Por meio de um comunicado a seus acionistas, a GOL confirmou que deu início ao processo de encerramento das atividades da Webjet e levará ao fim da marca e à demissão de 850 funcionários,
entre tripulação técnica, tripulação comercial e manutenção de aeronaves.
A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A., maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, comunica, a partir da presente data, o início do processo de encerramento das atividades de sua controlada Webjet e a descontinuidade de sua marca.
A primeira medida é a extinção das operações de voo. A Webjet possui um modelo de operação com base em uma frota composta majoritariamente por aviões modelo Boeing 737-300, de idade média elevada, alto consumo de combustível e defasagem tecnológica. Com os novos patamares de custo do setor no Brasil, esse modelo deixou de ser competitivo.
A empresa confirmou que todos os voos da Webjet serão assumidos pela GOL, que a partir de hoje passa a ser a responsável "por todos os serviços de transporte aéreo e assistência a esses passageiros".
Como consequência do encerramento das operações, a Webjet desliga aproximadamente 850 colaboradores entre tripulação técnica, tripulação comercial e manutenção de aeronaves. Os clientes e passageiros da Webjet serão integralmente assistidos pela GOL, e terão seus voos garantidos, permanecendo a GOL, a partir dessa data, responsável por todos os serviços de transporte aéreo e assistência a esses passageiros. Nesse sentido, todas as providências necessárias serão tomadas.
Com relação à frota Boeing 737-300 da Webjet, estima-se a devolução total das 20 aeronaves até
o final do primeiro semestre de 2013, sendo 16 dessas devolvidas até o final do primeiro trimestre do próximo ano. o lado positivo da mudança é que os passageiros terão jatos mais novos e confortáveis, contando com o sistema de entretenimento GOL no Ar e pontuando no programa de milhas Smiles. A má notícia é que o preço das passagens, na maioria dos casos, aumentou, já que a Webjet mantinha uma
política de tarifas mais baixas que a sua compradora e algumas rotas foram descontinuadas – isso sem entrar na questão das promoções que a Webjet fazia, forçando as concorrentes a baixar seus preços.
A compra da Webjet pela GOL foi aprovada pelo Cade no dia 10 de outubro, data em que teve início o processo de fusão.
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