Gol inicia testes de seu novo programa de embarques

As companhias aéreas estão mais rigorosas com a bagagem de mão de passageiros. Nesta semana, a Gol começou a usar gabaritos de metal - semelhantes aos usados por empresas europeias e americanas - para medir o tamanho de malas na porta do avião. Aquelas cujas dimensões (largura, altura e comprimento) somadas ultrapassam 115 centímetros são etiquetadas e enviadas ao bagageiro da aeronave.
Encaixe. Medição evita malas fora do tamanho permitido de quem faz check-in pelo totem ou internet - Evelson de Freitas/Estadão
Evelson de Freitas/Estadão
Encaixe. Medição evita malas fora do tamanho permitido de quem faz check-in pelo totem ou internet
O processo é feito na fila de embarque por funcionários da companhia, ou seja, não é preciso voltar ao balcão de check-in do aeroporto para despachar a mala acima do limite.
A maior fiscalização ocorre por causa da popularização do check-in online. É quando o passageiro imprime o cartão de embarque em casa ou no totem de autoatendimento. Em alguns casos, usa apenas o smartphone para entrar na sala de embarque.
Com isso, o passageiro ganha independência: não pega filas e não tem contato com nenhum funcionário da companhia aérea até a hora de entrar no avião. Mas acaba levando uma bagagem que não cabe nos compartimentos da cabine.
"Isso causa problemas operacionais que atrasam o embarque. E normalmente tem mais seis ou sete voos depois, então acaba prejudicando um monte de passageiros", explica o gerente corporativo de aeroportos da Gol, Alessandro Minucci.
Por enquanto, a fiscalização da Gol ocorre apenas em Congonhas - mas será expandida para todos os voos da companhia em Cumbica, Galeão, Santos Dumont, Confins e Salgado Filho nas próximas semanas.
Por causa do limite de peso (5 quilos), a TAM já chegou a colocar balanças na porta do avião para barrar malas muito pesadas. A empresa afirma que foi apenas um teste e não usa mais esse expediente. Em outras companhias, a medição funciona no "olhômetro": algum funcionário percebe uma mala muito acima do padrão e solicita que seja despachada.
Para que a própria verificação do tamanho de cada bagagem não se transforme em motivo de atraso do voo, funcionários da Gol estão fazendo a medição por amostragem - as malas que parecem maiores passam pelo teste do gabarito. Para isso, o embarque dos voos será adiantado.
"Vamos chamar para embarque cinco minutos antes do previsto. Com a fila formada, o agente do aeroporto circula e faz a avaliação", diz Minucci. No Brasil, o limite de bagagem é estabelecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Nos Estados Unidos e na Europa, é determinado pelas empresas.
O desejo das companhias brasileiras é de que a Anac desregulamente o quesito bagagens. Com isso, o peso, o tamanho e o número de peças que cada um pode carregar poderá ser diferente dependendo de cada companhia. "Um laptop modelo antigo pode pesar 2 quilos e o limite de uma mala de mão hoje é de apenas 5 quilos", exemplifica Minucci.
Sem filas. A advogada Marluce Freitas de Souza, de 59 anos, não queria perder tempo despachando mala em um voo entre São Paulo e Porto Alegre e foi uma das que foram submetidas à nova regra nesta semana.
"Estava com uma bagagem média, pouca coisa acima do limite. Na ida, passou batido. Na volta, disseram que eu não poderia entrar no avião com aquela mala e mandaram para o bagageiro", conta.


Fonte: Estadão.com

Avião da Delta tem pane e faz voo retornar ao Rio


Os 220 passageiros que estavam a bordo do voo DL 60, que fazia o trajeto entre Rio e Dallas ontem à noite viveram momentos de tensão e angustia. Uma pane no radar da aeronave levou a empresa a optar por retornar ao aeroporto do Galeão e cancelar a viagem. Mas os problemas com a aeronave, que decolaria às 21h40 começaram bem antes. Depois de embarcados os passageiros foram informados pelo comandante de que havia um problema técnico e que deveria ser solucionado com a troca de uma peça. Duas horas depois, chegou a informação de que a mesma havia sido substituída e que estava tudo resolvido. O voo decolou normalmente.

Cerca de 50 minutos após a decolagem, quando o jantar começava a ser servido, veio a notícia de que o problema original voltara a acontecer e que o avião estava retornando ao Rio. Metade dos passageiros sequer chegou a jantar uma vez que o serviço de bordo foi suspenso. A partir daí começou uma série de informações desencontradas. Ao desembarcarem os passageiros foram informados de que a empresa tinha disponibilizado táxis para suas residências ou para o hotel Windsor Guanabara. Já em relação ao novo embarque a única explicação dada foi que não se tinha uma previsão e que as pessoas deveriam ligar para a central de reservas da companhia e aguardar uma orientação. Como não havia táxis suficientes para todos a solução foi aguardar quase uma hora para conseguir transporte, uma vez que eram quase 3 horas da manhã. Ou seja, a empresa não tinha um esquema emergencial para esse tipo de problema e os passageiros que tinham compromissos só conseguiram ouvir da tripulação um pedido de "Sinto muito".

Fonte: Mercado e Eventos

Tam anuncia chegada de dois novos 777 para rota de Paris


A Tam confirmou a chegada de mais duas aeronaves Boeing 777 à sua frota. A partir de 20 de agosto, os novos equipamentos ligarão Brasil e França, tornando ainda mais confortáveis as viagens entre os países.

O número de assentos oferecidos por voo aumentará de 223 para 363, o que representa um incremento de 63% em relação à aeronave Airbus A330 que atualmente é utilizada nesses trechos.

A companhia já possui outros oito aviões 777, que voam para Frankfurt (Alemanha), Londres (Inglaterra), Nova York, Miami (Estados Unidos) e Santiago (Chile). Os novos 777 vão operar na rota São Paulo/Paris/São Paulo.

Fonte: Mercado e Eventos

TAM SUSPENDE VOOS DO RIO A PARIS E FRANKFURT A PARTIR DE AGOSTO

A TAM anunciou hoje que a partir do dia 11 de agosto vai suspender os voos diretos entre o Rio de Janeiro e as cidades de Frankfurt (JJ8068 e JJ8069) e de Paris (JJ8054 e JJ8055). Segundo companhia afirmou, em comunicado enviado ao Melhores Destinos, trata-se de um “ajuste pontual na malha aérea, tendo em vista a eficiência, a demanda e os custos das rotas”.

O pedido de suspensão dos voos foi apresentado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a TAM já deixou de comercializar bilhetes para as rotas com embarque a partir de 11 de agosto.

Ainda de acordo com a companhia, os clientes que já haviam adquirido passagens para esse período devem entrar em contato com a Central de Atendimento para fazer a troca dos voos ou solicitar o reembolso integral dos bilhetes. Os telefone no Brasil são 4002 5700 (capitais) ou 0800 570 5700 (demais localidades). Na Alemanha o número é 0800 000 11 65 e na França 33 1 53 53 80 00.

Os clientes com destino Paris poderão viajar via São Paulo, onde a TAM vai aumentar a oferta com a chegada dos novos Boeing 777 (a partir de 20 de agosto) para acolher os passageiros com origem Rio de Janeiro. O número de assentos dessa rota aumentará de 223 para 363 por voo, o que representa um incremento de 63% em relação à oferta atual. ”Com a chegada destes novos aviões de ultima tecnologia, a companhia espera oferecer a melhor experiência de viagem aos passageiros”, justificou a companhia, para alegria dos paulistas.

Na rota de Guarulhos a Frankfurt a TAM já opera com aeronaves Boeing 777.


Fonte: Melhores Destinos

Embraer fecha contrato para vender 30 aviões à United Airlines


A fabricante brasileira de aeronaves Embraer anunciou, nesta segunda-feira (29), que assinou um contrato com a United Airlines para a venda de 30 jatos Embraer 175. O contrato também prevê opções para mais 40 aviões. Se todas as opções forem exercidas, a operação tem valor estimado de US$ 2,9 bilhões, segundo a empresa.

“Estamos muito satisfeitos com este pedido, pois reforça e amplia a nossa parceria de longa data com a United Airlines, então como Continental Airlines, cliente de lançamento do jato ERJ 145, em 1996”, disse, em nota, Paulo Cesar Silva, presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.

A primeira entrega, segundo a Embraer, está prevista para o primeiro trimestre de 2014. Os aviões, que serão operados sob a marca United Express, serão configurados com 76 assentos.

Em nota, a United Airlines informou que as aeronaves da Embraer vão substituir alguns dos antigos jatos regionais de 50 assentos da frota da companhia. "Os E175s vão consumir 10% menos combustível por assento e terão menos emissões de CO2 por assento que a aeronave de 50 assentos que vão substituir".

Também nesta segunda-feira, a Embraer anunciou que encerrou o primeiro trimestre com lucro líquido de R$ 61,7 milhões, uma queda de 67% frente ao mesmo período de 2012. Nos primeiros três meses do ano passado, o lucro da empresa ficara em R$ 187,6 milhões.

Fonte: G1

Tradução outros idiomas

Encontre o que procura