A reforma, iniciada em abril deste ano com investimentos de R$ 32,87 milhões, vai revitalizar todo o pátio de aeronaves, aprimorando o espaço para receber os aviões que operam no terminal. A previsão de conclusão das obras é julho de 2015 e a empresa responsável pelos serviços é a Alves Ribeiro S/A.
Os serviços serão executados numa área total de 73.813 m², contemplando todas as posições de estacionamento, e foram divididos em dez fases para manter a segurança e regularidade das operações de pouso e decolagem do terminal carioca. Além disso, a Infraero criou também duas posições remotas de estacionamento de aeronaves, localizadas na ala norte do pátio de aeronaves. “À medida que as reformas dos lotes forem concluídas, as posições já serão liberadas para as aeronaves de voos regulares. Esse fluxo compensa a interdição das posições em reformas”, explicou o superintendente do aeroporto, Aparecido Iberê da Oliveira.
Os serviços foram planejados para evitar interferências nas operações durante a realização de eventos como a Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude e Rock in Rio. “Todos esses eventos foram recebidos com sucesso e as obras não afetaram o fluxo de embarques e desembarques do Santos Dumont”, afirmou Iberê.
A reconstrução do pátio de aeronaves do terminal carioca aprimorará a estrutura do espaço, tornando-o mais moderno e durável e reduzindo os custos de manutenção da área.
Galeão recebe novas escadas rolantes
Outra melhoria entregue pela Infraero no Rio de Janeiro foi o conjunto de cinco novas escadas rolantes no saguão do terminal 1 do Aeroporto do Galeão. Os equipamentos foram liberados para uso na última quinta-feira (3/10) e ligam o estacionamento à praça de alimentação, passando pelos pisos de embarque e desembarque. Essas novas escadas se somam às cinco já entregues. Ao todo, R$ 13,4 milhões serão investidos pela Infraero em 58 novas escadas rolantes dos dois terminais.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Infraero