Consórcio do Aeroporto de Brasília fará no terminal e passageiros e maior sala vip

Prosseguindo nossa série de posts sobre
as obras previstas nos aeroportos
entregues a concessionárias privadas,
apresentamos as obras previstas para o
aeroporto Juscelino Kubitschek , em
Brasília. Até a Copa do Mundo, o plano do
consórcio Inframérica, que assumirá a
administração do terminal, inclui a
construção de um terceiro terminal de
passageiros com 15 novas posições de
embarque, reforma dos dois atuais e
instalação de uma mega área VIP, com
investimento de R$ 650 milhões. Até o fim
da concessão, as obras devem somar R$
2,85 bilhões, com aumento de capacidade
de 15,4 milhões para 51 milhões de
passageiros por ano. Segundo o jornal
Valor Econômico, a concessionária prepara
um pacote de ações de "curto prazo", com
aporte de pelo menos R$ 10 milhões, como
sua primeira intervenção ao assumir as
operações.
Perspectiva artística inicial divulgada pelo
consório
O plano, conforme o jornal, envolve um
conjunto de medidas imediatas, como
revitalização dos banheiros, reforma da
cobertura para acabar de vez com as
goteiras, reparo de todas as escadas
rolantes quebradas, implantação de um
elevador adicional próximo à área de
embarque, troca dos carrinhos de bagagem
e uma nova identidade visual (o que
abrange mudanças de painéis e letreiros).
Estas ações devem começar ainda neste
mês, marcando a chegada do grupo
vencedor do leilão de concessão em
fevereiro, formado pela brasileira Infravix e
pela argentina Corporación América,
chegou de vez ao aeroporto.
Nova área VIP
Simultaneamente, devem ser iniciadas as
obras de ampliação até dezembro e chegar
à Copa do Mundo de 2014 com capacidade
para atender a 22 milhões de passageiros
por ano. Os investimentos na primeira fase
de obras devem alcançar R$ 650 milhões e
implantar a "maior sala vip da América
Latina" no segundo andar do terminal, com
um conceito inédito no Brasil, permitindo o
acesso a essa área nobre não só por
convite das empresas aéreas – viajando,
por exemplo, de classe executiva -, mas
também por meio de uma taxa cobrada de
qualquer cliente interessado em usufruir
do serviço.
A área prevista para os "vips" supera dois
mil m², mas o tamanho exato depende de
aprovação do projeto pela Agência Nacional
de Aviação Civil (Anac). Privilegiando o uso
de vidro para aproveitar a iluminação
natural e pé-direito mais alto para permitir
uma "convivência harmônica" dentro do
terminal, além de ousadia na jardinagem, o
projeto básico da expansão do aeroporto
está em fase adiantada.
Ele prevê a construção de dois píeres – um
em cada ponta do terminal existente -,
aumentando de 13 para 28 o número de
pontes de acesso aos aviões. Os corredores
desses píeres terão mezaninos com lojas e
lanchonetes, além de esteiras mecânicas
para facilitar o trânsito de passageiros. No
embarque, o check-in será compartilhado,
sem guichês fixos por empresa.
Na hora do desembarque, a bagagem
poderá ser retirada em esteiras
"americanas", que são inclinadas e
permitem o recolhimento das malas com
mais comodidade. Do lado de fora, o
estacionamento mais do que dobrará de
tamanho, atingindo 3 mil vagas.
A chegada ao terminal ganhará uma faixa
adicional – no piso superior (embarque) e
no inferior (desembarque) – para a
circulação de veículos e o sobe-e-desce de
passageiros. As duas pistas do aeroporto,
separadas por uma distância de 1.300
metros, já funcionam de maneira
independente. Hoje, no entanto, cada uma
só tem uma função durante a maior parte
do tempo: pousos ou decolagens. Com a
construção de saídas rápidas, o uso será
otimizado, com aviões subindo e descendo
em ambas as pistas e uma diminuição dos
intervalos nas operações.
Até 2016, englobando já a segunda fase de
obras, os investimentos chegam a R$ 1,1
bilhão e elevam a capacidade do aeroporto
para 24 milhões de passageiros por ano.
Hoje, o limite é para 14 milhões de
passageiros.
Os contratos de aluguel de áreas
comerciais com varejistas no aeroporto
serão honrados até o final do período.
Depois, a renovação será discutida caso a
caso, obedecendo ao novo "mix" de lojas
que a Inframérica pretende implantar em
Brasília. Para saber o que desejam os
passageiros, a concessionária concluiu uma
pesquisa com dez mil entrevistas.
Atualmente o Complexo Aeroportuário de
Brasília tem uma área total de 9.947.560m²
e é formado por 111 lojas e serviços, pátio
de aeronaves com 40 posições, 13 fingers e
23 portões de embarque com 6 para
desembarque. O movimento do aeroporto
em 2011 foi de 15,4 milhões de
passageiros.

Fontes : Melhores destinos e Valor Econômico.

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