Palmas - TO


Menina prodígio

Fundada em maio de 1989, Palmas é a capital mais jovem do país. Cidade planejada, guarda muitas semelhanças com o projeto original de Brasília. A começar pelo fato de ter sido erguida como polo incentivador de desenvolvimento.
Dividida em setores interligados por largas avenidas, muitas rotatórias (os “queijinhos”, na linguagem local) e áreas verdes (além de alguns descampados). Outra coincidência com a Brasília de antigamente é o clima de canteiro de obras; é como se Palmas ainda estivesse implantando sua estrutura de hotéis, de serviços e até de turismo.
Porta de entrada para o Parque Estadual do Jalapão, a moderna e promissora cidade também reserva atrações próprias, como parques e até algumas praias – afinal, está localizada às margens do Rio Tocantins.


 O que fazer

A Praça dos Girassóis, próxima à sede do governo estadual, é o centro geodésico do Brasil. Na praça, uma rosa dos ventos lembra essa posição e um memorial – desenhado por Oscar Niemeyer, outro nome ligado à capital federal – celebra a Coluna Prestes, que passou pela região de Palmas décadas antes de a cidade existir.
Na orla do Rio Tocantins, é possível se divertir nas praias da Graciosa e da Prata, que surgem na época da seca.
No entorno da capital, a cerca de 30 km de distância, fica o distrito de Taquaruçu, numa agradabilíssima região serrana, que serve de refúgio para os dias de maior calor. Por ali há mais de 80 cachoeiras catalogadas, trilhas e poços para banhos.

Onde ficar
O setor hoteleiro fica próximo ao centro administrativo de Palmas. Nas quadras vizinhas à Praça dos Girassóis estão localizados os principais hotéis da cidade, com perfil voltado para viajantes a trabalho.
Para fugir do ambiente de negócios, no distrito de Taquaruçu é possível encontrar hospedagens com ambiente de fazenda e jeitão de pousada – melhor pedida para dar as boas-vindas às trilhas e cachoeiras.
No Parque do Jalapão, os pontos de apoio são Ponte Alta do Tocantins, única cidade com acesso por estrada asfaltada, e Mateiros, onde estão as melhores atrações – cânions, cachoeiras e trilhas. 

Quando ir
Se depender de temperatura, qualquer época do ano vale: a média em Palmas se mantém estável em calorosos 27ºC – prepare-se, a falta de sombra pode incomodar.
No verão propriamente dito, entre dezembro e março, chove mais. Não que os moradores chamem essa época de verão: esta região do Brasil, próxima ao Equador, segue um pouco o padrão do Hemisfério Norte e o povo chama de verão a época de maio a setembro, quando as chuvas rareiam.
É no meio do ano que as praias fluviais aparecem nos rios da região e que o Parque Estadual do Jalapão abre as portas para as trilhas e cachoeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Postagens somente serão aceitas se forem com referencia ao assunto relacionado. Qualquer momentario que seja diferente do exposto no blog, ou com ofensas a quem quer que sejam, serão excluido.

Tradução outros idiomas

Encontre o que procura