Os paraibanos passarão a contar com uma nova rota aérea integrando o circuito Recife-João Pessoa-Natal, com vôos contemplando a Capital paraibana e Campina Grande.
A partir de dezembro, a empresa No Ar, que atua no segmento da Aviação Regional, passa operar no
Aeroporto Presidente Joao Suassuna ofertando 2 vôos diários ligando
Campina Grande-João Pessoa-Natal e Recife-Campina Grande, com aeronaves de pequeno porte.
Uma nova rota, desta feita ligando Ceará, Paraíba e mais outro estado está sendo acertada, com vôos que poderão incluir o aeroporto de Cajazeiras, cujas obras estão em andamento, conforme revelação do secretário de Turismo e Desenvolvimento da Paraíba, Diego Tavares. “Já para o próximo ano estamos fechando entendimentos visando incluir o aeroporto de Cajazeiras”, informou.
A implantação de vôos regionais, ligando estas cidades, vai estimular o turismo e facilitar mais a vida de pessoas que dependem de negócios nessas cidades. “São vôos curtos e de preços acessíveis, além de efetuar a ligação a um aeroporto nacional, como o Guararapes, de onde saem vôos para qualquer parte do mundo”, comenta o secretário.
De acordo com Diego Tavares, somente no ano passado a Paraíba recebeu mais 1,4 milhão de turistas que teriam movimentado cerca de R$ 200 milhões na economia do Estado. Conforme Tavares, grande parte destes turistas chegaram ao Estado de avião.
“Estamos divulgando a Paraíba em várias feiras e eventos. Houve um acréscimo de mais de 66% no fluxo de passageiros nos aeroportos de João Pessoa e Campina Grande, e boa parte destes passageiros vem para conhecer o Estado”, afirmou.
Conforme relatório elaborado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), nos meses de janeiro e fevereiro deste ano 187.657 passageiros passaram pelo Aeroporto Castro Pinto, na zona metropolitana de João Pessoa, e pelo Aeroporto de Campina Grande.
Com relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 111.996 embarques e desembarques, houve um acréscimo de 67,55% no fluxo de passageiros.
Com relação aos últimos quatro anos, o aumento registrado no primeiro bimestre do ano foi de 113,6%, já que em 2006 foram realizados 87.817 embarques e desembarques. A Infraero não revelou, no entanto, os números de embarques e desembarques separadamente.
Saiba mais – A No Ar já vem atuando em outros estados na aviação regional, de modo a facilitar a conexão aos grandes centros. Os aeroportos paraibanos já estão sendo contemplados, pela Infraero, com PPA – Posto de Abastecimento de Aeronaves, visto que o movimento se intensificará com a entrada em operação desses vôos regionais.
Campina Grande, que será contemplada parcialmente com os vôos da No Ar, já vem batalhando para conseguir um terceiro vôo da empresa Gol Linhas Aéreas, contemplando o aeroporto João Suassuna, que ainda não foi viabilizado em função da limitação de aeronaves por parte da empresa.