Por outro lado, houve uma queda de 22,6% nos voos atrasados (acima de 30 minutos) no Carnaval desse ano na comparação com o ano passado.
A movimentação para o feriado ocorreu de forma tranquila em todos os terminais. O ministro-chefe da SAC, Wagner Bittencourt, destacou que a melhoria dos índices reflete o planejamento conjunto realizado pelos diversos órgãos e atores envolvidos no segmento aeroportuário brasileiro em períodos de alta demanda.
Sob coordenação da SAC, a Infraero, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Receita Federal, a Polícia Federal, o DECEA, a Anvisa, o Vigiagro e as companhias aéreas anunciaram ações específicas para o Carnaval, tais como reforço de funcionários e manutenção preventiva de equipamentos e sistemas operacionais.
A ANAC está monitorando a qualidade da prestação do serviço de transporte aéreo de passageiros nos dez aeroportos incluídos na Operação Carnaval, que termina no domingo (17/02).
Os dez aeroportos-alvo da fiscalização especial da ANAC, selecionados de acordo com o fluxo de passageiros e com a demanda do período, são: Galeão e Santos Dumont (RJ), Congonhas e Guarulhos (SP), Brasília (DF), Confins (MG), Salvador e Porto Seguro (BA), Fortaleza (CE) e Recife (PE). No total, 130 colaboradores da Agência serão envolvidos na operação.
Por meio de remanejamento das escalas de trabalho, a Infraero reforçou as equipes de segurança e operações de plantão, além de manutenções preventivas em esteiras e escadas rolantes. Em aeroportos onde tradicionalmente há maior fluxo nesse período, como Galeão e Santos Dumont (RJ), Salvador (BA) e Recife (PE), a Infraero planejou ações específicas em conjunto com as medidas de reforço já prevista.
As concessionárias dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília também adotaram planos específicos para o Carnaval, especialmente com aumento das equipes de manutenção, atendimento aos passageiros e segurança.
A Receita Federal manteve um incremento de 88%, em média, no número de funcionários alocados nos aeroportos de Guarulhos e Galeão, onde há maior concentração de voos internacionais.
Conforme divulgado pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), durante o Carnaval, as companhias aéreas disponibilizaram aeronaves e tripulações reservas, reforçaram a escala de funcionários em aeroportos (balcão, sala de embarque, check-in, entre outros serviços), equipes de manutenção e centros de operações, além de incremento nos sistemas de Call Center. Assim como a Operação Carnaval da ANAC, as ações especiais das companhias encerram no domingo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção: Postagens somente serão aceitas se forem com referencia ao assunto relacionado. Qualquer momentario que seja diferente do exposto no blog, ou com ofensas a quem quer que sejam, serão excluido.