Domingueira Fantástica - A fila de Congonhas

Semana Fantástica - A fila de Congonhas


A foto de hoje foi feita por um piloto da GOL. Ela mostra a fila de aviões que se forma diariamente em Congonhas, aguardando a sua vez para decolar. Ele diz que também existe uma outra fila do mesmo tamanho, aguardando autorização para o pouso. É impressionante. 

Um carioca maldoso ( que não é o meu caso) vendo a foto, poderia dizer que é uma fuga em massa de cariocas para o Rio de Janeiro. Outros poderiam dizer que São Paulo está acabando e todos estão fugindo para locais mais seguros. 

Eu prefiro a versão do filme "Branca de Neve", com a fila de anões cantando: "Eu vou, Eu vou, prá casa agora eu vou". 

FABIO JUNIOR

TAM reduz preço de passagens São Paulo – Lima para R$ 337 ida+volta

promoção da TACA que tem passagens São Paulo – Lima por apenas R$295 ida+volta. Em resposta a essa promoção, a TAM reduziu seus preços e está vendendo São Paulo – Lima por R$337 ida+volta com mais opções de datas que a TACA.
No caso da TAM as viagens precisam ser feitas em março, mas há várias opções de datas.
Como essa redução de preços é uma resposta à promoção da TACA, imagina-se que essa tarifa não deva ficar no ar durante muito tempo.

Você pode comprar as passagens clicando no link abaixo ou diretamente no site da TAM.
São Paulo – Lima R$337 ida+volta

 
 
 

Confira como foi o primeiro voo da AZUL em aviões ATR realizado ontem

 

Ontem (01/03/2011) a Azul realizou seu primeiro voo com seus novos aviões turbo-hélice ATR e, como não poderia deixar de conferir a novidade.
A Azul irá utilizar esses aviões ATR para atender rotas curtas entre grandes aeroportos e cidades pequenas. Inicialmente a empresa usará esses aviões ligando Campinas a São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Marília, Uberaba e outras cidades de pequeno e médio portes. Posteriormente, essa mesma idéia será aplicada entre Porto Alegre e cidades próximas, Belo Horizonte e cidades próximas e em seguida a outras regiões.
Confira aí como foi a experiência do leitor Damione Damito. Como as fotos foram tiradas de celular, não estão muito boas.
O no novo trecho, Campinas – Ribeirão Preto, que foi feito no novo turbo-hélice ATR 72-200 arrendado pela Azul enquanto os ATR 72- 600 não estão prontos.
Cheguei com uma hora de antecedência e o serviço de check-in foi conforme o esperado, nenhuma novidade em relação aos simpáticos e prestativos funcionários, que inclusive brincaram e responderam às inocentes perguntas da minha filha, uma mocinha muito curiosa rs.
O embarque foi marcado por espera… dentro da sala de embarque, após longos minutos dentro do ônibus superlotado que nos levaria até a aeronave e, finalmente, dentro da mesma. Saímos com cerca de 35 minutos de atraso.
O voo foi auxiliado por duas simpáticas comissárias de bordo, sinto me na obrigação de elogiar o bom gosto do RH dessa empresa para escolher funcionárias tão bonitas, devem ter sido contratadas em agências de modelos =). Dentro do avião tem-se a sensação de estar em um mini Embraer 190, ou seja, tudo muito parecido com os jatos da Azul, porémem tamanho reduzido. Tivemos o voo de ida com bastante instabilidade, causada por uma forte chuva com muitas nuvens altas, segundo nos informou o piloto. Já esperava um pouco desse balanço devido ao tamanho do ATR, porém nem isso foi capaz de tirar a tranquilidade da minha pequena. Comparando com os e-jets utilizado pela Azul posso concluir que o turbo-hélice é um pouco mais ruidoso, porém nada que me deixasse incomodado, talvez pelo curto tempo de voo (cerca de 40 minutos). Segundo a revista de bordo (o único entretenimento presente) o ATR leva dez minutos a mais para cumprir o mesmo trajeto  que o e-jet, porém usa metade do combustível: vantagem para o nosso planeta, para os cofres da companhia e também para nós, que podemos viajar pagando menos.

A chegada no aeroporto de Ribeirão foi marcada por uma suave aterrissagem e um voucher de 50 reais de presente a cada passageiro em comemoração ao primeiro dia desse trecho.
Ribeirão possui um pequeno aeroporto, o menor que vi até hoje, possui apenas 1 pequena livraria e uma lanchonete com pouquíssimas opções. O check-in de regresso foi feito com muita tranquilidade porém o embarque teve 50 minutos de atraso que foi justificado pelo piloto pela troca da aeronave (???).
Ao contrário da ida, o retorno foi absolutamente tranquilo (tirando os embalos da decolagem). Porém, me senti muito incomodado, assim como diversos outros passageiros que pude notar, pelo calor no interior do avião. Parecia que o ar não estava dando conta do recado, problema que foi amenizado pelos vários copos de água servidos prontamente pelas comissárias após a solicitação dos viajantes com a aeronave ainda em solo e posteriormente pelas bebidas com gelo, o de sempre da Azul.
O voo foi marcado por ruídos estranhos a mim, não sou perito em aviões muito menos os desse tipo (essa foi a minha terceira viagem em turbo-hélices), que me deixaram um pouco tenso rs. Em certo momento, após um estalo seguido por uma desaceleração e declive de aproximadamente uns 20 graus, ouvi uma piada de um senhor ao lado: "Fiquem tranquilos, a hélice ainda está girando". Outro ruído marcou a aterrissagem, muito semelhante a uma freiada de caminhão. Mais uma vez esclareço que não sou apto a dizer se isso é normal ou não, apenas relato o que me chamou atenção.  Apesar de tudo, foi mais um pouso suave.
Enfim, um voo tranquilo e de acordo com o esperado. Parabéns à Azul por estar auxiliando o desenvolvimento da aviação doméstica brasileira com um serviço com excelente custo/benefício.
 

TAM investe US$ 3,2 bilhões em novas aeronaves para atender crescimento do mercado


Os 34 novos aviões serão usados na renovação e na expansão da frota; objetivo é suprir a crescente demanda esperada para os próximos 20 anos

Companhia é o primeiro cliente da América Latina para os novos Airbus A320neo e ampliou contrato com a Boeing em mais dois B777-300ER

São Paulo, 28 de fevereiro de 2011 – A TAM Linhas Aéreas anunciou hoje que realizou a encomenda de 32 aeronaves da Família Airbus A320 e de dois Boeing 777-300ER. Os aviões serão utilizados para a renovação e a expansão da frota da companhia, fortalecendo suas operações tanto no mercado doméstico quanto no internacional. Dessa forma, a empresa se prepara para atender à crescente demanda por viagens aéreas, mantendo o nível elevado dos serviços oferecidos aos clientes.

O montante destes novos pedidos, baseado em valores de lista, é de aproximadamente US$ 3,2 bilhões.

Das 32 aeronaves encomendadas à Airbus, 22 são do novo modelo A320neo e dez da Família A320. Os aviões desse novo pedido serão entregues entre 2016 e 2018. A escolha do motor será anunciada pela companhia aérea posteriormente.

A TAM é o primeiro cliente da América Latina — e um dos primeiros do mundo — dos A320neo. A novidade da Airbus incorpora motores mais eficientes e um componente aerodinâmico posicionado na extremidade livre de cada asa, chamado Sharklet. Essas inovações proporcionam economia significativa de combustível de até 15%, o que representa até 3,6 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) anuais por aeronave. Além disso, o A320neo oferece redução de dois dígitos em emissão de Óxidos de Nitrogênio (NOx) e reduz consideravelmente o ruído do motor. A estrutura do novo avião terá mais de 95% em comum com os atuais produtos da linha, porém oferece até 950 km a mais de alcance ou duas toneladas mais de carga útil.

Atualmente, a TAM tem quatro Boeing 777-300ER em sua frota. As duas aeronaves do pedido anunciado hoje serão entregues em 2014. A empresa já havia encomendado à fabricante quatro aeronaves que serão entregues em 2012 e duas em 2013. Assim, em 2014, quando todos os aviões forem entregues, a companhia terá 12 Boeing 777-300ER em sua frota.

Com cabine espaçosa e capacidade para transportar 362 passageiros em três classes de serviço, o B777-300ER é um dos mais eficientes aviões comerciais de dois motores do mundo. Produz 22% menos dióxido de carbono por assento e seu custo operacional por poltrona é 20% menor. A distância máxima que percorre é de 14.685 km.

"Os novos aviões da Airbus e da Boeing nos ajudarão a reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes, tornando nossas operações cada vez mais eficientes, mantendo os altos níveis de segurança da companhia. Isso significa benefícios econômicos para nossos clientes e mais respeito ao meio ambiente", afirma Líbano Barroso, presidente da TAM Linhas Aéreas.

Mercado aquecido – A TAM tem uma frota com idade média entre 6 e 7 anos, uma das mais novas do mundo, equipada com as melhores e mais avançadas opções de equipamentos e software oferecidos pelos fabricantes. Atualmente, são 152 aviões, sendo 140 modelos da Airbus (26 A319, 86 A320, 8 A321, 18 A330 e 2 A340), 7 da Boeing (4 B777-300ER e 3 B767-300) e 5 ATR-42, utilizados pela Pantanal. O plano de frota da companhia prevê encerrar este ano com 156 aeronaves e chegar à marca de 182 até o final de 2015.

A empresa já começa a se preparar para os anos seguintes a 2015 porque a procura por voos, tanto domésticos quanto internacionais, deverá continuar crescendo significativamente. Análises da companhia indicam que a demanda continuará aquecida nos próximos 20 anos, com um crescimento médio de 9% ao ano, sendo impulsionada por clientes viajando tanto a negócios quanto a lazer.

Em 2010, a procura por voos domésticos cresceu 23,47%, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A TAM estima para 2011 um crescimento de demanda de passageiros no mercado brasileiro de aviação comercial entre 15% e 18%. "Neste ano, vamos continuar otimizando nossos custos pela utilização saudável de nossas aeronaves no mercado doméstico, crescendo de 10% a 14% em oferta. No mercado internacional nossa disponibilidade de assentos crescerá 10% com o lançamento de duas novas rotas ou freqüências", comenta Barroso.

Para o presidente da holding TAM S. A., Marco Antonio Bologna, o investimento de US$ 3,2 bilhões em novas aeronaves é mais um exemplo da crença do grupo na manutenção do atual ciclo de crescimento da economia brasileira e na solução das questões de infraestrutura, fundamental para a expansão sustentável do transporte aéreo. "A TAM, como grupo de multinegócios ligados à aviação, está bem posicionada para contribuir com investimentos relevantes no setor."

A TAM Linhas Aéreas (www.tam.com.br) opera voos diretos para 45 cidades no Brasil e 18 na América do Sul, Estados Unidos e Europa. Por meio de acordos com empresas nacionais e estrangeiras, chega a outros 89 aeroportos brasileiros e 87 destinos internacionais, incluindo a Ásia. É líder no setor de aviação no país, com market share de 43,4% no último mês de janeiro. Também detém a liderança entre as companhias brasileiras que operam rotas para o exterior, com 85,2% do mercado em janeiro. Com a maior frota de aviões de passageiros do país (152 aeronaves), a TAM atende seus clientes com Espírito de Servir e busca tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população. É pioneira, entre as companhias aéreas brasileiras, no lançamento de um programa de fidelização; o TAM Fidelidade já distribuiu 13 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus, que possui hoje 8 milhões de associados. Membro da Star Alliance – a maior aliança de companhias aéreas do mundo – desde maio de 2010, a empresa integra uma rede que abrange 1.160 destinos em 181 países.




TAM garante novos vôos para João Pessoa e inclusão de Campina Grande na malha aérea.


Segundo informações do site:

o governador e representantes do trade paraibano estiveram com o presidente da TAM, Líbano Barroso,
o vice-presidente Paulo Castelo Branco e o diretor Marcelo Mendonça para solicitar a disponibilização de mais vôos e
horários da companhia para João Pessoa que hoje é de seis por dia, a inclusão de Campina Grande na rota da companhia.

O presidente Líbano Barroso recebeu os pleitos e informou que fará estudos sobre a possibilidade de incluir
novos vôos e horários alternativos para o aeroporto Castro Pinto, mas adiantou que a empresa projeta incluir
a praça de Campina Grande ainda este ano. "Temos interesse de expandir o mercado na Paraíba principalmente
porque o governo estadual está agindo como indutor do desenvolvimento do turismo.

Tradução outros idiomas

Encontre o que procura