Aeroporto do Recife apresenta resultados de manejo de fauna

Aves-Recife-2















As atividades de captura de aves silvestres do plano de manejo de fauna do Aeroporto Internacional do Recife/Gilberto Freyre – Guararapes (PE) já contabilizam a captura de 102 aves no entorno das áreas operacionais do terminal desde o início dos trabalhos. A iniciativa foi implantada no Gilberto Freyre em janeiro de 2012, após a aprovação do plano de manejo de fauna pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
      A captura dos animais é feita por meio da utilização de armadilhas do tipo tomahawk (compostas por gaiolas horizontais de aço com alçapão), que são colocadas nas áreas verdes em volta da pista principal de pousos e decolagens e das pistas de taxiamento do aeroporto. Entre as espécies capturadas, estão carcarás, quero-queros, corujas-buraqueiras e anus-brancos.
      Todas as aves capturadas são levadas ao centro de manejo de fauna do aeroporto para exame clínico e coleta de material biológico. Dependendo da espécie capturada, o animal recebe uma identificação e é encaminhado ao Centro de Triagem do Ibama para soltura. Caso necessário, a equipe também tem autorização para procedimentos de eutanásia das espécies que não estão ameaçadas de extinção e que podem retornar ao aeroporto após a soltura.
      ”Este trabalho, além de monitorar a segurança operacional do aeroporto, é uma oportunidade importante para auxiliar no registro e caracterização da fauna da área do Guararapes, apoiando tanto futuros trabalhos de manejo de fauna quanto o conhecimento ecológico sobre a área”, pontuou Elenilda Cunha, superintendente do Aeroporto do Recife.

   Assessoria de Imprensa - Infraero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Postagens somente serão aceitas se forem com referencia ao assunto relacionado. Qualquer momentario que seja diferente do exposto no blog, ou com ofensas a quem quer que sejam, serão excluido.

Tradução outros idiomas

Encontre o que procura