GOL inclui Juiz de Fora a sua malha de destinos
Alerta GOL sobre o horário de verão
A partir das 23h59 deste sábado (21) o horário de verão chega ao fim. O seu bilhete já tem os horários locais das cidades de origem e destino. Basta seguir os horários conforme a cidade de origem.
Aproveite e faça seu check-in inteligente pelo site, aplicativo GOL para smartphones ou em nosso totem de auto-atendimento:
• Voos nacionais: De 7 dias a 45 minutos antes do voo
• Voos internacionais: De 7 dias a 1h15 antes de voo.
Fonte: Gol Linhas Aéreas
Comunicado TAM sobre o término do horário de verão
Devido ao término do horário brasileiro de verão neste fim de semana, a partir da zero hora de domingo (22), a TAM Linhas Aéreas recomenda aos seus passageiros de voos domésticos e internacionais que fiquem atentos ao horário do embarque.
A volta dos relógios ao horário normal impactará a malha aérea do Norte e do Nordeste do país, estados que não adotaram o horário de verão, em vigor desde o dia 19 de outubro de 2014. Nelas, os horários de chegada e partida dos voos serão postergados em uma hora em relação ao horário local em vigor.
Os bilhetes da TAM para todos os voos domésticos e internacionais operados após a zero hora de domingo (22/2) já foram processados e emitidos pela companhia com os horários corretos de embarque e desembarque.
A TAM recomenda que aos passageiros confiram os bilhetes e, em caso de dúvida, consultem informações do voo no site www.tam.com.br/consulta.
Fonte: TAM
Aeroportos da Infraero ganham estação meteorológica com painel solar
O Aeroporto de Jacarepaguá (RJ) é o primeiro da Rede Infraero a receber uma estação meteorológica de superfície com utilização de painel solar. Essa medida objetiva aperfeiçoar a captação das informações meteorológicas, ampliando o nível de segurança no processo de aproximação das aeronaves nos pousos e decolagens.
De acordo com Antônio Milanez, gerente de Projetos de Implantação de Sistemas e Equipamentos de Navegação Aérea, a utilização dessa tecnologia de ponta, além de conferir maior confiabilidade aos dados meteorológicos repassados à torre de controle, proporciona economia no consumo de energia elétrica. O equipamento está instalado na Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) que funciona dentro do sítio aeroportuário. A próxima etapa é a homologação pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
“A opção pela utilização do painel solar se deve a fatores como rapidez no processo de instalação, acuidade na obtenção de informações meteorológicas e por ser uma tecnologia sustentável”, afirma o engenheiro, ao ressaltar que o nível de incidência solar existente no Brasil também contribuiu para a escolha.
Além de Jacarepaguá, serão instaladas estações em outras 38 EPTAs em terminais da Infraero até o final deste ano. A implantação desses equipamentos, importados da Finlândia, atendem às determinações do Decea e normas da Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci). O investimento é da ordem de R$ 20 milhões.
Tecnologia sustentável
O painel solar fornece a energia necessária para alimentar todos os equipamentos de medição, sensores meteorológicos, processamento e comunicação instalados na estação meteorológica do sítio secundário, que capta informações como nível de umidade relativa, direção e velocidade do vento. Os aeroportos já contam com uma estação principal, que registra, além desses dados meteorológicos do sitio secundário, informações como pressão atmosférica, altitude das nuvens em relação à cabeceira da pista e índice pluviométrico. Esses Itens compõem o trabalho de monitoramento das condições meteorológicas na área do aeródromo executados por observadores.
Funcionamento das EPTAs
Essas estações abrigam serviços meteorológicos, de tráfego aéreo, de telecomunicações e informações aeronáuticas, além de disponibilizar uma rede de auxílios de navegações aérea. Além disso, os órgãos dispõem ainda da estrutura necessária para acionar os recursos de busca e salvamento, no caso de uma emergência aeronáutica. Entre as informações repassadas pelas EPTAs, estão dados da situação do tráfego aéreo no campo de atuação da estação, informações sobre as condições meteorológicas nos aeroportos de partida e destino das aeronaves, alteração das condições operacionais de um aeroporto devido ao tempo e também dados sobre a situação climática ao longo da rota, informações importantes para elaboração do plano de voo pelos pilotos das aeronaves.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Infraero
Aeroporto de Petrolina tem recorde de passageiros e carga
Foto ilustração |
Com essa conquista, o terminal de cargas do Aeroporto de Petrolina consolida a curva de crescimento que vem registrando nos últimos anos, firmando-se como um importante equipamento para o desenvolvimento da região do Vale do São Francisco.
Com uma pista de 3.250 metros, o aeroporto conta com uma frequência semanal regular para Luxemburgo – operada pela empresa Cargolux -, além de outro voo extra durante a alta da safra, entre outubro e novembro.
Para Rodrigo Siebra, superintendente do Aeroporto de Petrolina, além de continuar como importante exportador das frutas produzidas na região – graças à fruticultura irrigada do Vale do São Francisco -, em 2014 o Teca realizou a primeira importação – maquinários para uma empresa em instalação na região. “Para 2015, nossa meta é ampliar a movimentação da carga de importação. Hoje já contamos com um cliente fidelizado na importação de alho por meio do nosso terminal”, destacou o superintendente.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Infraero