministro da Secretaria da Aviação Civil, Moreira Franco, disse hoje (2), durante seminário na Fundação Getulio Vargas, que o governo estuda novo modelo para a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Ele acredita que a estatal precisa se preparar para a concorrência, uma vez que parte dos aeroportos do país foi concedida à iniciativa privada.

“Paramos as concessões este ano, porque o governo precisa de uma operadora de aeroportos. Haverá terminais que não serão rentáveis, e nós precisamos que operem com transparência", disse.

Segundo ele, o objetivo é criar uma avaliação trimestral, para esses terminais, destinada à criação de um ambiente de meritocracia, de modo que a remuneração dos aeroportos seja diferente. “Os ganhos serão maiores para aqueles que tiverem melhor desempenho, porque o que o cliente quer é preço e qualidade”. O ministro informou que a ideia é que a empresa seja criada na forma de fusão com a iniciativa privada.

O ministro ressaltou que o Banco do Brasil desenhou uma alternativa de constituição da Infraero Serviços, nome que se dará à nova empresa, e apresentou a operadores que demonstraram interesse em participar.

“Estamos em discussão na Casa Civil para que o governo tome a decisão e, assim que acontecer, vamos implantar. A ideia é a Infraero ser responsável por 51% das ações e o setor privado 49%”, disse o ministro.

Fonte: Mercado & Eventos

Aeroporto Internacional do Rio-Galeão é autorizado a receber A380 e Boeing 747-8



A Agência Nacional de Aviação Civil publicou a autorização para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão/RJ) receber aeronaves Boeing 747-8 e Airbus A380. Com essa autorização, o aeroporto do Galeão poderá ser o primeiro do Brasil autorizado a receber os dois tipos de jatos, que são as maiores aeronaves de passageiros do mundo em operação.



Essa autorização foi emitida após o aeroporto cumprir os requisitos necessários para a recepção e operação segura dessas aeronaves, em conformidade com a legislação aplicável e com os procedimentos aceitos pela Anac. Alterações na pista de pouso e decolagem e a elevação do nível de proteção contraincêndio foram as principais mudanças para a adequação do aeroporto.

Fonte: Mercado & Eventos

Azul pode se tornar a maior aérea do Brasil com US$ 6,5 bi

Airbus A320neo: a Azul está pronta para operar esses aviões maiores já em rotas domésticas

A Azul SA, hoje a terceira maior companhia aérea do Brasil, pode se tornar a maior na medida em que avança para além da aviação regional com US$ 6,5 bilhões em pedidos de aviões de maior porte, parcialmente financiados por uma abertura de capital.

Com locações e compras de 63 jatos A320neo, da Airbus Group NV, a Azul está pronta para operar esses aviões maiores já em rotas domésticas.

Contando com sua frota de turboélices ATR, de jatos regionais da Embraer e de aeronaves de fuselagem larga da Airbus, a Azul pode oferecer cerca de 3.000 assentos a mais do que as companhias dominantes do país, a Gol Linhas Aéreas Inteligentes SA e a unidade TAM, da Latam Airlines Group SA, considerando as frotas atuais das empresas.

“Nós vamos fazer o bolo crescer, não vamos roubar dos nossos concorrentes”, disse Antonoaldo Neves, presidente da Azul, em entrevista no mês passado. “Nada impede que o mercado dobre de tamanho”.

A Azul, companhia aérea fundada por David Neeleman, pediu ontem registro para listar ações no Brasil e nos Estados Unidos.

A empresa disse que pretende usar os fundos para aumentar a frota e adicionar serviços em lugares de demanda elevada e em rotas domésticas de longa distância.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas disse que a demanda deve aumentar dos 100 milhões de passageiros atuais para cerca de 200 milhões até 2020.

A Azul, que começou a operar em 2008 atuando em cidades brasileiras pequenas e com pouco serviço, manteve uma participação de mercado de cerca de 17 por cento desde que comprou a Trip Linhas Aéreas SA há dois anos.

A empresa tem a maior malha do país e atende a mais de 100 destinos, disse a companhia em seu documento.

A operadora deve receber os novos aviões Airbus até 2023, no mesmo período em que a Gol vai incorporar cerca de 100 novos jatos 737 MAX, da Boeing Co.

Lógica semelhante

“Não é difícil de se imaginar que a lógica possa ser parecida com a nossa”, disse Paulo Kakinoff, CEO da GOL, ontem em reunião com investidores. “Nosso fluxo de recebimento e nosso calendário de devolução de aeronaves ele é exatamente idêntico”.

A TAM não respondeu a um pedido de comentários.

A venda de ações da Azul ocorrerá em um período com poucas ofertas brasileiras. O mercado de emissão de títulos estagnou neste ano quando a economia entrou em recessão técnica na primeira metade do ano.

A Azul vinha analisando a possibilidade de abrir o capital desde pelo menos maio de 2013, mas as liquidações de mercado afundaram as tentativas anteriores.

A última vez que a empresa cancelou os planos de abrir o capital foi em março, quando o índice de referência Ibovespa despencou para o menor nível em quase cinco anos.

Um projeto de lei para subsidiar as rotas regionais expirou no Congresso no mês passado sem ter sido votado. Se tivesse sido aprovado, a nova legislação levaria a Azul a comprar novos aviões da Embraer a partir do próximo ano, para atender a cerca de 15 destinos novos por ano.

Sem o subsídio, a Azul vai operar aviões maiores para concorrer com as empresas rivais em cidades maiores, disse Neves. O projeto de lei deve ser reapresentado em janeiro.

A Azul também tem uma carta de intenção para comprar 30 E-Jets E2 da Embraer, que ela deve assinar até o fim do ano, disse a Embraer por e-mail no dia 9 de outubro.

Fonte: EXame.com

KLM cancela passagens compradas a preços 80% menor que a normal

KLM diz que erro causou ofertas com preço extremamente
abaixo do mercado (Foto: Reprodução/Facebook)


Após provocar uma corrida de consumidores reclamando que tiveram sua compra de voo para a Europa cancelada, a KLM informou nesta terça-feira (2) em sua página no Facebook que algumas das tarifas "estavam disponíveis por um valor extremamente abaixo do mercado devido a um erro".

Passagens de ida e volta para diversos destinos da Europa foram oferecidas na véspera por menos de R$ 500. Voos saindo do Rio de Janeiro em Janeiro em direção a Amsterdã, por exemplo, chegaram a ser encontrados pelo valor de R$ 282 ida e volta.

Passagens de ida e volta para Madri com saída em fevereiro eram vendidas por R$ 333. Nesta terça-feira, o mesmo trajeto custava mais de R$ 2.500.

As ofertas tentadoras fizeram com que o site da KLM apresentasse instabilidade durante a noite de segunda-feira.

Consumidores reclamam que tiveram compra de passagem
cancelada pela KLM (Foto: Reprodução/Twitter)


Nesta manhã, consumidores inundaram a páginas da companhia e de sites que vendem passagens para reclamar que tiveram a compra ou a reserva cancelada. Muitos deles ameaçam entrar na Justiça caso a empresa não honre a venda. Até mesmo operadores de turismo questionam o cancelamento de reservas feitas para clientes.

"Algumas tarifas estavam disponíveis por um valor extremamente abaixo do mercado devido a um erro e já não podem serem mais reservadas. Pedimos que por gentileza caso adquiriu uma dessas passagens entre em contato com nossa central de atendimento. Ou se caso adquiriu através de sites de terceiros entre em contato com os mesmos. Agradecemos pela compreensão e pedimos desculpas pelo transtorno", diz a resposta padrão da KLM aos internautas que deixaram mensagens na sua página.

Procurada pelo G1, a KLM não esclareceu se irá honrar as passagens daqueles que conseguiram concluir a compra, mesmo se tratando de um erro de tarifa.

Direitos do consumidor
A coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci, especialista em direito do consumidor, explica que a empresa deve sempre informar rapidamente o público sobre eventuais erros em ofertas e diz que aqueles que se sentiram prejudicados podem procurar os Procons e os órgãos de defesa.

"A empresa já demorou para vir a público e dizer qual foi o problema e o que vai fazer", avalia. "Tem a questão de equlíbrio econômico e finaceniro da empresa. Mas, se ela cometeu algum equívoco, tem que assumir a responsabilidade de honrar a venda uma vez que não veio a público dizer que houve falha e os consumidores continuaram comprando", afirma.

O site Reclame Aqui informou ter recebido 26 reclamações sobre o caso até a tarde desta terça, com consumidores alegando propaganda enganosa e cancelamentos. A média de registros contra a empresa no site no ano é de 8,7 reclamações por mês.

Para diretor de operações do Reclame Aquim Diego Campos, “o consumidor pode sim abrir queixa, pois a oferta de passagens é um serviço que não tem preço padrão, não sendo raro encontrar passagens a este preço".

Procon acompanha caso
A Fundação Procon-SP informou que acompanha o caso e que deverá notificar a empresa caso receba reclamações de consumidores.

"A empresa têm que cumprir a oferta. A KLM demorou muito para avisar que houve um erro. E aconteceu numa época infeliz, porque estamos em uma semana de descontos, de promoções e de ofertas agressivas. Então o consumidor pode ter entendido que seria uma preço promocional e ter sido induzido ao erro", disse ao G1 a assessora ténica do Procon-SP, Marta Aur.

Fonte: G1

GOL e Infraero podem receber multa de R$ 300 mil diz ANAC.

Katya postou na internet a foto em que aparece sentada na escada da aeronave e fala sobre a dificuldade para embarcar (Foto: Reprodução / Internet)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta terça-feira (2), que autuou a Gol Linhas Aéreas e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroporturária (Infraero), pelo embarque irregular da cadeirante Katya Hemelrijk da Silva, que ocorreu na madrugada de segunda-feira (1º), no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Na hora do embarque, Katya precisou se arrastar pelas escadas do avião, pois a empresa aérea não tinha um equipamento para elevar a cadeira de rodas dela até a porta do avião.

Em nota, a Anac afirmou que as duas empresas podem ser multadas “As irregularidades na conduta da companhia e/ou do operador perante à Resolução nº. 280/2013 da ANAC, que trata de passageiros que demandam atendimento especial no transporte aéreo, resultarão em autuações que podem gerar até R$ 300 mil em multas para a empresa aérea e ao operador do aeroporto”, diz trecho da nota.

Katya, que é coordenadora de comunicação, postou uma imagem do embarque em uma rede social. A foto foi feita pelo marido. Apesar da companhia dele, ela preferiu subir sozinha, já que é portadora de Osteogenisis Imperfeita, doença conhecida como 'Ossos de Vidro'. “Só não foi pior porque a tripulação e os demais funcionários estavam tão indignados quanto nós e nos ajudaram no que foi preciso, inclusive a resgatar a mala que já estava despachada para que eu pegasse uma calça”, escreveu.

“O fato de ser carregada por qualquer pessoa, inclusive pelo meu marido em uma situação como essa (escada íngreme, com piso de alumínio e úmida devido ao sereno da madrugada), gera um risco que eu não estou disposta a correr”, afirmou ao explicar que a doença provoca fragilidade nos ossos. A subida sozinha, garante, foi a melhor opção encontrada já que “os movimentos estão sob meu controle e eu conheço meus limites”, completou.

A coordenadora de comunicação também disse que não pretende processar a Gol ou a Infraero. “Já conversei com a Cia Aérea GOL e disse que não tenho a mínima intenção em processar ou fazer nenhum tipo de sensacionalismo com a situação. Minha intenção é aproveitar o ocorrido para tentar ajudá-los a se estruturar melhor, frente às adversidades que podem aparecer em qualquer momento”, disse. “O que eu quero é que as pessoas tenham uma consciência e conhecimento maior sobre como lidar com pessoas com necessidades especiais, seja ela qual for”, afirmou.

Melhorias
Em nota, a Gol diz lamentar o ocorrido e informou que o Stair Trac – equipamento usado para o embarque de pessoas com deficiência – da base de Foz de Iguaçu não estava disponível para uso na manhã de segunda-feira e por isso não pôde ser utilizado durante o embarque do voo 1076. “A companhia tentou com as demais empresas conseguir o equipamento, o que também não foi possível, e ofereceu outras alternativas para a cliente, que optou por seguir sem a ajuda dos colaboradores da companhia”, destacou ao dizer ainda que “tomará as medidas necessárias para evitar que casos como este volte a acontecer.”

Já a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), responsável pela administração do aeroporto de Foz do Iguaçu, observou que todas as obras feitas no terminal de passageiros recentemente foram executadas com base em requisitos de acessibilidade e que os procedimentos de embarque e desembarque de passageiros são de responsabilidade das empresas aéreas, podendo a Infraero oferecer suporte de infraestrutura quando necessário.”

A assessoria de imprensa da estatal adiantou ainda que a resolução 280/2013 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determina que a partir de 2015 a administração dos aeroportos deverá oferecer o equipamento para embarque e desembarque de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. “No momento não há previsão de instalação de pontes de embarque no aeroporto de Foz do Iguaçu. Entretanto foi concluído o processo de aquisição de 15 ambulifts”, melhoria que deve atender também o terminal da fronteira.

Fonte: G1

TAM e LAN vao oferecer wi-fi durante voos



O grupo LATAM , que controla a TAM e a LAN, anunciou hoje que vai disponibilizar Wi-Fi para seus passageiros durante os voos. O sistema vai funcionar apenas dentro das aeronaves e vai permitir que cada pessoa assista a filmes e séries usando seus próprios dispositivos.

Para ter acesso à conexão, será necessário baixar um aplicativo chamado LAN e TAM Entertainment. Ao abrir o app os usuários terão acesso a um portal com opções de filmes, séries, músicas, notícias, livros e informações turísticas. Um serviço semelhante já existe nos Estados Unidos e na Europa, mas essa é a primeira vez que ele está disponível na América do Sul.

Ainda neste mês, as duas companhias aéreas começarão a oferecer em voos nacionais e internacionais um canal do YouTube no serviço de entretenimento. Quando houver tela individual, o passageiro poderá optar por acessar até 120 minutos de vídeos do site. A ideia é oferecer uma seleção com os envios mais populares. O canal será atualizado mensalmente.

O voo que vai inaugurar o serviço wireless ainda não foi definido.

Fonte: Olhar Digital e Jornal Estado de São Paulo






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