Aeroporto foi apontado como um dos 20 regionais do país com maior potencial de desenvolvimento econômico ao longo dos próximos anos.
Com uma média de 500 embarques e desembarques diários, o Aeroporto João Suassuna, em Campina Grande, foi apontado como um dos 20 aeroportos regionais do país com maior potencial de desenvolvimento econômico ao longo dos próximos anos. O estudo, realizado pela empresa Urban Systems Brasil, apresenta uma relação de 100 aeroportos regionais brasileiros e coloca o de Campina Grande como o 14º mais promissor do país. A cidade foi a única do Nordeste a figurar entre as 20 primeiras colocadas, com potencial "muito alto" de desenvolvimento. Das outras 19, 11 estão no Sudeste, 7 na região Sul e 1 no Centro-Oeste.
O estudo em questão, segundo a empresa, tem como base o programa de investimentos em logística para aeroportos do governo federal, e levou em consideração aspectos como localização, infraestrutura, varejo, educação, hospedagem e transporte de cargas. “Para aferir o desempenho criamos o Índice de Qualidade Mercadológica (IQM), uma metodologia que leva em consideração aspectos como informações comerciais, urbanísticas, econômicas e infraestruturais dos impactos da atividade portuária na região estudada”, explica o presidente da Urban Systems, Thomaz Assumpção.
Ao avaliar a pesquisa, o superintendente do João Suassuna, Roberto Germano, lembrou que há cerca de um ano e meio o terminal de Campina Grande vem registrando índices consideráveis de crescimento, o que tem atraído novos passageiros para a cidade, que antes preferiam utilizar os aeroportos de João Pessoa e Recife.
"A nossa expectativa é encerrar 2014 com um crescimento entre 12% e 15% em relação ao ano passado. É um percentual bastante considerável, tendo em vista que a média de crescimento nos aeroportos do país é de 5%", salientou ele, ao lembrar que de janeiro a agosto 119,9 mil passageiros embarcaram ou desembarcaram na cidade, o que representa um aumento de 45,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
Atualmente, o João Suassuna oferece três voos diários, e outros dois deverão começar a operar ainda este ano. "No ano passado, reformamos o pátio e a pista e este ano estamos fazendo pequenas reformas nos banheiros e no estacionamento. Não temos previsão de realizar nenhuma ampliação, mas essas pequenas intervenções já melhoraram bastante nossa estrutura", destacou Germano, ao explicar que o aeroporto opera com folga, pois atende a cerca de 240 mil pessoas por ano, quando sua capacidade é de 900 mil.
NOVAS EMPRESAS
Além de novos passageiros, o crescimento do aeroporto também tem atraído a atenção de novas companhias aéreas. "Duas empresas já demonstraram interesse em atuar na cidade, mas condicionaram isso à existência do posto de abastecimento, que o aeroporto ainda não tem, já que a instalação foi iniciada há dois anos e só deve ser concluída no final de 2014", concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção: Postagens somente serão aceitas se forem com referencia ao assunto relacionado. Qualquer momentario que seja diferente do exposto no blog, ou com ofensas a quem quer que sejam, serão excluido.