Obras em ritmo acelerado no Aeroporto de Fortaleza


As obras de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional de Fortaleza/Pinto Martins (CE), em curso desde o início de junho, seguem com várias frentes de serviço. Nesses dois primeiros meses de trabalho, já foram iniciados os serviços preliminares de topografia, supressão vegetal, demolições e terraplanagem. Os trabalhos, que fazem parte do cronograma de obras da Infraero para a Copa de 2014, terão investimentos da ordem de R$ 336,6 milhões.

Até o final de 2012, a programação da obra prevê a conclusão dos desvios de acesso ao aeroporto e a construção do canteiro de obras. Além disso, serão iniciadas ainda em 2012 intervenções no lado leste do terminal de passageiros e a construção do novo pátio remoto de aeronaves.

Segundo o planejamento da Infraero, o projeto será concluído em duas etapas. A primeira fase será concluída em dezembro de 2013, elevando a capacidade do aeroporto para cerca de 9 milhões de passageiros ao ano. A segunda etapa, com previsão de conclusão em fevereiro de 2017, deverá ampliar a capacidade operacional de Fortaleza para 14,2 milhões de passageiros anuais.

Além das obras de ampliação, a Infraero está conduzindo também o processo de aquisição de novas pontes de embarque para o aeroporto. O edital para a licitação foi lançado no final de julho, com abertura de licitação prevista para 13/8. Até o final da obra, serão licitados outros lotes, contemplando equipamentos como escadas rolantes, esteiras de bagagens, elevadores e mobiliário.

O superintendente do Aeroporto de Fortaleza, Wellington Santos, enfatizou o escopo dos investimentos destacados para o terminal. “Os valores e aumento da capacidade previstos no planejamento refletem o empenho da Infraero em modernizar sua rede para atender a crescente demanda do setor aéreo nacional”, disse.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Infraero

Aeroporto Florianópolis terá novo terminal de passageiros



















A Infraero publicou nesta quinta-feira (2/8), no Diário Oficial da União, o edital de licitação para as obras do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Florianópolis/Hercílio Luz. As obras serão contratadas pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC), na forma eletrônica, e todas as etapas serão processadas pela internet, por meio do site do Banco do Brasil.

Está será a primeira licitação eletrônica para contratação de obras de grande porte no Brasil, conforme prevê a lei que instituiu o RDC. “O objetivo é trazer para contratações da administração pública o uso da tecnologia, ampliando a eficiência com uso da ferramenta eletrônica, a exemplo do Pregão. Nesse sentido, a parceria entre Infraero e o Banco do Brasil foi de fundamental importância para termos um sistema confiável e seguro”, afirmou o superintendente de Licitação e Compras da Infraero, José Antônio Pessoa Neto.
 A abertura da licitação está agendada o dia 30/8, às 9 horas. Para participar, os concorrentes deverão se cadastrar no site do banco e as propostas de preços poderão ser apresentadas até um minuto antes do início do processo. Já os documentos de habilitação técnica e financeira deverão ser enviados à Infraero, nos termos previstos no edital.

Conforme prevê a legislação do RDC, os participantes deverão apresentar suas propostas de preços dentro do orçamento de referência da obra. O valor orçado pela Infraero será informado aos concorrentes no encerramento do processo, ficando disponível para acesso imediato aos órgãos de controle interno e externo. Aqueles que forem classificados passam à fase de lances. Vencerá essa etapa a empresa ou consórcio que apresentar o menor valor para executar as obras. Após os lances, a Infraero avaliará a habilitação técnica e financeira do vencedor. Caso haja desclassificação, os outros colocados poderão ser convocados, desde que comprovem a habilitação.

O prazo para execução dos serviços é de 810 dias a partir da emissão da Ordem de Serviço. De acordo com o planejamento da Infraero, a obra está prevista para ser entregue no segundo semestre de 2014. O novo terminal terá área de 33,8 mil metros quadrados e capacidade para até 6,7 milhões de passageiros por ano, além de contar com quatro pontes de embarque.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Infraero

Tradução outros idiomas

Encontre o que procura