Aniversário da Aviação de caça da Força Aérea Brasileira


Foto - Sgt. Johnson/Força Aérea Brasileira

Hoje se comemora o dia da Aviação de Caça no Brasil. O motivo no qual essa data é lembrada? Pois bem, aconteceu durante a 2º Guerra Mundial sobre os céus da Itália, onde a FAB fez bonito seu papel.

No dia 22 de Abril de 1945, na base brasileira em Pisa, na Itália, ocorreu algo considerado heroico. Liderados pelo então comandante da Esquadrilha Brasileira, com seus P-47 Thunderbolt, estava o Tenente-Aviador Moura, ele com mais 17 pilotos brasileiros estavam escalados para missões de ataque à pontes, que eram estratégicas para as Forças Alemãs. Ao todo, durante esse dia de 22 de abril, foram feitas 11 missões pelos combatentes brasileiros a bordo do famoso caça P-47 Thunderbolt.

Esse feito foi único e reconhecido inclusive internacionalmente, não é tão simples realizar em apenas um dia 11 missões. Durante essas missões os pilotos realizavam até três missões por voo, em uma delas o então capitão Coelho teria tido seu avião abatido e saltado de paraquedas em território inimigo, o capitão acabou sendo preso pelos alemães.


Caças P-47 também conhecidos pela Bolacha "Senta a Pua!". Foto – Força Aérea Brasileira/Divulgação

Esse é o motivo de se comemorar o Dia da Aviação de Caça, por esse feito incrível dos pilotos brasileiros nos céus italiano durante a Segunda Guerra. Vale lembrar e ressaltar também o trabalho do Tenente Dormelles, que no dia 23 de Abril havia sido abatido e morto em combate, ao todo o Tenente Brasileiro havia realizado 89 missões na 2ª Guerra.

Após essa breve história sobre o motivo do Dia da Aviação de Caça volte os olhos para o que hoje é a nossa aviação de caça, mas para falar do presente temos que voltar um pouco no passado. O então 1º Grupo de Aviação de Caça (que foi o que lutou nos céus da Itália na 2º Grande Guerra) é ativo até hoje na BASC (Base Aérea de Santa Cruz-RJ).

Dassault Mirage III


Foto – Força Aérea Brasileira/Via Flickr

O início da aviação de caça no Brasil de alto desempenho começou em outubro 1972, com a chegada da primeira aeronave supersônica brasileira, o Dassault Mirage III. A aeronave era capaz de voar a Mach 2, ou seja, 2 vezes a velocidade do som.

Assim que chegaram, os novos vetores de defesa aérea brasileira tinham uma nobre missão, que era a proteção do espaço aéreo do Planalto Central, sobre tudo a Capital Federal (Brasília). Para isso foi construída uma base para abrigar o recém-adquirido Mirage 3, o local da base foi à cidade de Anápolis-GO, cerca de 170 km de Brasília. Ao longo de 33 anos o Mirage III operou no Brasil e no ano de 2005 foram enfim aposentados.


Northrop Grumman F-5 Tiger


No mesmo ano a FAB adquiriu outro caça supersônico, o norte-americano Northrop F-5, porém esse não voava no Mach 2, comum para o Mirage III caso precisasse, mas mesmo assim mantinha um grau de agilidade.

O caça norte-americano foi comprado de segunda mão, alguns vindo dos EUA e outros da Jordânia. Com mais de 30 anos de operação no Brasil, precisavam de uma modernização, já que o novo e moderno caça da FAB ainda não havia sido escolhido. Então a Embraer se empenhou em modernizar toda a frota de caças F-5 da FAB, reformulando toda aviônica da aeronave, tornando os comandos e o cockpit atual alinhado aos caças de 4ª geração.

Atualmente 3 bases no Brasil e 3 esquadrões operam o F-5EM/FM (Designação feita após a modernização da aeronave pela Embraer). São eles o 1º/14º GAv sediado em Canoas RS, o 1º/1º GAv sediado em Santa Cruz-RJ e o 1º/4º sediado em Manaus-AM. A Base Aérea de Anápolis também opera com caças F-5EM, através do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), o Esquadrão Jaguar (foto acima).

Dassault Mirage 2000C/B ou F-2000




Com a aposentadoria do Mirage 3 é mais uma vez o adiamento do programa F-X (programa que visava a aquisição de um caça moderno para a FAB). O Brasil, em 2005, comprou da França 12 caças Mirage 2000C/B para substituir o "irmão" em Anápolis-GO. O então "novo" caça da FAB também voava a Mach 2, tinha uma aviônica mais moderna e poderia ser reabastecido em voo.

A vida útil do Mirage 2000 foi relativamente pequena no Brasil, tendo sido tirado de operação em dezembro de 2013. A BAAN (Base Aérea de Anápolis) estava sem caça. Como a FAB tem um lote maior de F-5EM (único caça supersônico atual da FAB), a base é composta por caças F-5 que garantem a segurança do Planalto Central.

Porém os narigudos (como são conhecidos na FAB) serão substituídos pelos novos vetores de Defesa Aérea da FAB. O vencedor do programa FX-2, Saab Gripen NG.


A-1 AMX


Outra aeronave a reação que faz parte da história da nossa aviação de caça é o AMX, jato esse de fabricação italiana, porém foi autorizada a construção em parceria com Embraer aqui no Brasil.

O AMX, ou A-1 como foi designado pelo FAB, é uma aeronave voltada a missões de ataque ao solo, é uma aeronave de asa semi-alta, ágil, porém subsônica. Atualmente no Brasil apenas 2 Esquadrões que operam o A-1, são eles: O Esquadrão Poker e o Centauro, ambos no sul do país. Até o ano passado o Esquadrão Adelphi (1°/16° GAV) operava com o A-1 e A-1M na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro.

O 1º/16º Esquadrão Adelphi foi temporariamente desativado, o esquadrão foi o primeiro a receber o A-1M (O M é a designação de modernizado, uma vez que o AMX está em processo de modernização pela Embraer). A esperança é que o Esquadrão Adelphi volte às atividades, porém em uma nova base e com uma nova aeronave, o Gripen NG.

Embraer 314 A-29 Super Tucano



O Super Tucano é uma aeronave de ataque leve projeta pela Embraer. Cumpre missões de patrulha, treinamento de futuros pilotos de caça, defesa aérea, sobre tudo nas fronteiras do Brasil e atualmente é a aeronave do EDA (Esquadrão de Demostração Aérea), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça.

No requisito treino de futuros pilotos de caça, o A-29 cumpre a missão de voos em formação, manobras de escape e ataque e simulação de combate aéreo. O esquadrão responsável por formar os futuros pilotos de caça é o Joker, sediado em Natal-RN.

Nas missões de defesa aérea os A-29 estão espalhados por bases estratégicas no Brasil. Ao todo temos 3 esquadrões que operam o caça de ataque leve A-29, são eles: O Grifo; o Escorpião; e o Flecha. Os Super Tucano cumprem um papel fundamental que é o combate ao tráfico de drogas nas regiões de fronteira, no qual são utilizados muitos aviões de pequeno porte para a prática criminosa. A FAB já fez missões reais de interceptação de aeronaves que traficam drogas entre os países vizinhos e o Brasil, com os A-29.

Outro aspecto forte do Super Tucano é a boa venda da aeronave para mercados do exterior, o que demostra a forte presença da Embraer no cenário mundial, bem como o reconhecimento internacional da aeronave.


Nova Era da Aviação de Caça no Brasil

Foto – Saab AB

Com o desenvolvimento do SAAB Gripen NG, a Força Aérea Brasileira, terá um caça moderno e mais importante podendo ser construído no Brasil.

O grande saque do programa F-X2 era a transferência de tecnologia, o que de fato era de interesse do Brasil, com isso nos podemos nos capacitar ainda mais para o desenvolvimento do Gripen NG e quem sabe a construção de um caça totalmente nacional no futuro.

Cerca de 40% do Gripen NG poderá ser construído no Brasil e a Embraer fará parte disso. Ao todo o Brasil terá inicialmente 36 lotes do novo caça e a primeira base a receber o novo vetor será a Base Aérea de Anápolis no GO. Ainda se espera que o esquadrão Adelphi volte suas operações já com o Gripen na base em questão.


Outras aeronaves a reação que passaram pela FAB

Antes da chegada dos Mirage 3, F-5, AMX e Mirage 2000, a Força Aérea Brasileira operou as seguintes aeronaves:

• Gloster Meteor

• Lockheed F-80

• Cessna A-37

• Embraer AT-26 Xavante (Operou por muito tempo como caça de treino na formação dos pilotos de caça da FAB. Hoje o treino e a especialização são feita no Embraer 314, o A-29 Super Tucano).

Um parabéns especial da Equipe Aeroflap para todos os envolvidos na aviação de caça, não apenas aos pilotos, mas ao pessoal de solo, aos mecânicos e especialistas armamentos.

Desde a 2º Grande Guerra a FAB faz história. Sim, o Brasil não é um país de conflitos nem tem os melhores caças, porém a dedicação e profissionalismo por parte dos militares é um grande ponto positivo da nossa Força Aérea, uma prova são os resultados positivos na Cruzex e na Red Flag. Um salve aos caçadores do Brasil e um Grito de Guerra que ecoa desde 1944 – "Senta a Pua!!".


Créditos: Aeroflap

Programa de Estagio GOL 2017

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A Gol Linhas Aéreas Inteligentes está com inscrições abertas até o dia 19/05 para o processo seletivo do Programa de Estágio 2017. São aproximadamente 60 vagas disponíveis para trabalhar na sede da companhia, na Central de Relacionamento com o Cliente (SP), e no Centro de Manutenção de Aeronaves (MG).

As vagas estão disponíveis para estudantes dos cursos de Administração, Ciências e Humanidades, Aviação Civil, Comércio Exterior, Economia, Direito, Engenharia (todos os segmentos), Ciências e Tecnologia, Matemática, Estatística, Psicologia, Turismo, Ciências Contábeis, Relações Internacionais, Comunicação Social (Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Marketing), Relações Públicas, Sistemas de Informação, Ciências da Computação e Logística.

O processo é composto por testes online, dinâmica de grupo e entrevista com o RH e gestores. Entre os benefícios concedidos pela companhia, os selecionados receberão bolsa-auxílio compatível com o mercado, vale-transporte, vale-refeição, recesso remunerado, seguro de vida, assistência médica e odontológica. Além disso, os jovens terão a oportunidade de conhecer diversos destinos, nacionais e internacionais, operados pela Gol e aéreas parceiras, utilizando o benefício viagem oferecido pela empresa.

Azul aumentará frequência entre Recife e Europa



A companhia aérea portuguesa, Tap, divulgou nesta quarta-feira (19/04) um balanço em que constata crescimento nas reservas do último verão de suas operações a Recife (PE) com aumento de 144% até o fim de fevereiro em relação ao ano passado. Com a proximidade do verão europeu a Tap anunciou mais um voo semanal para a capital pernambucana, entre junho e outubro deste ano.

Ainda segundo o levantamento da Tap, que neste ano celebra o 50º aniversário dos voos para o Recife, no primeiro trimestre de 2017, a companhia transportou aproximadamente 32 mil passageiros entre Lisboa e o destino nordestino, um aumento de 9 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2016.

Fonte: Mercado e Eventos

Azul faz azuste em sua malha aérea


A Azul já está pronta para colocar em prática, durante o inverno, uma operação especial nos aeroportos onde as condições climáticas costumam impactar a regularidade e pontualidade de seus voos. Para isso, realizará alguns ajustes de forma temporária em sua malha aérea nessas regiões, entre maio e setembro, com o objetivo de evitar atrasos e cancelamentos.

A partir de São Paulo (Viracopos), a Azul decidiu diminuir parte dos voos para Curitiba, Porto Alegre, Lages, Ponta Grossa, Divinópolis, Cascavel e Maringá, enquanto as ligações de e para Londrina, Chapecó e Foz do Iguaçu terão somente ajustes de horário. Já a partir de São Paulo (Guarulhos) está confirmada a redução de operações apenas para Porto Alegre. Os detalhes das mudanças, como datas e horários, estão disponíveis nas tabelas abaixo.

“A preparação da malha aérea de inverno demanda um trabalho complexo de análise de histórico de fechamento desses aeroportos e de como podemos realizar esses ajustes de forma eficiente, mitigando ao máximo os impactos meteorológicos à nossa malha de voos e, consequentemente, às pessoas que voam conosco. Com estes ajustes, queremos continuar a oferecer a melhor experiência de viagem aos nossos clientes”, explica Daniel Tkacz, diretor de Planejamento de Malha da Azul.

Os clientes que compraram passagens para voos no inverno nas bases impactadas estão sendo informados previamente pela companhia sobre alterações de horário ou cancelamentos de voos (neste caso, recebem alternativas como reacomodação gratuita ou reembolso integral). Após o período designado para a operação da malha de inverno, todos os voos voltarão a ser ofertados normalmente.

Viracopos-Lages
Redução de seis para quatro voos semanais (8 de maio a 3 de setembro)
OrigemSaídaDestinoChegadaFrequência
Viracopos13h15Lages15h05Segunda, quarta, sexta, domingo
Lages15h30Viracopos17h15Segunda, quarta, sexta, domingo

Viracopos-Ponta Grossa
Redução de seis para quatro voos semanais (8 de maio a 3 de setembro)
OrigemSaídaDestinoChegadaFrequência
Viracopos9h00Ponta Grossa10h20Domingo
Viracopos13h00Ponta Grossa14h20Segunda, quarta, sexta
Ponta Grossa10h45Viracopos12h00Domingo
Ponta Grossa14h45Viracopos16h00Segunda, quarta, sexta

Viracopos-Divinópolis
Redução de cinco para três voos semanais (8 de maio a 3 de setembro)
OrigemSaídaDestinoChegadaFrequência
Viracopos9h30Divinópolis10h55Domingo
Viracopos14h15Divinópolis15h40Segunda, sexta
Divinópolis11h20Viracopos12h35Domingo
Divinópolis16h05Viracopos17h15Segunda, sexta

Viracopos-Londrina
Somente alteração de horários
OrigemSaídaDestinoChegadaFrequência
Atual
Londrina6h05Viracopos7h25Diária
Londrina14h25Viracopos15h25Domingo a sexta
Londrina17h35Viracopos18h50Sábado
Londrina20h10Viracopos21h30Domingo a sexta
Viracopos9h05Londrina10h33Diária
Viracopos12h20Londrina13h55Domingo a sexta
Viracopos20h20Londrina21h30Sábado
Viracopos22h55Londrina0h20Domingo a sexta
8 de maio a 3 de setembro
Londrina11h30Viracopos12h50Diária
Londrina15h40Viracopos16h55Segunda a sexta
Londrina17h35Viracopos18h55Sábado
Londrina20h10Viracopos21h30Domingo a sexta
Viracopos9h30Londrina11h00Diária
Viracopos13h45Londrina15h15Segunda a sexta
Viracopos15h30Londrina17h00Sábado
Viracopos17h50Londrina19h20Domingo a sexta

Viracopos-Maringá
Redução de três para dois voos diários + alteração de horários
OrigemSaídaDestinoChegadaFrequência
Atual
Viracopos9h05Maringá10h45Diária
Viracopos16h25Maringá18h05Domingo a sexta
Viracopos20h30Maringá22h10Sábado
Viracopos22h00Maringá23h44Domingo a sexta
Maringá5h26Viracopos6h55Segunda a sábado
Maringá6h15Viracopos7h45Domingo
Maringá11h20Viracopos12h55Domingo a sexta
Maringá17h23Viracopos19h00Sábado
Maringá18h40Viracopos20h15Domingo a sexta
8 de maio a 3 de setembro
Viracopos10h05Maringá11h50Diária
Viracopos15h15Maringá17h00Sábado
Viracopos18h00Maringá19h45Domingo a sexta
Maringá11h20Viracopos12h50Diária
Maringá17h30Viracopos19h00Sábado
Maringá20h15Viracopos21h45Domingo a sexta

Viracopos-Chapecó
Apenas alteração de horários
OrigemSaídaDestinoChegadaFrequência
Atual
Viracopos10h45Chapecó12h25Segunda a sexta
Viracopos20h05Chapecó21h45Sábado
Viracopos21h40Chapecó23h20Domingo a sexta
Chapecó6h40Viracopos8h00Segunda a sábado
Chapecó7h05Viracopos8h30Domingo
Chapecó12h55Viracopos14h15Segunda a sexta
8 de maio a 3 de setembro
Viracopos10h15Chapecó11h50Domingo
Viracopos10h45Chapecó12h25Segunda a sexta
Viracopos14h00

fonte: Mercados e Eventos

Gol lidera ranking de passageiros transportados



A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) divulgou na manhã desta quinta-feira (20) os dados do setor referentes ao mês de março. O setor voltou a ter números positivos após 20 meses de queda. Quem continua em alta, no entanto, é a Gol, que permanece na liderança do mercado, com uma participação de 35,22% no doméstico, segui da Latam, com 33,16%. No internacional, a maior fatia de mercado é da Latam, com 77,56%. Veja abaixo os gráficos:





fonte: Mercados e Eventos

Novidades na aviação,

LATAM                                                                      Aumento de voos para Orlando
A partir do dia 05 de maio, a Latam Brasil aumentará de sete para nove o número de frequências semanais entre o Aeroporto Internacional de SP/Guarulhos e o Aeroporto Internacional de Orlando/MCO. Operados por B767s, os voos ainda ganharão frequências extras entre os dias 27 de junho e 16 de agosto, por conta da alta temporada do hemisfério norte passando de nove para 11 operações realizadas semanalmente.
AMERICAN                                                          B777s aumentam oferta de voos entre EUA e Brasil
A American Airlines prepara um ganho de oferta ainda maior para o mercado brasileiro na próxima temporada de verão. A partir do dia 05 de novembro, o B777-300ER substitui o B787-9 Dreamliner nos voos diários entre Dallas/Fort Worth e São Paulo/GRU, um ganho de 27 assentos por voo (378 assentos por semana na rota se contarmos as pernas de ida e volta). E não para por aí. O Rio de Janeiro também ganhará uma maior oferta para Nova York/JFK a partir do dia 04 de novembro. O B777-200ER será escalado no lugar do B767-300ER.
EMIRATES                                             Efeito Trump derruba demanda e faz companhia cortar voos
Parece que o efeito Donald Trump na presidência dos Estados Unidos trouxe uma “deterioração significante” na demanda dos voos da Emirates Airline. Tanto é que a companhia decidiu reduzir as operações para o país já a partir de maio. Embora não tenha cancelado nenhuma rota para os aeroportos norte-americanos que opera atualmente, a companhia afirmou que reduzirá o número de frequências semanais em cinco dos 12 destinos.
AMERICAN                                                 RJ ganha voos diretos para Dallas/Fort Worth
A American Airlines parece estar extremamente ansiosa com a próxima temporada de verão do hemisfério sul. A companhia norte-americana decidiu apostar todas as suas fichas no mercado brasileiro e operará do dia 15 de dezembro deste ano até o dia 16 de fevereiro de 2018 voos diretos entre RJ/RIOgaleão e Dallas/Fort Worth a bordo dos modernos B787-8 Dreamliners.
AMASZONAS                                                      Voos diretos entre Rio de Janeiro e Assunção
O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/RIOgaleão ganhará operações de uma nova companhia a partir de novembro. É a Amaszonas Línea Aérea, que ligará a Cidade Maravilhosa à Assunção, no Paraguai, a partir do dia 29 daquele mês. Este é mais um novo destino internacional do RIOgaleão. O plano da companhia é aumentar de quatro frequências semanais para voos diários até 2018.


créditos: Marcados e Eventos

Air France vai usar Boeing 787 na Rota Paris-CDG - Guarulhos-GRU


Foto - Air France/Divulgação

O novíssimo Boeing 787 Dreamliner da Air France voará em breve para o Brasil, de acordo com o presidente mundial do Grupo Air France-KLM, Jean Marc Janaillac, em entrevista para o Portal Panrotas.

De acordo com Jean Marc Janaillac o Boeing 787-9 da Air France irá fazer uma ou duas ligações (frequências) diárias na rota São Paulo (Guarulhos) – Paris a partir de fevereiro de 2018. Atualmente a única companhia do grupo que usa o Boeing 787 para rotas no Brasil é a KLM, com o voo entre o Rio de Janeiro e Amsterdam.

"Estamos confiantes no mercado brasileiro e da América Latina", disse Jean Marc Janaillac.


Foto – TomOtley/Air France

A Air France recebeu o primeiro Boeing 787 da sua frota em dezembro do ano passado, realizou o primeiro voo com a aeronave no início de janeiro deste ano, dias 7 e 8 de janeiro com partida direto de Paris. O grupo encomendou 18 unidades do Boeing 787-9 e 787-10, com mais 25 opções de compra, e mais doze 787-9 deverão vir da AerCap, uma empresa de Leasing Operacional. Todos os aviões contam com motorização GEnx-1B.

O Boeing 787-9 da Air France está configurado com 225 assentos em Classe Econômica, 21 na Classe Premium Economy e 30 assentos na Business Class, totalizando 276 assentos. O 787 Dreamliner da Air France ainda tem outras vantagens, alinhadas com preocupações globais envolvendo sustentabilidade, o consumo de combustíveis é reduzido em 20% comparado com modelos anteriores da aeronave e há uma redução significativa nas emissões de CO2 (aproximadamente 20%).

Ponte: Panrotas

Viracopos é eleito o 2º melhor aeroporto de carga do mundo



O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foi eleito o 2º melhor aeroporto de carga do mundo no Air Cargo Excellence Awards 2016. A premiação é realizada pela Air Cargo World, uma das principais publicações do setor, e celebra as melhores performances na área de transporte aéreo.

A avaliação é baseada na pesquisa Air Cargo Excellence, que foi criada em 2005 e é divulgada anualmente na Air Cargo World. Aeroportos e companhias aéreas de todo o mundo são reconhecidos de acordo com suas pontuações em vários fatores de desempenho.

No ano passado, Viracopos já havia ficado com o título de melhor aeroporto de carga da América Latina. "Nosso principal objetivo é a otimização da performance do aeroporto para os clientes, tanto para o terminal de passageiros quanto para o terminal de cargas. Essa premiação mostra mais uma vez que nossos investimentos e esforços estão no caminho certo", destacou o diretor-presidente do aeroporto, Gustavo Müssnich.

Desta vez, Viracopos evoluiu para a segunda colocação mundial na categoria de até 400.000ton, ficando atrás somente do aeroporto de San Juan Luis Muñoz Marín Airport (SJU), de Porto Rico, que ficou também com o título de melhor aeroporto de Cargas da América Latina.


Foto – Aeroporto de Viracopos/Divulgação

Em 2014, o Air Cargo Excellence Awards já havia premiado Viracopos como o Melhor Aeroporto de Carga do Brasil e segundo melhor da América Latina, além de ter reconhecido o terminal como o melhor aeroporto da América Latina no quesito Operação de Carga.

Para o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota, cada funcionário do Terminal de Carga é diretamente responsável por mais esta importante conquista. "Sem a dedicação e participação de todos os funcionários que trabalham diariamente para melhorar nossa eficiência e nossa excelência, e sem o apoio dos órgãos brasileiros de fiscalização, Viracopos não alcançaria este prêmio", disse o diretor.

"Ficamos muito satisfeitos com a nossa classificação Platinum, que significa o 2º melhor do mundo. Os investimentos em infraestrutura e significativas melhorias na gestão do terminal de cargas consolidaram Viracopos entre os melhores aeroportos de carga do mundo em sua categoria", declarou o gerente de Operações de Carga de Viracopos, Ricardo Luize

Aeroporto de Curitiba é eleito o melhor do Brasil pela segunda vez consecutiva


Foto - Divulgação / Infraero

O Aeroporto Internacional de Curitiba-São José dos Pinhais/Afonso Pena (PR), administrado pela Infraero, foi eleito, pelo segundo ano consecutivo, o melhor do país pelo Prêmio Aeroportos + Brasil 2017. O terminal paranaense também foi agraciado em outras quatro categorias: Restituição de Bagagem + Eficiente, Aeroporto + Cordial, Aeroporto + Confortável e Aeroporto + Limpo.

Organizado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), o prêmio Aeroportos + Brasil foi entregue nesta quarta-feira (5/4), na sede do ministério dos Transportes, em Brasília (DF). Além do terminal curitibano, o Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), foi eleito o aeroporto com mais facilidade ao passageiro.

A escolha foi apontada pelos próprios passageiros de voos domésticos e internacionais nos 15 aeroportos de maior movimentação no Brasil. Foram ouvidas 55 mil pessoas ao longo do ano de 2016. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, e a margem de erro é de 5%.

As perguntas constantes da entrevista contemplam os indicadores qualitativos descritos nas nove categorias e seguem a escala de avaliação de 1 a 5, sendo 1 para a menor avaliação possível e 5 para a maior avaliação possível. A distribuição amostral das entrevistas considera a distribuição de passageiros prevista para os extratos de embarque e desembarque doméstico e internacional.


Foto – Infraero

Para o presidente da Infraero, Antônio Claret de Oliveira, a premiação só foi possível por conta da dedicação "dia e noite" de todos os funcionários da empresa. "O mérito é da Infraero, principalmente dos funcionários da empresa. Desde as pessoas que recebem os passageiros nos saguões de embarque, aos fiscais de pátios e amarelinhos", disse.

Claret ressaltou ainda que o prêmio Aeroportos + Brasil mostrou a capacidade de reestabelecimento e de volta ao crescimento da Infraero, mesmo nos tempos de crise. "Estamos transformando a crise em oportunidade. E oportunidade significa sermos o melhor aeroporto do Brasil, a melhor empresa do Brasil, e a melhor empresa aeroportuária da América Latina", disse. "Para o futuro, além de mais pódios, teremos resultado e independência financeira", acrescentou.

Esta é a terceira edição do Prêmio Aeroportos + Brasil. Na primeira edição, em 2015, o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes-Gilberto Freyre (PE), também administrado pela Infraero, foi eleito o melhor aeroporto do país.

Instalado em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, próximo aos principais portos da região sul do país – como Paranaguá, Antonina, além de São Francisco do Sul e Itajaí, em Santa Catarina -, o Aeroporto Afonso Pena conta com 36 estabelecimentos comerciais, entre lojas e quiosques, além de 20 pontos de alimentação, uma loja Duty Free com produtos importados, escritórios de três companhias de táxi aéreo e duas salas VIP.

Via – Infraero

Aeroporto de Congonhas bate recorde de passageiros movimentados em março



O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, concluiu o mês de março com novo recorde: o terminal paulistano registrou um total de 1,823 milhão de passageiros, em 18878 pousos e decolagens no decorrer de março deste ano.

Esse número representa um crescimento de 11,9% em relação a março de 2016, que contabilizou 1,629 milhão de passageiros (embarques + desembarques + conexões), e de 14,9% sobre março de 2015 (1,586 milhão de passageiros).

Foto – Infraero/Reprodução

Cabe lembrar que, em 2017, Congonhas registrou o melhor mês de janeiro de sua história, quando 1,927 milhão de passageiros utilizaram o aeroporto.

De janeiro a março deste ano, o terminal paulistano soma o total de 5,3 milhões de passageiros, o que representa incremento de 10% em relação ao mesmo período de 2016, que totalizou 4,8 milhões de passageiros.
Via – Infraero

Airbus realiza teste em piscina de água para o A350-1000



A Airbus realizou o Water Ingestion Test no A350-1000 neste mês, em uma base da Força Aérea Francesa em Istres, no sul da França.

O A350-1000 passou propositalmente ao longo de uma superfície inundada para demonstrar a robustez da aeronave e para garantir que os sistemas da aeronave estejam preparados para a operação normal do A350-1000.

O Water Ingestion Test é feito usando uma "piscina" de água, que é montada em uma pista comum, de pouso ou decolagem. Os tripulantes aceleraram progressivamente a aeronave de encontro para uma grande bacia de água, esse teste é realizado em cinco velocidades entre 80 a 140 nós. Esse teste verifica se os sistemas da aeronave, principalmente os que ficam perto do trem de pouso, suportarão o impacto da água durante o pouso, decolagem ou taxiamento.



A Airbus confirmou o sucesso do teste e aproveitou para documentar com um conjunto de belíssimas fotos e vídeos. Um álbum de fotos pode ser visualizado abaixo.

Essa versão é cerca de 7 metros maior do que o atual -900XWB, isso equivale a cerca de 41 assentos a mais para esse avião, são 366 assentos quando configurado em 3 classes ou 440 em configuração de alta densidade. A cliente de lançamento do A350-1000 é a Qatar Airways, a Airbus espera entregar a primeira aeronave já no segundo semestre de 2017, após obter as certificações. No Brasil a LATAM tem encomendas para 14 aeronaves A350-1000, com entregas a partir de 2018.






Aeroporto de Viracopos registra alta de passageiros em março

A movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), mostrou crescimento no mês de março em relação ao mesmo período do ano passado, com alta de 5,35%. No total, 816562 pessoas usaram as instalações do aeroporto para embarcar ou desembarcar em viagens nacionais e internacionais no mês passado. Já em março de 2016 foram 775091 passageiros.

Também foi registrada alta de passageiros se levado em conta apenas o 1º trimestre de 2017 em relação ao mesmo período de 2016. O crescimento foi de 1,50%, com um total de 2.437.654 passageiros transportados nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano.

"Nos últimos meses de 2016 já apresentávamos quedas menores e, em janeiro deste ano, registramos o primeiro crescimento. Acreditamos que o ritmo de melhora deve aumentar, fazendo com que Viracopos feche 2017 com números mais positivos em relação a 2016", declarou o diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich.

Viracopos – Balcões de check-in

Outro destaque ficou para o crescimento de 39,72% em março de passageiros que utilizaram o aeroporto em viagens internacionais. Foram 40192 no mês passo contra 28767 de março de 2016. Viracopos possui voos diários para Fort Lauderdale (EUA), Orlando (EUA) e Lisboa (5 frequências semanais). O aeroporto ganhou dois voos a mais por semana para Lisboa neste ano em relação a 2016, quando eram três voos semanais. Em 2017 também foram ofertados voos para Punta del Este, no Uruguai, que aconteceram durante a alta temporada.

"Esse crescimento de passageiros de voos internacionais demonstra mais uma vez que Viracopos tem demanda e deve crescer ainda mais nos próximos anos como novos destinos para o exterior", disse Müssnich.

Na próxima temporada de férias, entre os meses de julho e agosto, Viracopos terá um novo destino internacional. A Azul terá voos diretos de Campinas para Bariloche (Argentina), aos sábados.

Em Ranking de 10 companhias aéreas, Emirates é a número 1 do mundo e Azul fica na terceira colocação

A Emirates Airline foi eleita a melhor companhia aérea do mundo, de acordo com um ranking feito pelo TripAdvisor. A principal companhia dos Emirados Árabes Unidos já é conhecida por trazer em sua frota composta somente pelos aviões Boeing 777-300ER e o Airbus A380, muito luxo e conforto aos passageiros.

A Emirates se destacou pelos seguintes aspectos: Melhor Classe Econômica, Melhor Primeira Classe e Melhor companhia aérea. A companhia ainda ganhou o prêmio de melhor companhia do Oriente Médio e África.

"Estamos honrados em sermos nomeados a melhor companhia aérea do mundo em 2017 no Travelers' Choice® Awards para companhias aéreas do TripAdvisor. O fato de a premiação ser resultado de avaliações imparciais e feedbacks ressalta nosso compromisso de oferecer uma experiência de viagem superior aos nossos clientes. Queremos que os viajantes continuem vendo a Emirates como a primeira escolha, independentemente do local escolhido para viajar. É por isso que continuamos investindo em produtos e serviços em todas as categorias de voo, e a razão por nossa equipe trabalhar duro e se entregar para oferecer a melhor experiência para nossos clientes, tanto a bordo quando em solo, todos os dias", disse Tim Clark, presidente da Emirates Airline.

A novidade é que foi a primeira vez que o TripAdvisor abriu a premiação para companhias aéreas. O resultado do ranking é baseado nos votos dos próprios usuários dos serviços, no caso passageiros, que ao longo de 12 meses avaliaram a companhia.

Fora a Emirates, foram eleitas outras nove companhias aéreas como as melhores do mundo e no ranking se destaca a brasileira Azul Linhas Aéreas, que ficou classificada na terceira posição, algo que é importante para a aviação comercial brasileira e para o Brasil como um todo.

"O resultado do TripAdvisor é muito importante porque coloca em evidência as opiniões das pessoas que mais importam para nós: os Clientes. Esta é uma conquista muito significativa em um dos sites de viagem mais relevantes do mundo, e reflete o esforço diário e o trabalho impecável dos nossos mais de dez mil Tripulantes para que os viajantes possam ter a melhor experiência. Quero, aqui, agradecer a todas as pessoas que nos avaliaram tão positivamente, e estender o muito obrigado aos nossos colaboradores", disse Antonoaldo Neves, presidente da Azul. "Parabenizo também David Neeleman, por ter duas de suas empresas fundadas entre as cinco melhores aéreas do mundo", completa Antonoaldo.

Aeroporto de Congonhas completará 81 anos nessa quarta-feira

O Aeroporto de Congonhas chega aos 81 anos nesta quarta-feira, 12 de abril, atingindo a marca de mais de 57 mil passageiros e 580 pousos e decolagens por dia. É o segundo aeroporto mais movimentado do país, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), apesar de operar 17 horas por dia com voos exclusivamente domésticos.

Em comemoração ao aniversário, o terminal ganhará novos serviços, a fim de ampliar a satisfação de passageiros e usuários e, por que não, de visitantes, resgatando um antigo costume da sociedade paulistana em frequentar o aeroporto para lazer.

Nesta semana, o restaurante Noar – Culinária à Mão abre as portas no 2º andar do terminal de passageiros. Repaginado, mas preservando as características históricas do projeto original, o restaurante vai apostar em um cardápio dedicado à comida brasileira contemporânea com toques internacionais. Registros importantes à história de Congonhas compõem a decoração do ambiente, arrematado por mobílias de designers brasileiros. Além das opções à la carte ou buffet, o restaurante também irá dispor de lounge, café e bar, onde será servido o Noar Congonhas – um drink inusitado, criado especialmente em homenagem ao aeroporto.

Além disso, um projeto ousado e inédito em aeroportos brasileiros deve começar a ganhar forma. Trata-se de um espaço multicultural que pretende dar vida à praça do edifício garagem do aeroporto, até então utilizada apenas ocasionalmente. Feiras, shows, musicais nacionais e internacionais, eventos gastronômicos, entre outros, deverão compor a programação do local, batizado de Congonhas Showcase. A expectativa é de que a abertura aconteça em junho deste ano.

"O foco de nossas ações é a satisfação das pessoas que passam por aqui, seja passageiros, comunidade aeroportuária ou visitantes. Nosso objetivo é dialogar com esses públicos, de modo a fazer de Congonhas um aeroporto cada vez mais completo: confortável, seguro, ágil e com opções diversificadas de lojas, restaurantes e serviços", revela o superintendente da Infraero no Aeroporto de Congonhas, Aparecido Iberê de Oliveira.

"No passado, Congonhas era ponto de encontro de amigos por ter um dos poucos cafés 24 horas da cidade. Bailes carnavalescos também eram realizados no terminal. Com o projeto do espaço multifuncional, esperamos resgatar esse vínculo com a sociedade de forma geral", finaliza o superintendente.

Fonte: Divulgação/Infraero 

Aeroporto de Recife recebe investimentos de R$ 7,5 milhões em melhorias no pátio de aeronaves

O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre (PE) deu início no dia 4 de maço a duas obras de melhorias no pátio de aeronaves: ampliação de posições de estacionamento e recuperação dos pits. Após a conclusão, prevista para fevereiro de 2018, a área do pátio passará dos atuais 110,5 mil metros quadrados para cerca de 122 mil metros quadrados, criando mais quatro posições para estacionamento de aeronaves do tipo ATR ou duas posições para aeronaves do tipo Boeing 737-800 ou Airbus 320. O valor total dos investimentos é de R$ 7,5 milhões.

A execução dos serviços visa à ampliação do pátio de aeronaves, como medida adicional para incrementar o número de posições de estacionamento de aeronaves, aumento da via de serviço ao longo do pátio e iluminação da área ampliada. A intervenção vai reformar, ainda, caixas de hidrantes para abastecimento de aeronaves, caixas de ponto baixo que servem para auxiliar na manutenção dos pits de abastecimento, caixas de utilidades (água potável e esgoto) e placas de concreto do pátio.

As obras serão executadas no período das 7h às 17h. Os serviços serão realizados por etapas, planejados para reduzir o impacto na operação aeroportuária.

O Aeroporto Presidente João Suassuna

O Aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande (PB), terá horário de operações diferenciado. O terminal paraibano, que hoje opera de 0h às 18h, passará a funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O objetivo da mudança é atender a possíveis demandas da aviação civil, seja de aeronaves da aviação regular ou de operações da aviação geral.

Atualmente, o aeroporto conta com 3 voos diários (2 da Gol e 1 da Azul). Em 2016, o terminal paraibano registrou 128.149 embarques e desembarques, e 3.405 pousos e decolagens.

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