Delta terá centro de manutenção em Guarulhos.

A Delta Air Lines anunciou a criação da sua primeira linha de manutenção para operações técnicas (TechOps, na sigla em inglês) da América Latina no Aeroporto Internacional de São Paulo - Guarulhos como parte da sua estratégia de crescimento na região.

De acordo com o vice-presidente da Delta para a América Latina e o Caribe, Nicolás Ferri, a linha é o "seguinte passo lógico" no compromisso da empresa de crescimento em todo o continente americano.

De acordo com a assessoria de imprensa da companhia, a operação terá 26 empregados, entre técnicos, supervisores e gerente. A Delta afirma, em comunicado, que a linha em Guarulhos vai proporcionar manutenção imediata das aeronaves em terra em um "mercado-chave" para a companhia.

A empresa já possui linhas de manutenção em 50 aeroportos do mundo para prover suporte técnico à sua frota.

A Delta opera 35 voos semanais diretos entre Brasil e Estados Unidos, a partir de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

A empresa informou, também, que recebeu do Departamento de Transporte dos Estados Unidos autorização para aumentar seus serviços no País com um voo adicional, sem escalas, entre Atlanta e São Paulo e outro, também sem escalas, de Detroit, a partir de 1º de outubro de 2014.

Fonte: EXAME.com

Aeroporto de Campina Grande aguarda autorização para utilizar ILS

Instalado há três meses no Aeroporto João Suassuna em Campina Grande, continua sem uso o equipamento que permitiria o pouso seguro mesmo em dias de clima nebuloso na região. Segundo a superintendência do aeroporto, o aparelho que custou cerca de R$ 9 milhões se encontra ainda em fase de testes e não há nenhuma previsão de quando ele poderá ser utilizado.

O aparelho ILS adquirido e instalado totalmente com recursos da Aeronáutica está disponível desde abril e segue em fase de testes internos, aguardando a homologação de uso. A expectativa da administração do Aeroporto João Suassuna é de que os testes continuem por mais dois meses, em seguida sendo encaminhado o pedido de liberação para a Infraero.

A demora se dá na liberação por parte da Aeronáutica, que posteriormente repassa um relatório à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). "O prazo é longo mesmo, não tem como precisar", disse o superintendente Nilson José da Silva.

Desde o início do ano, 18 aeronaves não pousaram em Campina Grande por falta de visibilidade. O ILS conta com uma tecnologia de aproximação e precisão que diminui a dificuldade de pouso em neblina, disponibilizando informações a pilotos de aeronaves sobre a meteorologia e auxiliando na elaboração de planos de voo. Porém, mesmo com seu funcionamento não haverá garantia completa de aterrisagens, segundo a Infraero.

"Estamos em uma fase de adequação que dura um bom tempo, isso vale para qualquer equipamento instalado em um aeroporto no país. Após a fase de testes, em mais um ou dois meses, e ainda depois que houver a homologação da Infraero, é que ele poderá começar a ser utilizado", informou o superintendente.


Fonte: G1 PB

Aeroporto de Confins recebe nova ponte de embarque

O Aeroporto Internacional de Confins/Tancredo Neves (MG) recebeu nesta a segunda-feira (8/7) a segunda ponte de embarque das nove que serão substituídas até o primeiro trimestre de 2014. O objetivo é modernizar as estruturas, além de tornar mais cômodas as chegadas e partidas dos passageiros.

Os novos equipamentos atendem aos critérios de acessibilidade, proporcionando mais facilidade às pessoas com dificuldade de locomoção. Os antigos acessos estão em operação desde a abertura do aeroporto, em 1984.

Por dia, passam pelo Aeroporto de Confins aproximadamente 20 mil pessoas, entre embarques e desembarques. As substituições serão realizadas de forma gradativa para não atrapalhar o fluxo das operações. “Os passageiros poderão contar com acessos novos e ainda mais seguros. Para que as mudanças não interfiram na rotina dos usuários, foi elaborado um cronograma de instalação para minimizar o impacto operacional”, explica o gerente de Empreendimentos do aeroporto, Adair Moreira Junior.

As novas pontes de embarque são mais maleáveis, com comandos para girar, estender e recuar, subir e descer. Segundo Adair, são equipamentos modernos, de alto desempenho e confiabilidade.



Outro ponto positivo é a visão panorâmica que as pontes oferecem. A estrutura metálica é revestida de vidro, o que possibilita um menor consumo de energia durante o dia, com aproveitamento de luz natural. A entrega da primeira ponte de embarque ocorreu aconteceu no dia 5 de junho. A previsão é de que a próxima seja inaugurada no início de julho.

Assessoria de Imprensa – Infraero

Conheça João Pessoa "Capital onde o Sol nasce mais primeiro"

João Pessoa, capital da Paraíba e queridinha de muitos leitores do MD. A cidade ainda é um mistério para uma parte dos brasileiros, que ouvem falar mais das capitais vizinhas quando o assunto é turismo, mas é exatamente a oportunidade de conhecer um local em processo de crescimento o que a torna interessante. Diferentemente de outras capitais, João Pessoa oferece atrativos que não pesam tanto no bolso, um incentivo a mais para curtir o destino.

Considerada a “bola da vez” no Nordeste brasileiro, Jampa – como é carinhosamente chamada pelos mais íntimos – é uma capital que mistura tranquilidade à beleza. Quem viaja à cidade percebe seu ritmo desacelerado, que permite ter pequenos prazeres, como caminhar na areia e mergulhar no mar, sem grandes esforços.



Viajando para a capital paraibana, não deixe de conhecer as praias urbanas como Tambaú e Cabo Branco, além das belas praias do litoral sul, que possuem visuais dignos de filmes. Vale a pena, também, fazer o passeio para a Praia da Areia Vermelha, um banco de areia que se forma no meio do mar, e conhecer o Farol do Cabo Branco, que sinalizada o ponto mais oriental das Américas.

João Pessoa, que já teve diversos outros nomes ao longo de sua história, é uma cidade onde o turismo está se desenvolvendo rápido e que possui uma boa estrutura para seus visitantes. Gastronomia de qualidade, bom custo-benefício, oportunidade para comprar artesanato e belezas naturais são os pontos fortes da pequena capital.

Fonte: Melhores Destinos

Avianca aumenta numeros de voos no Nordeste

Passando por um momento de franca ascensão no mercado nacional de aviação civil, a Avianca vem concentrando esforços para ampliar sua operações nos destinos onde já atua, principalmente no Nordeste. Conforme o vice-presidente comercial e de marketing da empresa, Tarcísio Gargioni, nos últimos dois anos a companhia aérea triplicou o número de voos na região. O grupo Sinergy, que controla a Avianca, aliás, fez um pedido de financiamento para a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 1 bilhão para tentar adquirir a portuguesa TAP, o que mostra as ambições da companhia para o futuro.


Tarcísio Gargioni, vice-presidente da Avianca, preferiu não comentar interesse na TAP Foto: Divulgação

"2012 foi um ano excelente para nós, que conseguimos crescer 84% em faturamento e demanda. Para 2013, a expectativa é que a empresa consiga alta de mais 30%", afirma Gargioni.

Sobre a participação do Nordeste no faturamento da companhia, o vice-presidente da Avianca destaca que duas cidades da região estão entre as mais importantes para a operação, o que inclui a Capital cearense. "Salvador é o terceiro destino mais importante para nós e Fortaleza é o quinto. Para se ter uma ideia, somente o Ceará é responsável por quase 10% de nosso faturamento nacional, o que mostra o quanto o mercado nordestino é movimentado", comenta.

Novos voos em Fortaleza
Buscando ampliar sua atuação em Fortaleza, a Avianca começou a operar na última segunda-feira (1º) dois novos voos no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Um deles tem como percurso São Paulo/Fortaleza, partindo às 6h15 da capital paulista.

"Trata-se de um complemento, já que fazíamos o percurso Fortaleza/São Paulo, mas não tínhamos um voo direto com o caminho inverso. Como surgiu uma oportunidade em Guarulhos, decidimos completar esse ciclo", explica Tarcísio Gargioni.

A outra operação que a Avianca passou a realizar na última segunda-feira foi um voo direto de Brasília para Fortaleza. Antes disso, só era possível fazer esse percurso pela companhia com uma escala no aeroporto de Juazeiro de Norte. "Os dois voos inaugurais estavam completamente lotados e o índice de ocupação destes percursos mantém a média de 80%. É um resultado fantástico", diz Gargioni,

Conforme a Avianca, não houve um investimento específico para que a empresa pudesse concretizar esses novos voos em Fortaleza. Segundo a companhia, o capital destinado às operações faz parte do plano feito em 2010 que prevê R$ 2,7 bilhões em investimentos até 2015.

Negociação com Embraer

O vice-presidente comercial e de marketing da Avianca confirmou também à reportagem que a empresa está em negociações iniciais com a Embraer para substituir 15 de seus aviões por modelos da fabricante.

"Temos interesse em substitui nossos A318 (da Airbus) entre os anos de 2018 e 2020. A ideia é utilizar um novo modelo que a Embraer ainda está desenvolvendo, mas não fechamos nada com eles", revela Gargioni.

O Airbus A318 é um modelo considerado pequeno e, no caso da Avianca, possui 120 lugares. A aeronave opera no Aeroporto Pinto Martins, fazendo a rota Fortaleza/São Paulo.

Disputa pela TAP

De acordo com informações da Folha de São Paulo, a Avianca fez por duas vezes o pedido de financiamento à Caixa para tentar adquirir a TAP. No mais recente, há cerca de dois meses, chegou a ser apresentado ao conselho da Caixa, mas foi negado porque o banco não quis se expor aos riscos do setor de aviação, que está endividado e com prejuízos bilionários constantes.

O dono da Sinergy, German Efromovich, chegou a confirmar o pedido de financiamento à Caixa, mas não quis comentar sua nova proposta pela TAP. O executivo disputa a empresa portuguesa com David Neeleman, dono da Azul, que lidera um fundo de investimento que terá o BNDES como sócio para tentar comprar a TAP e a JetBlue por US$ 3,2 bilhões.

GOL tem alta em suas ações na Bovespa


As ações da GOL (GOLL4) estão em forte alta no pregão desta segunda-feira após a empresa comunicar ao mercado que o Bank of America elevou para o equivalente a 5,49% sua participação em ações preferenciais na companhia. Na máxima do dia, os papéis chegaram a subir 5,53%, negociados a 6,48 reais.

No ano, as ações da GOL acumulam queda de 52,41%, com as contas da empresa pressionadas pela alta do dólar e resultados trimestrais negativos. A empresa informou prejuízo em sete dos oito últimos trimestres.

Rating
Na última sexta-feira, a agência de classificação de risco S&P afirmou o rating da GOL em B e o retirou da observação para um possível rebaixamento.

A perspectiva do rating, no entanto, é negativa. Segundo a S&P, os fluxos de caixa da empresa vão melhorar gradualmente no decorrer do ano, impulsionando a lucratividade, em meio a uma redução de custos.

Fonte: EXAME.com

Azul tem mais chance de comprar a TAP


David Neeleman, o fundador da Azul, é o preferido do governo para uma eventual compra da portuguesa TAP, segundo o jornal Valor Econômico. Na semana passada, a Azul negou a intenção de comprá-la, mas, de acordo com a publicação, o BNDES estaria disposto a apoiá-lo, caso quisesse.

Segundo fontes do governo ouvidas pelo jornal, o mais difícil é convencer o empresário a participar da privatização da TAP. Até o momento, a candidata mais cotada a arrematá-la é a Avianca, dos irmãos José e German Efromovich.

De acordo com o Valor, o governo brasileiro prefere a Azul à Avianca, por causa da dupla cidadania de Neeleman. Filho de americanos e fundador da JetBlue, nos Estados Unidos, o empresário é cidadão brasileiro por ter nascido aqui, durante um período em que seus pais participavam de uma missão de sua igreja.

Segundo o jornal, a TAP possui uma dívida avaliada em 1 bilhão de euros e precisa urgentemente de capitalização. Em dezembro de 2012, o governo português rejeitou uma oferta dos irmãos Efromovich, que incluía 35 milhões de euros de pagamento, mais uma injeção de capital de 316 milhões de euros e a assunção das dívidas.

Fonte: EXAME.com

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