Singapore Airlines melhor companhia aérea


Pela segunda vez consecutiva, a Singapore Airlines foi eleita a melhor companhia aérea internacional por especialistas e pela redação da Revista Viagem e Turismo, na premiação O Melhor de Viagem e Turismo 2014/2015. A cerimônia foi realizada nesta quinta-feira, 25 de setembro, e homenageou os principais destinos, serviços e empresas de turismo nacionais e internacionais. O evento contou com a presença do novo gerente-geral da Singapore Airlines para o Brasil, Twee Min Wang, além do Head de Marketing, Marcos Sousa.

A Singapore Airlines é uma das companhias aéreas mais luxuosas do mundo e uma das poucas classificadas como cinco estrelas pela Skytrax, consultoria especializada em análise do mercado de aviação. Com os assentos mais largos da categoria, centenas de opções de entretenimento a bordo e refeições preparadas por chefs internacionais renomados, a companhia propicia uma experiência diferenciada de viagem.

“Pensamos em cada detalhe para que os passageiros que viajam conosco possam ter momentos especiais e inesquecíveis dentro de nossas aeronaves. Na Primeira Classe, as refeições são servidas em louças desenhadas exclusivamente pela casa de design francesa Givenchy e os kits de beleza são da marca Salvatore Ferragamo. Além disso, nossos comissários passam por um completo treinamento durante quase quatro meses, enquanto a média do setor é quatro semanas”, afirma o gerente-geral da Singapore Airlines no Brasil, Twee Min Wang.

Interior A380 Singapore Airlines



Turkish Airlines comemoração a boa ocupação dos voos no Brasil


A Turkish Airlines está comemorando os bons resultados obtidos com a operação brasileira. A companhia conta com um voo diário para Istambul saindo de Buenos Aires e São Paulo. De acordo com a gerente regional de Marketing da companhia, Rebecca Meadows, esta frequência tem uma ocupação média de 85%, enquanto a média mundial da aérea é de 80%.

“Hoje 60% dos passageiros deste voo são vendidos em São Paulo”, contou a executiva. “Não existe ainda previsão de uma nova frequência no Brasil, mas isso depende também das propostas dos aeroportos que estão sendo ampliados”, complementou.

Atualmente a Turkish voa para 260 destinos em 106 países. O objetivo da companhia é adicionar pelo menos mais 50 destinos novos nos próximos anos para se tornar a aérea com o maior número de destinos.

Air Europa aumenta mais ligações entre Europa e Brasil


A Air Europa conta atualmente com três voos semanais saindo de Salvador e cinco de São Paulo para Madri, além de uma frequência da capital baiana para Santiago, no Chile. A partir de dezembro esta capacidade será ampliada, com o voo de Guarulhos se tornando diário e os dois de Salvador com mais um dia cada. No mesmo mês a aérea espanhola começa também a atender Porto quatro vezes por semana a partir da capital da Espanha.

“Começamos no Brasil há 11 anos de uma forma diferente das demais companhias, por Salvador. Somente no ano passado entramos em Guarulhos e o mercado respondeu bem, pois os voos já têm quase 100% de ocupação, o que faz com que a gente queira aumentar a oferta”, comemorou Enrique Martín- Ambrosio, diretor geral da Air Europa para o Brasil.

O executivo revelou ainda que a companhia começa a receber novas aeronaves em 2016, com a entrega de sete Boengs 787 Dreamliner. Além disso, os atuais A330 – que também atendem as rotas brasileiras – passarão por um retrofit e ganharam nova configuração na classe executiva e wi-fi a bordo.

Centro de Convenções de João Pessoa espera crescimento de 20% em 2015

Em um ano de funcionamento, o Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba, já recebeu cerca de 20 eventos. Ele pode receber, de forma simultânea, 20 mil pessoas em diversos espaços e, de acordo com o gestor do empreendimento, Ferdinando Lucena, está sendo feito um trabalho de captação para ampliar o número de eventos no lugar.

“Temos uma expectativa de pelo menos 25 eventos por semestre a partir do ano que vem, quando o projeto estará totalmente concluído. Isso representará um incremento de 20% em relação a 2014”, afirmou Lucena.

Infraero conclui Curso de Formação do Corpo de Voluntários de Emergência

A Gerência de Segurança do Aeroporto Internacional de Fortaleza/Pinto Martins (CE) concluiu nesta sexta-feira (26/9) o Curso de Formação do Corpo de Voluntários de Emergência (CVE) com a realização do Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica (Esea). No exercício, os cerca de 50 alunos puderam vivenciar uma simulação de emergência em aeródromo. O treinamento apresentou um acidente de uma aeronave Boeing 737-200, pertencente à empresa fictícia Flyair Line, com 25 passageiros, procedente de Congonhas.

      O exercício, no qual foram testados os conhecimentos de prestação de socorros, resgate e procedimentos de salvamento dos envolvidos, contou com a participação de diversos parceiros, como bombeiros da Seção Contra Incêndio do aeroporto, Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), Samu e Base Aérea de Fortaleza.

      Com o Esea, é possível testar os recursos internos e externos disponibilizados para uma situação de emergência aeronáutica, prepararando os voluntários diante de eventuais ocorrências de salvamento.

      No encerramento do simulado, a equipe organizadora parabenizou o desempenho da turma. “Todos atuaram de forma excelente, mostrando que entenderam a importância do treinamento”, declarou o coordenador de Salvamento e Combate à Incêndio de Fortaleza, Flávio José Lopes do Nascimento.

Polícia Civil identifica esquema de fraude no estacionamento do Galeão


A Delegacia do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (DAIRJ) identificou neste sábado um possível esquema de fraude na execução do contrato do estacionamento do aeroporto. Em razão do aumento do número de furtos, a Polícia Civil iniciou uma investigação onde constatou que no local não oferecia cancelas, seguranças, controles de acesso e saída de veículos, além de estar inoperante o software de gestão, exatamente onde eram prestadas contas diárias dos valores arrecadados pela empresa terceirizada à Infraero.

Policia identifica esquema de fraude no estacionamento do Aeroporto Galeão

Foto:  Divulgação

De acordo com o delegado titular da especializada, Rodrigo Freitas, as fraudes ocorreram pela fragilidade do sistema de controle de acesso, saída e permanência, dos veículos, como na operação offline, em que o operador de caixa, por estar o sistema inoperante ou por um erro nos cadastramentos dos veículos, tinha que preencher um formulário e anexar os tickets de entrada do veículo. Esse documento era entregue ao funcionário da empresa terceirizada que poderia ou não apresentá-lo para a consolidação, pois também não havia nenhuma fiscalização ou controle da Infraero.

Outro problema detectado foi na operação da função ESC no sistema, porque, quando o operador de caixa realizava essa função, anulava a saída do veículo, podendo apropriar-se da importância paga pelo cliente, como se o veiculo jamais tivesse ingressado no estacionamento. Há, ainda, indícios de que funcionários vendiam tickets de estacionamentos fictícios e/ou adulterados, com diárias menores, para que o cliente, com grande estadia, pagasse valor menor.

Tais fatos justificam o grande volume de veículos parqueados nos estacionamentos do aeroporto, muito além de sua capacidade, já que segundo a Infraero, no dia 30 de julho deste ano, 3.502 veículos estavam parqueados no estacionamento do aeroporto, que possui uma capacidade máxima de 2.772 veículos estacionados.

As fraudes ocorreram praticamente durante os três anos que perdurou o contrato, podendo ter gerado um prejuízo milionário aos cofres da União. Assim, diante da possibilidade de envolvimento de servidores da Infraero e a lesão ao erário federal, a investigação será encaminhada a Justiça Federal.

Pilotos da Air France mantêm greve


Aviões da Air France: greve de pilotos entra em seu 13º dia
Jacky Naegelen/Reuters

Air France continua paralisada neste sábado pela greve de seus pilotos que entrou em seu 13º dia sem solução à vista, apesar da pressão do governo para impedir um movimento que pesa sobre as contas e a imagem da empresa.

As negociações foram novamente interrompidas e o SNPL, sindicato majoritário dos pilotos, ameaça estender a mobilização para além de 30 de setembro.

Metade dos aviões da Air France permanece em solo desde o início do conflito, em 15 de setembro, e a mobilização permanece forte. A companhia espera uma taxa de greve de 54% para domingo, dias em que deve garantir apenas 45% dos voos.

O conflito gira em torno do desenvolvimento pela Air France de uma filial de baixo custo, considerada estratégica pela direção da companhia e especialistas do setor para garantir o futuro do grupo, em restruturação financeira há três anos.

A companhia francesa, a segunda maior empresa de transporte aéreo da Europa, atrás apenas da alemã Lufthansa, estima que a greve tenha causado um prejuízo de entre 15 e 20 milhões de euros por dia.

A companhia aérea franco-holandesa quer se expandir no mercado de voos de baixo custo e captar as "oportunidades de crescimento" que esse segmento pode oferecer.

Já os pilotos de Air France temem que o plano de expansão da filial de baixo custo Transavia na Europa venha acompanhado de demissões, à medida que a empresa aumente suas bases fora da França e contrate pilotos em outros países e com outras condições trabalhistas.

Em agosto, a direção da Air France garantiu aos seus empregados que a próxima reformulação de sua rede de curto e médio alcance não causaria "nenhuma transferência" de pessoal, de contratos de trabalho ou de aviões. Essas promessas não parecem ter convencido os pilotos.

Aeroporto de Congonhas terá mais horários para pousos e decolagens


Congonhas: aumento seletivo do número de slots por faixa horária possibilitará melhor utilização da capacidade atual das pistas

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) redistribuirá slots (horários de pousos e decolagens) para a aviação regular do Aeroporto de Congonhas(SP). Na prática, isso representará aumento no número de horários disponíveis para o terminal. Atualmente, são destinados 30 slots por hora na pista principal. A nova distribuição prevê de 32 a 33 slots por hora, entre 6h e 22h.

Conforme a Anac, o aumento seletivo do número de slots por faixa horária possibilitará melhor utilização da capacidade atual das pistas, permitindo que mais voos comerciais sejam ofertados. O resultado será maior concorrência e menores preços.

De acordo com a norma da Anac, publicada hoje (26) no Diário Oficial da União, os slots redistribuídos serão alocados prioritariamente às novas empresas do setor. Os critérios para distribuição levarão em conta a eficiência operacional das companhias interessadas (checagem de pontualidade e regularidade nacional no mesmo período do ano passado), além da participação nos mercados nacional e regionais.

A Anac avaliará a pontualidade e regularidade de todos os slots utilizados, conforme padrões estabelecidos na norma. Além de multas, o descumprimento sistemático dos índices poderá gerar a redistribuição dos espaços mal utilizados.

As empresas interessadas devem requerer os novos horários até 3 de outubro. A Anac terá até 8 de outubro para informar o resultado da redistribuição. Depois disso, a companhia aérea deve solicitar à Anac um documento denominado Hotran (horário de transportes) com a rota escolhida e a data de vigência. Aprovado o Hotran, o voo pode ser realizado em data e rota escolhidas.

Azul pede autorização para Voo de carga para Fernando de Noronha


O ATR deve fazer o serviço de carga (Foto: Ana Clara Marinho)

A Azul Cargo pediu autorização a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar voos exclusivos de cargas entre Recife e Fernando de Noronha. Quando aprovada, operação será realizada com as aeronaves ATR 72-500, aos sábados. Os voos deverão abastecer  a ilha com suprimentos e cargas em geral a partir de 8 de novembro. A princípio deve ser realizado um voo por semana e a empresa não divulgou ainda o valor do frete. Com as novas operações,  a Azul Cargo pretende atender à necessidade de rápido transporte de mercadorias entre a ilha e o continente.

“O voo para Fernando de Noronha é mais um exemplo da atitude inovadora da Azul em nosso país, uma vez que essa será a primeira operação de aeronave cargueira da ilha. Esperamos com isso elevar a qualidade do atendimento e transporte oferecido à população local”, afirma Claudio Fonseca, diretor da Azul Cargo.

Área destinada para a carga na aeronave (Foto: Divulgação)

A solicitação é para realizar os voos aos sábados nos seguintes horários:

Recife-Noronha 13:25 

Noronha -Recife 17:05 

A Azul Cargo, unidade de cargas da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, iniciou suas operações de cargas em 26 de agosto de 2009, com transporte de cargas entre os aeroportos de Viracopos, Fortaleza, Recife e Salvador. Atualmente conta com 129 lojas em todo o país. Segundo a empresa esta é uma forma de aproveitar a  capacidade dos porões das aeronaves da Azul, sua que tem uma extensa malha aérea, composta por mais de 100 destinos.  A Azul Cargo desenvolveu um modelo de negócios com foco nas remessas de cargas e encomendas expressas. Em novembro de 2009 passou a oferecer também o serviço “porta a porta” de entregas expressas. Hoje a rede Azul Cargo já atende a mais de 3.400 municípios brasileiros. Para mais informações é possível consultar www.azulcargo.com.br

Europa libera uso de aparelhos eletrônicos durante voos

Smartphones e tablets poderão ser usado durante todo o voo. Comissão Europeia autorizou o uso do espectro móvel para comunicações.

Os passageiros de aviões poderão usar smartphones e tablets durante todo o voo, informou a Agência de Segurança Aérea Europeia (EASA, na sigla em inglês) nesta sexta-feira (26), o que também pode abrir caminho para que as companhias aéreas ofereçam serviços de comunicação sem fio.

Os regulamentos atuais na Europa obrigam os passageiros a colocarem seus aparelhos no modo ‘voo’ para evitar que emitam sinais de rádio que possam interferir com a aeronave.

Agora a Comissão Europeia autorizou o uso do espectro móvel para comunicações 3G e 4G, que permite aos usuários navegar na Internet e mandar e-mails quando os aviões estiverem acima de três mil metros.

“A nova diretriz libera as companhias aéreas a permitirem que os eletrônicos pessoais fiquem ligados, sem necessidade de ficarem no modo voo”, declarou a EASA em um comunicado. “Esta é a mais recente medida regulatória possibilitando que se ofereçam telecomunicações ‘de portão a portão’ ou serviços de Wifi".

As novas regras, que só se aplicam às aéreas europeias, exigem que cada empresa faça seus próprios testes para garantir a segurança do uso de smartphones e tablets durante o voo, e entram em vigor já nesta sexta-feira, mas as companhias levarão algum tempo para se adaptar.

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos já entrou em ação para ampliar o uso de certos aparelhos eletrônicos durante os voos.

Passageiros da Air France tem dificuldades para chegar ao Brasil por conta da greve

Grupo embarcou nesta manhã ao México, onde pegará voo para o Brasil. Greve dos pilotos da Air France começou dia 5; empresa não se manifestou.

Aviões da companhia parados no Aeroporto de Roissy Charles de Gaulle. (Foto: Dominique Faget / AFP Photo)

Um grupo de idosos que deveria ter embarcado na segunda-feira (22) para Brasília após uma temporada na Europa passou cinco dias retido na França por conta da greve dos pilotos da Air France, iniciada no último dia 15. De acordo com a agência de turismo responsável pelo grupo, 31 idosos e dois sócios da empresa conseguiram embarcar na manhã desta sexta-feira (26) para o México, onde vão pegar um voo de conexão com destino ao Brasil. O G1 procurou a Air France e aguarda retorno.

“Tivemos que fazer uma megaoperação para eles chegarem aqui”, disse Cíntia Nunes, agente de viagem. “A gente conseguiu, mediante a operadora, uma passagem para eles. Todos foram para o México hoje e devem chegar lá por volta de 19h30, horário de Brasília. Eles vão pernoitar lá e amanhã vêm para o Brasil.”

De acordo com Cíntia, os turistas têm entre 60 e 80 anos e viajam com frequência com a a companhia, que é especializada em pacotes para idosos. Cada passageiro pagou R$ 17 mil pela viagem. Segundo a agência, a Air France arcou com os custos extras do grupo, como hotel e alimentação, nos cinco dias extras em que permaneceram no país.

“Dois sócios da empresa estão com o grupo, que foi o que fez com que as coisas andassem. Eles [Air France] marcavam e desmarcavam os voos toda hora", disse Cíntia. "A gente fez toda a ação em conjunto com o pessoal da operadora, com os sócios que estavam lá, ligando na Air France. Eles mesmos estão perdidos, iriam inicialmente manter quatro de dez voos, o número mínimo, mas mesmo estes estão sendo cancelados em cima da hora. Hoje tinha outro voo que viria direto para o Brasil, mas também foi cancelado.”

Greve
Os pilotos estão protestando contra planos da empresa de expandir as operações de baixo custo de sua unidade Transavia, com o estabelecimento de bases estrangeiras. A estratégia da empresa é enfrentar a competição com companhias aéreas de baixo custo.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que "está acompanhando as operações da companhia Air France no Brasil em razão da paralisação de alguns membros da tripulação em seu país de origem".

A agência recomenda aos passageiros que possuem bilhetes aéreos da companhia que entrem em contato com a empresa para uma possível remarcação. No entanto, a Anac não soube informar quais e quantos voos podem ter sido afetados.

Airbus diz que pode conquistar novo cliente para A380


Airbus A380: modelo da companhia é vendido a 414 milhões de dólares a preços de lista
Olivier Cabaret/Flickr/Creative Commons

Airbus vê uma "possibilidade nítida" de adicionar ao menos um novo cliente para seu superjumbo A380 antes do fim do ano, disse à Reuters o chefe de vendas da fabricante europeia de aviões, John Leahy, na quinta-feira.

Atualmente, a Airbus tem um total de 318 encomendas de 19 clientes para o maior avião de passageiros do mundo, projetado para transportar 525 pessoas.

"Essa é uma possibilidade nítida", disse Leahy, quando questionado sobre especulações na indústria acerca de um acordo para adicionar ao menos um novo nome à carteira de encomendas do avião, cujas vendas tem sido lentas.

Leahy deu as declarações após a Airbus ter cortado, na quarta-feira, sua projeção de demanda para a maior categoria de aeronaves do setor, que inclui o A380 e o 747-8 da Boeing, ao mesmo tempo em que revisou para cima sua projeção geral de demanda por aeronaves em 20 anos.

O Airbus A380 é vendido a 414 milhões de dólares a preços de lista, mas companhias aéreas normalmente conseguem grandes descontos por novas encomendas de aviões.

Devido ao seu tamanho, alguns executivos de companhias aéreas veem o uso do A380 como arriscado em um momento de fragilidade econômica, mas o presidente-executivo da Airbus, Fabrice Bregier, disse que voos com a aeronave são rentáveis.

Airbus eleva previsão de demanda e vê crescimento na China


Airbus: empresa vê demanda por 31.400 aeronaves de passageiros e cargueiros entre 2014 e 2033
Julia Carvalho/EXAME.com

Airbus elevou sua projeção de 20 anos para a demanda por aeronaves na quarta-feira, citando o crescimento em mercados emergentes, com a China prestes a se tornar o motor do mercado mundial de aviação.

A fabricante europeia de aviões disse ter constatado forte demanda por suas aeronaves de corredor duplo e longa distância, conforme restrições deaeroportos forçam as companhias aéreas a substituir aviões menores em algumas rotas, e disse que pode acelerar planos de produção para os aviões comerciais A330neo e A350.

A Airbus vê demanda total por 31.400 aeronaves de passageiros e cargueiros entre 2014 e 2033, aumento de 7 por cento em relação à sua previsão de 20 anos anterior.

Isso seria equivalente a 4,6 trilhões de dólares em receita para o setor, a preços de lista.

Durante esse tempo, a frota mundial em serviço dobrará e a China deve desbancar a América do Norte como o maior mercado doméstico em uma década, disse o chefe de vendas da Airbus, John Leahy, em entrevista.

A Airbus e a rival norte-americana Boeing são as únicas fabricantes de aviões comerciais de corredor duplo e de longa distância.

Elas também dominam o mercado para aeronaves de corredor único e médio alcance com o Airbus A320 e o Boeing 737.

Ambas as fabricantes optaram por atualizar seus populares modelos menores com novos motores que permitem economia de combustível às companhias aéreas.

Na categoria de corredor único, a Airbus também espera que companhias aéreas façam uma transição gradual para o maior membro da família, o A321neo, que comporta até 240 pessoas.

"A demanda está mudando em direção ao A320 e o A321, mas também está saindo do corredor único para o corredor duplo", disse Leahy.

Azul poderá ter 15 voos diários em Congonhas já no final de novembro

A Anac anunciou hoje o cronograma de redistribuição dos horários de pousos e decolagens no Aeroporto de Congonhas. Caso tudo ocorra dentro do previsto a partir de 30 de novembro é bem provável que a a Azul passe a ter entre 12 e 15 voos diários chegando e a mesma quantidade partindo desse aeroporto.

Esse processo de redistribuição vem sendo discutido pelo menos desde 2008, mas só este ano teve definições mais claras. No dia 8 de julho foram publicados os critérios para a redistribuição dos slots. São eles:

a) percentual de participação de cada empresa de transporte aéreo regular de passageiros
no mercado nacional, medida com base no critério de “passageiro quilômetro pago
transportado”;

b) percentual de participação de cada empresa de transporte aéreo regular de passageiros
no mercado de aviação regional do país, medida com base no critério de “passageiro
quilômetro pago transportado”; e

c) eficiência operacional nacional média dos voos de cada empresa de transporte aéreo
regular de passageiros, considerando a regularidade e pontualidade dos voos.

Hoje, o Aeroporto de Congonhas tem 30 slots por hora e passará a ter entre 32 e 33. Ficou definido que os novos slots que serão liberados nessa primeira rodada irão exclusivamente para empresas entrantes no aeroporto. Empresas entrantes são empresas com menos de 12% dos voos no aeroporto. Dessa forma, os novos direitos de pouso e decolagem serão distribuídos entre Azul e Avianca. Considerando os critérios acima a Azul deve ficar com grande parte desses 16 novos horários.

Periodicamente serão verificadas a eficiência operacional nacional, a participação de mercado nacional e a participação de mercado regional de cada uma das companhias. Baseado nisso haverá novas redistribuições de slots.

Outras informações sobre o processo podem ser consultadas em http://www2.anac.gov.br/slot/

Azul acaba de lançar o seu cartão de crédito, o TudoAzul Itaucard

A Azul acaba de colocar no seu site as informações do seu cartão de crédito. Assim como o cartão da TAM, é uma parceria da companhia com o Itaucard.

O cartão da Azul dará no máximo 2,5 pontos por dólar para gastos com passagens na Azul e no máximo 1,5 ponto para gastos com outras compras. É importante lembrar que o cartão de crédito do Smiles dá até 2,0 pontos por dólar e o da TAM dá no máximo 1,5. 

Além dessa pontuação, o cartão de crédito da Azul ainda dá 10% de desconto e parcela em 12x sem juros qualquer passagem da Azul.

O valor da anuidade varia entre R$ 186 e R$ 432.

TudoAzul Itaucard Internacional

1,5 ponto por dólar para gastos na Azul
1,0 ponto por dólar para gastos em outras compras

Bônus iniciais de 2.500 pontos no TudoAzul

Anuidade R$ 186

TudoAzul Itaucard Gold

2,0 ponto por dólar para gastos na Azul
1,33 ponto por dólar para gastos em outras compras

Bônus iniciais de 5.000 pontos no TudoAzul
2 cortesias anuais para Espaço Azul

Anuidade R$ 290

TudoAzul Itaucard Platinum

2,5 ponto por dólar para gastos na Azul
1,5 ponto por dólar para gastos em outras compras

Bônus iniciais de 10.000 pontos no TudoAzul
6 cortesias anuais para Espaço Azul
8 translados residência, aeroporto, hotel
1 bagagem extra nos trechos internacionais

Anuidade R$ 432

Para mais informações acesse o site do cartão.

Multiplus lança programa para resgate de passagens aéreas


Passagens da TAM: usuário poderá escolher entre três combinações de soma de pontos e dinheiro
Wikimedia Commons

A empresa de programa de fidelidade Multiplus anunciou nesta sexta-feira um novo sistema para o resgate de passagens aéreas nacionais e internacionais da TAM com a combinação de pontos e dinheiro.

Será possível realizar a troca a partir do acúmulo de mil pontos Multiplus e o usuário poderá escolher entre três combinações de soma de pontos e dinheiro.

A empresa informou que já era possível realizar a compra de pontos com dinheiro, mas a opção de resgatar passagens aéreas com a combinação de dinheiro e pontos é novidade. O pagamento será feito por cartão de crédito pela plataforma do PagSeguro.

Segundo a Multiplus, o lançamento é uma tentativa de "garantir ofertas que atendam a todos os perfis de participantes".

O produto estará disponível num ambiente desenvolvido e operado pela Multiplus, em parceria com a TAM Viagens, que realizará a emissão das passagens.

A companhia concorre no Brasil com a Smiles, rede de fidelidade da Gol que já oferece a possibilidade de combinação de dinheiro e milhas para a aquisição de bilhetes aéreos.

Ryanair vê lucro anual no topo da estimativa


Ryanair: empresa espera agora um total de 87 milhões de passageiros este ano
Albert Gea/Reuters

Ryanair, maior companhia aérea de baixo custo da Europa, disse nesta quinta-feira que espera que seu lucro líquido para o ano consolidado fique na extremidade superior da estimativa atual, de entre 620 milhões a 650 milhões de euros (788-826 milhões de dólares), devido a um número mais alto de passageiros.

O presidente-executivo da companhia, Michael O'Leary, afirmou na assembleia geral anual da empresa que a Ryanair espera agora um total de 87 milhões de passageiros este ano, ante uma previsão anterior de 86 milhões, devido ao que descreveu como um recorde de reservas para voos futuros.

No entanto, O'Leary advertiu que a administração está "cautelosa" com a nova previsão de lucro, dizendo que a companhia é fortemente dependente do "yield" - receita média por milha por passageiro - na segunda metade do ano financeiro da empresa, que vai até o final de março. A companhia aérea com sede em Dublin deve anunciar seus resultados do primeiro semestre em 3 de novembro.

Associação reduz previsão de lucros do setor aéreo


Aviões estacionados no Aeroporto Internacional de Guarulhos: a perspectiva é mais otimista para 2014, quando o lucro das empresas áreas globais deverá atingir US$ 16,4 bilhões
Dado Galdieri/Bloomberg

Os lucros do setor aéreo global deverão crescer para US$ 11,7 bilhões neste ano, de cerca de US$ 7,6 bilhões em 2012, segundo a Associação de Transporte Aéreo Internacional (Iata, na sigla em inglês). A estimativa é US$ 1,0 bilhão menor em relação ao cálculo anterior da instituição.

Tony Tyler, principal executivo da Iata, chamou a atenção para a desaceleração do crescimento em mercados como Brasil, Índia e China, embora tenha se mostrado otimista com relação às perspectivas para 2014, quando o lucro das empresas áreas globais deverá atingir US$ 16,4 bilhões - atrás apenas do desempenho de 2010.

As projeções para empresas da América do Norte, Europa e Oriente Médio melhoraram em comparação com as estimativas feitas pela Iata em junho, enquanto para a América Latina ficaram estáveis. Já o fraco crescimento econômico e o mercado de transporte de cargas estagnado, associados ao aumento dos preços do petróleo, pressionaram as empresas asiáticas. A Iata reduziu sua estimativa para os lucros das empresas da Ásia para US$ 3,1 bilhões, de US$ 4,6 bilhões.

A Iata também diminuiu sua previsão para o crescimento do transporte aéreo de cargas para 0,9% neste ano, em comparação com 2012, abaixo da previsão anterior de +1,5%. Os retornos deverão cair 4,9% na comparação anual, conforme os operadores perderem poder sobre os preços porque mais capacidade de transporte de cargas está sendo oferecida.

As preocupações com o mercado de frete aéreo, um importante gerador de receita que praticamente não cresceu nos últimos 18 meses, estão aumentando. A fraca demanda por importações, especialmente na Europa, deixou os aviões de carga e o espaço para frete nos aviões de passageiros apenas metade ocupados. As margens operacionais do setor são previstas em 3,2% neste ano, bem abaixo do custo médio de capital do setor.

Empresas aéreas e de leasing precisam financiar cerca de US$ 90 bilhões para receber novos aviões neste ano, valor que deve superar US$ 100 bilhões em 2014. Fonte: Dow Jones Newswires.

Aeroporto Internacional do Rio-Galeão, investe em segurança para receber aviões de grande porte

Aeroporto Internacional quer subir da categoria 9 para a 10. Com status, Galeão receberá aviões com até 600 passageiros.

Equipe de segurança fez simulação de incêndio para testar novos caminhões (Foto: Guilherme Brito/ G1)

Quatro caminhões de grande porte para o combate a incêndio em aeronaves começam a operar nesta quarta-feira (24) no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Galeão, Ilha do Governador. O objetivo da concessionária Rio Galeão é melhorar a classificação do aeroporto do Rio para o receber aeronaves de grande porte, da categoria F, com dois andares e até 600 passageiros.

Segundo técnicos, a atual classificação do Galeão é 9 e a equipe pretende evoluir de patamar para a classificação 10 até o fim do ano. Se o status for atingido, o Aeroporto Internacional do Rio pode ser o primeiro da América Latina a operar voos regulares de aviões deste tipo. Ainda segundo os técnicos, o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, é habilitado para tal, mas não receberia as aeronaves de forma regular.

De acordo com a Rio Galeão, os caminhões contra incêndio, de modelo Panther 6x6, são considerados os mais modernos do mundo e foram adquiridos com um investimento de R$ 10 milhões. Os veículos contam com câmeras térmicas e sensores de infravermelho que permitem visualizar os focos do incêndio mesmo que a aeronave esteja totalmente coberta pela fumaça.

Batismo dos novos caminhões de incêndio no
Galeão (Foto: Guilherme Brito/ G1)

A operação dos carros ocorreu após uma espécie de batismo. Os novos caminhões passaram por um arco d'água feito pelos veículos mais antigos. (Veja na foto ao lado). Além disso, uma simulação de incêndio foi feita em um avião da TAM para avaliar o tempo levado pelos caminhões para combater as supostas chamas, que foram feitas de fumaça. 

"Estamos fazendo de tudo, nos preparando tecnicamente para receber os veículos de classe F, como os 747-800 e os A-380", disse Alessandro Oliveira, gerente de respostas de emergências do aeroporto.

Segundo ele, há outras medidas que precisam ser adotadas para que o Galeão avance de classificação. "Começa desde tamanho e largura de pista, equipamentos de bombeiros, água [para apagar o fogo], veículos e tecnologia. Nós estamos fazendo uma compra muito grande de equipamentos", explicou.

Aeroporto investiu R$ 10 milhões na compra dos
caminhões (Foto: Guilherme Brito/ G1)

Alessandro ressaltou também que o número de homens disponíveis para uma emergência também aumentou de 111 para 160 para suprir a demanda das aeronaves que estão por vir. A mudança de status do Galeão também depende de uma autorização da Agência Nacional de Aviação (Anac).

Transporte da derrota brasileira
Ainda segundo o gerente, o único avião de grande porte, como o modelo 747-800, que pousou no Galeão foi da seleção da Alemanha após o fim da Copa do Mundo no Maracanã, em julho deste ano. A operação foi feita para levar a taça do mundial de futebol embora do Brasil, rumo ao país vencedor da competição.

"Infelizmente esse foi o único que pousou no Galeão e precisou de uma autorização especial para levar os atletas", brincou.

Aeroporto de Campina Grande esta entre os 20 com mais potencial de crescimento.

Estudo mostra 100 terminais com maior potencial de desenvolvimento. 50% das viagens dos aeroportos regionais são feitas por executivo

O aeroporto de Campina Grande (PB) é o terminal aeroportuário regional  do nordeste que apresenta maior potencial de desenvolvimento econômico, segundo estudo divulgado pela empresa de Inteligência de Mercado Urban Systems, que teve como base o programa de investimentos em logística para aeroportos do governo federal.

O estudo traz uma relação dos 100 aeroportos regionais brasileiros com potencial de desenvolvimento. Entre os 20 com “muito alto” potencial, 11 estão na região Sudeste. Outros 7 estão na região Sul, 1 no Nordeste e 1 no Centro-Oeste. Seis deles ficam no estado de São Paulo, 4 no Paraná, 3 em Minas Gerais, 2 no Rio de Janeiro, 2 em Santa Catarina, 1 na Paraíba, 1 no Rio Grande do Sul e 1 em Goiás.

Os cinco primeiros são Aeroporto de São José Dos Campos (SP), Aeroporto de Ribeirão Preto (SP), Aeroporto de Joinville - Lauro Carneiro de Loyola (SC), Aeroporto de Campos dos Goytacazes (RJ) e Aeroporto de Uberlândia - Tenente Aviador César Bombonato (MG).

Outros 20 têm potencial "alto" de desenvolvimento, 20 têm potencial "médio" e 40 têm potencial "baixo".

A classificação foi determinada por fatores como infraestrutura e localização, transporte de passageiros, transporte de cargas, hospedagem, varejo e educação.

“Para aferir o desempenho criamos o Índice de Qualidade Mercadológica (IQM), uma metodologia que leva em consideração aspectos como informações comerciais, urbanísticas, econômicas e infraestruturais dos impactos da atividade portuária na região estudada”, explica o presidente da Urban Systems, Thomaz Assumpção.

O objetivo do levantamento, além de avaliar o potencial dos complexos, é destacar o papel indutor dos aeroportos na economia regional. Segundo Assunção, 50% das viagens realizadas nos aeroportos regionais são feitas por executivos.

Veja o ranking dos 20 aeroportos:
Aeroporto de São José Dos Campos (SP)
Aeroporto de Ribeirão Preto (SP)
Aeroporto de Joinville - Lauro Carneiro de Loyola (SC)
Aeroporto de Campos Dos Goytacazes (RJ)
Aeroporto de Uberlândia - Tenente Aviador César Bombonato (MG)
Aeroporto Regional de Maringá - Internacional de Cargas (PR)
Aeroporto Municipal de Cascavel - Cel. Adalberto Mendes da Silva (PR)
Aeroporto de Londrina - Governador José Richa (PR)
Aeroporto de Caxias Do Sul (RS)
Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu – Cataratas (PR)
Aeroporto de Macaé (RJ)
Aeroporto Civil de Anápolis (GO)
Aeroporto de Sorocaba - Aeroporto Estadual Bertram Luiz Leupolz (SP)
Aeroporto Presidente João Suassuna - Campina Grande (PB)
Aeroporto de Bauru (SP)
Aeroporto Estadual de Presidente Prudente (SP)
Aeroporto de Uberaba - Mário de Almeida Franco (MG)
Aeroporto de São José do Rio Preto (SP)
Aeroporto de Chapecó (SC)
Aeroporto de Montes Claros - Mário Ribeiro (MG)

Centro de manutenção de aeronaves executivas é inaugurado no Ceará

Centro técnico da TAM Viação Executiva é instalado no aeroporto de Aracati. Base vai atender aviões executivos do Norte, Nordeste e América Central.

Aeroporto de Aracati foi homologado pela Anac
(Foto: Governo do Estado/Divulgação)

Será inaugurado nesta sexta-feira (26), o hangar e o centro técnico da TAM Viação Executiva no Aeroporto Dragão do Mar, em Aracati, no litoral oeste do Ceará. Denominado Centro de Manutenção e Operação de Aeronaves Executivas, o equipamento vai empregar diretamente 150 pessoas na assistência técnica de helicópteros e aviões executivos. A base operacional vai atender os mercados das regiões Norte e Nordeste, além da América Central, oferecendo serviços técnicos para  aviões executivos de pequeno e médio portes.

O contrato com o Estado inclui a cessão de espaço de 10 mil metros quadrados por dez anos, renováveis por mais dez e a prioridade a trabalhadores locais na contratação da mão de obra, introdução de tecnologia e formação para o setor aéreo. O secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia ressalta a importância do empreendimento. “Será um marco econômico e vai gerar grande impacto cultural, social e econômico para a região, a partir do grande número de pessoas que irão conviver na cidade, sejam técnicos, proprietários de aviões, comandantes, pilotos”, disse.

Aeroporto
Inaugurado em agosto de 2012, o Aeroporto Dragão do Mar foi homologado pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) em maio deste ano. A pista de pouso e decolagens possui 1,8 mil metros de extensão por 30 metros de largura, mais 400 metros de área de escape, totalizando 2.200m de comprimento. Com vida útil de 20 anos, pode operar 1.200 movimentos por ano. O pátio de estacionamento de aeronaves tem 152 metros de extensão por 90 de largura.

A Finnair Air Lines faz voo teste com óleo de restaurante


Avião Airbus A330 da Finnair: parte do óleo usado provém de descartes de restaurantes
Divulgação

A maior companhia aérea finlandesa voou de Helsinki a Nova York usando óleo de cozinha reciclado misturado ao combustível tradicional. Ainda que seja só um conceito, pode ajudar estudos de biocombustíveis.

O voo da Finnair coincidiu com o painel de mudanças climáticas da ONU, que aconteceu na cidade americana no dia 23 de setembro. A demonstração de um continente ao outro durou nove horas.

Segundo a revista The Economist, a companhia não informou o porcentual de óleo que foi usado. Porém, para ser certificado, o combustível precisaria conter pelo menos 50% do tipo fóssil tradicional.

Parte do óleo usado provém de descartes de restaurantes. Antes de abastecer o avião, precisou ser filtrado para remover impurezas e refinado. 

Trocar para um combustível ecológico pode reduzir emissões de CO2 de 50% a 80%, segundo nota da Finnair.

O combustível foi desenvolvipo pela SkyNRG Nordic – uma joint venture entre SnyNRG e Statoil Aviation. “É um biocombustível alternativo aos tradicionais, que reduz significativamente a emissão de gás, além de também ser sustentável”, diz Finnair.

A empresa também pretende construir um “centro de biocombustíveis” no aeroporto de Helsink, para estudar alternativas ecológicas, viáveis e que não ameacem a biodiversidade.

A companhia aérea já usa biocombustíveis desde 2011. No entanto, o combustível alternativo custa quase o dobro, não sendo ainda economicamente viável. O primeiro voo comercial a utilizar biocombustível foi um operado pela Virgin Atlantic em 2008, entre Londres e Amsterdã. 20% do combustível provinha de óleo de coco e de nozes.

Segundo o ministro finlandês para Desenvolvimento Internacional, Pekka Haavisto, a aviação é responsável por 2% das emissões de gases de efeito estufa.

“Se o preço de petróleo subir e biocombustíveis se tornarem mais baratos, espero que haja um dia em que seremos capazes de substituir ao menos parte dos combustíveis fósseis por alternativas feitas de materiais renováveis e reutilizados”, diz Haavisto.

Air France abandona plano para unidade de baixo custo


Transavia: projeto preocupou pilotos sobre o corte de postos de trabalho e diminuição de salários
Wikipedia

O ministro dos Transportes da França, Alain Vidalies, disse nesta quarta-feira que a Air France-KLMabandonou um projeto para expandir seu braço de baixo custo Transavia, aparentemente indo além da administração da companhia, que buscou insistir que o plano está apenas suspenso.

A pressão para que a Air France-KLM desista do plano de expansão tem aumentado diante de uma greve de pilotos preocupados com a possibilidade de que a unidade de baixo custo sugue postos de trabalho e corroa seus salários.

Mais cedo nesta semana, a empresa suspendeu o lançamento para o fim do ano para mais discussões com sindicatos.

A greve entrava em seu décimo dia nesta quarta-feira e a Air France esperava operar apenas 46 por cento dos voos. A companhia disse que a paralisação está custando até 20 milhões de euros por dia.

"O projeto da Transavia Europe foi abandonado", disse Vidalies à rádio RMC. "Ele não está suspenso por três meses, ele foi retirado pela administração".

Reagindo às palavras do ministro na rádio Europe 1, o presidente-executivo da Air France, Frederic Gagey, ecoou as palavras do chefe da controladora Air France-KLM, Alexandre de Juniac, mais cedo nesta semana, afirmando que o projeto pode eventualmente ter que ser abandonado, mas somente se negociações com os sindicatos falharem.

Empresas de leasing de aeronaves alertam sobre rivais


Aviação: dinheiro novo tem ido para o setor graças a ampla liquidez e demanda por aviões
Getty Images

Empresas de leasing de aeronaves se mostraram confiantes na demanda por aviões comerciais, mas alertaram novos investidores do setor que eles podem enfrentar um golpe doloroso quando os bancos centrais começarem a reduzir seus esforços para estimular a economia.

Em busca de maior rendimento, dinheiro novo tem sido canalizado para o setor de aviação graças a uma combinação de ampla liquidez e demanda por aviões, enquanto os retornos em outras aplicações se mostram tímidos uma vez que as taxas de juros têm se mantido baixas.

"Empresas de leasing estabelecidas têm desfrutado um ambiente positivo de taxas de juros mas, ao mesmo tempo, o setor tem sido um ímã de dinheiro", disse Steven Udvar-Hazy, presidente-executivo da Air Lease Corp, vista como fundadora da indústria de leasing de aviões.

Empresas de leasing respondem por 40 por cento das entregas de aeronaves e afirmam que ajudam a suavizar oscilações no mercado ao alugar jatos onde a demanda é mais forte.

Mas outros investidores como fundos soberanos, private equity, empresas do setor imobiliário e instituições não especialistas estão cada vez mais tomando uma fatia no mercado de jatos, de 100 bilhões de dólares.

"O ambiente de juros tem sido tremendamente positivo para a comunidade de leasing e a indústria de companhias aéreas", disse Udvar-Hazy na conferência Istat Europe em Istambul na terça-feira. "O outro lado é que os juros baixos atraíram muitos outros investidores".

Uma medida não oficial do interesse foi o comparecimento recorde à conferência de aviação desta semana, que atraiu mais de mil negociadores de jatos, fabricantes e financiadores à região do Bósforo.

Mais de 40 por cento dos consultados em uma sessão afirmaram que compareceram ao evento anual pela primeira ou segunda vez.

A chegada de companhias aéreas aprimoradas e mais eficientes motivou as vendas de milhares de jatos da Airbus e da Boeing, mas representantes afirmam que o dinheiro barato ajudou a manter o setor aquecido.

Udvar-Hazy disse que havia forte demanda e disponibilidade limitada de jatos de corredor único, que servem como referência para a indústria. Mas Philip Scruggs, presidente da AerCap, segunda maior empresa de aluguel de aviões do mundo, disse que o mercado havia atingido o seu topo.

A nova empresa do co-fundador da Azul


Transporte aéreo: o foco serão produtos de alto valor, como eletrônicos, farmacêuticos e autopeças
Getty Images

Uma equipe formada por ex-executivos da Azul Linhas Aéreas e da americana JetBlue Airlines se uniu para levar a logística brasileira às alturas. A nova Modern Logistics irá interligar toda a cadeia de produção com foco em transporte aéreo, como uma Fedex brasileira.

Recentemente, recebeu um investimento de R$75 milhões de investidores locais e estrangeiros, coordenadas pela gestora de recursos DXA Investments.

Coordenada por Gerald Blake Lee, co-fundador da Azul e vice-presidente de desenvolvimento de negócios da JetBlue, o objetivo da Modern Logistics é integrar indústrias, centros de distribuição e uma rede de pontes aéreas.

O foco serão produtos de alto valor agregado, como eletrônicos, produtos farmacêuticos e autopeças.

Atualmente, Lee diz que as indústrias estão presas aos grandes centros – mais abastecidos de infraestrutura e também mais caros. Por isso, assim como a Azul, a nova empresa de Lee pretende ter presença em destinos menores e mais capilaridade. “Vamos ajudar as indústrias a ir onde elas querem ir”, afirma o CEO.

Para a nova empresa, ele trouxe uma equipe de executivos da Azul Linhas Aéreas e da JetBlue Airways, com pessoas que já estão ao seu lado há mais de 15 anos.

A empresa terá uma frota de caminhões própria, além de terceirizar outra parte do serviço. Porém, a prioridade será o transporte aéreo de bens de alto valor agregado. Serão usados jatos Boeing-737 e turboélices ATR-72, através de um contrato fechado com a Boeing em janeiro deste ano.

Em três meses, a companhia irá iniciar a venda dos serviços de logística. Até o fim do primeiro semestre de 2015 irão iniciar as operações. A meta é acabar 2015 com cinco aviões e ter 40 cargueiros em cinco anos. O primeiro centro de distribuição será inaugurado em Jundiaí, São Paulo, em dezembro.

Normalmente, o transporte de carga por meio aéreo costuma ser muito mais caro que o por rodovias. Por isso apenas 0,3% do volume de produtos transportados no país viaja de avião.

Porém, argumenta Lee, o Brasil vive uma “anomalia” de infraestrutura. Para que um produto chegue de Manaus até Porto Alegre, o transporte pela malha rodoviária costuma levar mais de 25 dias. Além disso, as estradas são bastante inseguras.

Com o custo do seguro da carga, do sistema de tracking, que monitora a posição do caminhão, de escoltas para a carga, do salário de caminhoneiros e do diesel, o transporte rodoviário é muito pouco competitivo, diz Lee. Enviar um produto de alto custo por esse meio se torna quase inviável.

Através de uma rede de pontes aéreas, a nova empresa de logística pode driblar esse problema. Mais do que reduzir os custos, corta o tempo de armazenamento e de entrega, gerando maior liquidez no mercado.

Aumentar a rapidez de chegada às lojas é especialmente importante para produtos eletrônicos, um dos focos da nova companhia. Como a tecnologia avança muito rápido, é importante que o transporte de produtos acompanhe este ritmo.

15 centros de distribuição serão criados ao redor de aeroportos e, para crescer rapidamente, a empresa irá alugar os galpões. A companhia também irá utilizar o método pick and packing, que divide grandes cargas de pallets em pacotes menores para dividir a distribuição.

O americano se mudou em 2009 para o Brasil, para fundar a Azul. Ele se desculpa pelo sotaque, mas fala com paixão dos sonhos de desenvolver “o nosso país”. “Imagine quanto o país pode crescer, se diminuirmos o custo de transporte e logística?”, comenta, entusiasmado.

Como vai ficar o Aeroporto de Guarulhos após a reforma


Passageiros no Terminal 1 do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo
Marina Pinhoni/EXAME.com

Os terminais mais antigos do Aeroporto de Guarulhos (SP), o maior do país, passarão por reforma que custará 200 milhões de reais e que pretende aumentar a capacidade e trazer mais conforto para os passageiros.

Segundo a concessionária GRU Airport, que administra o aeroporto, a reforma dos terminais 1 e 2 começará em outubro e está prevista para terminar no segundo semestre de 2016.

O novo projeto arquitetônico segue a mesma linha adotada no moderno terminal 3, que foi entregue em maio. Áreas mais iluminadas e amplas para a circulação substituirão os atuais corredores escuros e apertados, uma das principais reclamações do usuário.

Com a retirada dos balcões de check-in que ficam próximos à entrada dos terminais, a largura do corredor de circulação nos saguões vai passar de 3 para 7 metros.

Divulgação/GRU Airport

 

Outra mudança trazida pelo projeto é a simplificação da área de embarque, que hoje está dividida em quatro portões. A ideia é que todos os passageiros acessem a área  por um único local e depois migrem para o respectivo terminal do seu voo.

O setor de raio-X, onde são feitas a inspeção de bagagem de mão e a detecção de metal nos passageiros, também será centralizado.

Divulgação/GRU Airport

 

Com a nova configuração, o terminal 1 receberá apenas voos nacionais. Já o terminal 2 será destinado a voos domésticos e internacionais de curta distância, mantendo as áreas de alfândega e controle migratório.

O projeto prevê ainda uma área destinada apenas para lojas, restaurantes e bares, que será restrita para quem for viajar.

Divulgação/GRU Airport

 

As obras fazem parte da segunda etapa de investimentos no aeroporto, que vem passando por reformas desde que foi concedido à iniciativa privada, em 2012.

Pequenas reformas nos banheiros e implantação de novo sistema de sinalização já foram realizadas nos terminais antigos.

As 15 obras prioritárias para o desenvolvimento do Brasil


Aeroporto de Viracopos, em Campinas: um dos empreendimentos prioritários para o país nos próximos anos
Alexandre Battibugli/EXAME.com

Das 1,5 mil obras previstas para o Brasil nos próximos anos, ao menos 15 deveriam ser encaradas como de prioridade máxima para o desenvolvimento do país, segundo estudo da KPMG divulgado hoje durante o EXAME Fórum que está sendo realizado no Rio de Janeiro.

Segundo James Stewart, presidente da área de infraestrutura Global da KPMG,o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP) lidera o ranking.

A lista foi feita com base nas indicações de especialistas de cada setor que apontaram 28 empreendimentos. O ranking final foi elaborado com base nas megatendências globais que devem moldar os governos até 2030, segundo análise da consultoria.

Os fatores que tiveram mais peso na escolha dos empreendimentos foram a crescente demanda da classe média por mais e melhores serviços públicos, a necessidade de interligação econômica do Brasil com o resto do mundo e o fato de que  85% da população brasileira já vive nas cidades (no mundo, o índice é de 53%), o que torna a necessidade de infraestrutura e serviços públicos ainda maior. 

Veja a seguir quais são as 15 obras prioritárias para o Brasil:

 1 - Concessão do Aeroporto Internacional de Viracopos - transporte

2 - PPP de Saneamento da Região Metropolitana de Recife -  Saneamento

3 - PPP da  Linha 6 do Metrô de São Paulo - Mobilidade Urbana

4PPP de  Tratamento e Abastecimento de Água São Lourenço -Saneamento

5 - Concessão da Usina Hidrelétrica de Belo Monte e Linha de Transmissão - Energia

6 - PPP de Habitação de Interesse Social em São Paulo - Infraestrutura Social

7 - Ferrovia Norte-Sul - Transporte

8 - Smart Grid Light - Energia

9 - Plano Nacional de Melhoria de Qualidade - Plano de investimentos das Operadores de Serviço Móvel Pessoal 2012-2014 (TIM, Vivo, Claro, Oi) - Telecomunicações

10 - Ferroanel São Paulo - Tramo Norte - Transporte

11 - Campo de Libra (Pré-sal) - Petróleo e Gás

12 - PPP Metrô de Salvador - Mobilidade Urbana

13 - Concessões da Rodovia BR-163- Transporte

14 - Usina Hidrelétrica de São Luiz de Tapajós - Energia

15 - 29 sondas de perfuração marítima em águas profundas (PAC) - Petróleo e Gás

Companhia aérea afirmou que terá de atualizar sua meta de lucros para este ano


Greve de pilotos franceses já dura sete dias

A Air France KLM disse nesta segunda-feira que a greve de pilotos franceses que já dura sete dias está custando diariamente à empresa até 20 milhões de euros (25,7 milhões de dólares) em nível operacional.

A companhia acrescentou que a paralisação está tendo "consequências catastróficas para os clientes da empresa, a equipe de funcionários e sua situação financeira".

Em um comunicado, a empresa disse que precisará atualizar sua meta de lucros para este ano quando a disputa estiver encerrada.

Embraer assina contrato para 50 jatos Republic Airways


Jato E175: a entrega está programada para começar no 3º trimestre de 2015
Divulgação/Embraer

Embraer assinou contrato com a operadora norte-americana de frotas Republic Airways para pedidos firmes de 50 jatos comerciais E175 no valor estimado de 2,1 bilhões de dólares, com base em preços de lista, informou a companhia em comunicado nesta quarta-feira.

As aeronaves serão incluídas na carteira de pedidos da Embraer, terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo, do terceiro trimestre de 2014.

A entrega está programada para começar em julho de 2015, se estendendo até 2017, sendo que as aeronaves serão operadas pela United Airlines, parceira da Republic Airways, com a marca United Express.

A operação está em conexão com a transferência de aviões turboélice Q400, atualmente operados pela Republic Airlines, à empresa aérea britânica Flybe Limited, disse a Embraer.

Ao mesmo tempo, Flybe e Embraer acordaram em reduzir em 20 aviões o pedido de 24 jatos E175 que companhia aérea ainda possui.

Com isso, o acordo anunciado nesta quarta-feira resultará em um aumento líquido de 30 jatos E175 na carteira de pedidos da Embraer no terceiro trimestre deste ano.

O contrato se soma a um pedido assinado entre Embraer e Republic em janeiro do ano passado para 47 jatos E175 firmes, dos quais 34 já foram entregues, e 47 opções, das quais 32 ainda restam à Republic.

Demanda por aéreas cresceu 5,9% em agosto, diz Abear

A demanda por transporte aéreo doméstico retomou o crescimento em agosto, após ter registrado uma baixa expansão durante o período da Copa, e apresentou crescimento de 5,9% em relação a agosto de 2013, informou, nesta terça-feira, 23, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que reúne os dados das principais aéreas brasileiras (TAM, GOL, Azul e Avianca).

A Abear destacou que a taxa ficou próxima da registrada no acumulado de 8 meses, que é de 5,6%, o que mostra que nem toda a reprogramação de viagens do ano ficou concentrada no primeiro semestre.

Nos primeiros meses do ano, o setor registrou uma forte taxa de expansão, e a Abear indicou que o desempenho era resultado do adiantamento de compromissos de negócios e calendário corporativo, tendo em vista a Copa e as eleições.

Já a oferta seguiu controlada e mostrou um recuo de 0,9% na mesma comparação. Com isso, a taxa de ocupação alcançou um recorde para agosto, mês tradicionalmente mais fraco, atingindo os 79,3%, o que corresponde a uma expansão de 5,1 pontos porcentuais. No total, foram embarcados ao longo do mês passado 6,7 milhões de passageiros, alta de 4,1%.

Em participação de mercado, a TAM segue na liderança, pelo critério de RPK (passageiro-quilômetro transportado), respondendo por uma fatia de 39,1%, seguido pela Gol, com 35,6%, Azul (16,3%) e Avianca (9%) .

No mercado internacional, o crescimento da demanda também foi classificado como "surpreendente" para agosto, com uma expansão de 14,7%, bastante superior à demanda do mercado doméstico. Já a oferta foi ampliada em 5,2%, levando a taxa de ocupação a avançar 7,1 pontos porcentuais, para 85,3%, também um recorde histórico. No segmento, a TAM tem 84,7% do mercado, enquanto a Gol ficou com 15,3%. As duas empresas embarcaram juntas 433 mil passageiros no mês, 12,1% a mais que em agosto de 2013.

Turkish Airlines estuda compras de jatos da Airbus e Boeing


Companhia Turkish Airlines procedimento de pouso
Wikicommons

A Turkish Airlines está estudando opções para novas adições à sua frota de aeronaves de passageiros da Airbus e da Boeing, mas não tomou nenhuma decisão, disseram executivos da empresa em uma conferência da indústria financeira.

"Provavelmente precisaremos de aeronaves grandes, mas a capacidade de carga é importante para nós. (O assunto) está sendo discutido atualmente em níveis altos do Conselho da Turkish Airlines", disse o vice-presidente sênior de gestão de investimentos da Turkish Airlines, Levent Konukcu, no evento em Istambul.

Ele disse que a companhia aérea está avaliando o Boeing 787, o Airbus A350, até o A380 ou o Boeing 777X.

A Airbus e a Boeing têm tentado vender seus aviões maiores, o A380, de 525 assentos, e o 747-8, de 467 assentos, para a Turkish Airlines conforme a empresa busca usar sua posição geográfica e popularidade da Turquia como destino final para capturar tráfego tanto de rivais europeias quanto de companhias do Golfo.

Air France já vê planos de Transavia ser adiado


Aviões da Air France em Paris
Pascal Le Segretain/Getty Images

 A disputa trabalhista com pilotos franceses sobre o lançamento na Europa da companhia aérea de baixo-custo da Air France-KLM, a Transavia, poderá forçar a gestão da empresa a abandonar o plano, disse o presidente-executivo Alexandre de Juniac nesta terça-feira.

A greve que custa diariamente até 20 milhões de euros (25,7 milhões de dólares) entrou em seu nono dia, apesar da promessa da Air France de suspender o projeto da Transavia até o fim do ano.

Juniac disse que estava profundamente relutante em abandonar o lançamento do projeto que ele vê como crucial para lutar contra a concorrência de outras companhias de baixo custo, mas que ele pode ter que fazê-lo.

"Estamos suspendendo, e se não conseguirmos chegar a um acordo, seremos obrigados, morrendo em nossas almas, a abandonar o projeto", disse ele à rádio France Inter.

Mais cedo nesta terça-feira, o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, reiterou seu apoio à gestão da companhia aérea franco-holandesa e disse: "As condições parecem estar preparadas para a convergência das posições das partes.

" "Não há nenhum sentido na greve. O povo francês não entende isso. Ela representa um perigo real para a empresa", disse Valls à rádio Europe 1.

A Air France-KLM quer desenvolver a Transavia com hubs na França, Holanda e Europa, em uma tentativa de manter a participação de mercado da segunda maior empresa aérea da Europa em receita diante da concorrência acirrada no setor.

No entanto, os pilotos da Air France temem que o movimento - especialmente para os hubs que irão contratar pilotos fora da França - acabe corroendo seus salários e condições de trabalho, que estão entre os melhores da Europa.

A greve cancelou cerca de 60 por cento dos voos da Air France na maioria dos dias desde o seu início. A Air France disse que cerca de metade de seus voos estariam operando nesta terça-feira.

Azul divulga seu voo circular entre Campinas - Campina Grande - João Pessoa

Um voo diário entre Campina Grande e João Pessoa começa a ser operado no dia 20 de outubro, de acordo com o comunicado da companhia aérea que vai oferecer o serviço divulgado na segunda-feira (22). O voo vai sair de Campinas, em São Paulo, pousa em Campina Grande e decola para João Pessoa, pousando no Aeroporto Castro Pinto.

Segundo a empresa, com os novos voos, a capital paraibana ganha uma segunda opção de vovo para Campinas, enquanto Campina Grande passará a ter a primeira linha direta com o principal ponto de conexão da companhia, na cidade Campinas. Já o superintendente do aeroporto João Suassuna, Roberto Germano, destacou que o novo voo contribui para o crescimento do aeroporto, que em agosto atingiu a marca de 119,9 mil embarques e desembarques.

Segundo a empresa, o novo voo sairá de Campinas, em São Paulo, às 9h33, chegando em Campina Grande às 11h35. Do Aeroporto João Suassuna, o voo parte às 12h05, chegando ao Castro Pinto às 12h45. Em seguida, parte para Campinas às 13h15, chegando às 17h42.

Gol amplia oferta de poltronas com mais espaço

A GOL inicia esta semana a comercialização de sua "classe conforto" em todos os seus voos domésticos.

Antes, o produto, chamado 'Gol+ Conforto', era exclusivo da ponte aérea Rio-São Paulo.

Agora, qualquer passageiro de voos nacionais pode optar por pagar um valor adicional para utilizar um dos assentos das primeiras fileiras da aeronave, com mais espaço. As passagens serão oferecidas para voos operados a partir de 1º de outubro.

A expansão do produto já havia sido anunciada em fevereiro, quando a companhia informou que mudaria a configuração de 100% de sua frota que atende a malha doméstica, para a incorporação dos assentos mais espaçosos.

Mas o processo foi mais lento que o inicialmente previsto. Em fevereiro, a estimativa era ter 116 aeronaves com a nova configuração antes do período da Copa do Mundo, "cobrindo 100% das operações do mercado doméstico" - como informou a companhia na época.

Mas em maio a Gol havia alcançado apenas 84% da frota doméstica. O processo de mudança foi interrompido na alta temporada (junho e julho), retomado em agosto, e só será concluído para outubro, com 139 aeronaves com a configuração.

Por isso, só agora a companhia inicia efetivamente a cobrar pelo diferencial de espaço.

Em entrevista à reportagem, o diretor de Produtos da Gol, Paulo Miranda, explicou que preferiram não iniciar a cobrança apenas em alguns trechos, utilizando a parte da frota já reconfigurada, para não criar complexidade de operação. "Isso criaria ineficiência de malha, e contrariaria o DNA da companhia, que é ter estrutura de custo eficiente", disse.

Com a nova configuração das aeronaves, as primeiras fileiras de poltronas passam a ter cerca de 10 centímetros adicionais, alcançando 86,3 centímetros (34 polegadas), e uma reclinação de encosto 50% maior.

O espaço também será maior nas demais fileiras, de cerca de 78,7 centímetros (31 polegadas). Essa mudança reduz a oferta de assentos em cerca de 2%, informou a empresa. De janeiro a agosto, a oferta da Gol reduziu 2,7%.

Além de garantir uma maior taxa de ocupação e um aumento da receita de passageiro por quilômetro oferecido (Prask), a comercialização dos assentos 'Gol+' também colabora no aumento das receitas da empresa, que não divulga os números sobre o produto.

Para os assentos especiais na ponte aérea, comercializados desde novembro de 2013, a Gol cobra um adicional de R$ 30. Nas demais rotas, o valor deve variar de R$ 20 a R$ 40, dependendo da distância e tempo de voo.

Miranda comentou que possíveis ajustes podem ser feitos, conforme o desempenho das vendas.

"A aceitação do produto na ponte superou as expectativas. Nas pesquisas de satisfação, a nota Gol melhorou consideravelmente depois que lançou o Gol+ e recebemos elogios espontâneos, fatos que ajudaram a balizar a expansão", comentou.

Pesquisa interna apontou que a média de satisfação de conforto na ponte aérea foi 11% acima da média geral Gol, segundo dados de julho.

Para o mercado internacional, não há previsão de ofertar o produto, por ora, indicou Miranda. "A prioridade é para os voos domésticos", comentou.

A companhia chegou a divulgar que o serviço seria oferecido até o fim do ano também no segmento, mas o executivo disse que ainda está em análise a possibilidade de efetivamente oferecê-lo.

Ele ressaltou, porém, que como osaviões serão utilizados nas rotas internacionais, os passageiros poderão experimentar gratuitamente os assentos mais espaçosos.

Miranda lembrou que nos voos internacionais mais longos (para EUA, Caracas, Santiago, Santo Domingo, Miami e Orlando), os clientes já têm a opção de compra de bilhetes da classe 'Confort', com assento do meio bloqueado, atendimento a bordo diferenciado e franquia adicional de bagagens. "Nas rotas curtas (como Buenos Aires), a oferta do Gol+ está em avaliação", disse.

A Airbus quer cautela sobre aumento na produção


Aviões: Airbus e a rival Boeing disseram que estão estudando aumentos em planos já recordes
x3.wolfgang / Creative Commons

Airbus adotou uma postura cautelosa sobre a produção de aeronaves nesta segunda-feira, dizendo à indústria de aviação e leasing que vai examinar a cadeia logística e outras condições antes de decidir ampliar mais a produção da sua popular série de corredor único A320.

Os comentários do chefe de vendas John Leahy em um evento do setor vieram após ambas a Airbus e a rival Boeing dizerem recentemente que estão estudando mais aumentos em planos já recordes.

A Boeing indicou que pode elevar a produção de sua série 737 para 52 aeronaves por mês em 2018, já tendo definido planos de produzir 47 por mês até 2017 antes os atuais 42 avisões por mês.

A Airbus está analisando se pode lidar com 50 por mês. "Não vamos buscar produção marginal e não vamos aceitar acordos marginais só para manter o volume", disse Leahy a repórteres em uma conferência em Istambul.

Ele reiterou, no entanto, que isso não significa que a Airbus detectou um recuo na recentemente forte demanda por aeronaves.

Ethiopian Airlines compra 20 aviões a Boeing


Avião Boeing 787 Dreamliner, operado pela Ethiopian Airlines, chega ao aeroporto internacional Jomo Kenyatta, em Nairóbi, Quênia
Thomas Mukoya/Reuters

Boeing anunciou hoje a venda de 20 aviões 737 MAX 8 para a Ethiopian Airlines. A preço de tabela, a encomenda é avaliada em mais de US$ 2,1 bilhões e inclui opções e direitos de compra para outras 15 unidades do mesmo modelo, informou a empresa norte-americana em comunicado para a imprensa.

Em número de aviões, a encomenda é a maior já recebida pela Boeing de uma empresa aérea africana.

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