Os 34 novos aviões serão usados na renovação e na expansão da frota; objetivo é suprir a crescente demanda esperada para os próximos 20 anos
Companhia é o primeiro cliente da América Latina para os novos Airbus A320neo e ampliou contrato com a Boeing em mais dois B777-300ER
São Paulo, 28 de fevereiro de 2011 – A TAM Linhas Aéreas anunciou hoje que realizou a encomenda de 32 aeronaves da Família Airbus A320 e de dois Boeing 777-300ER. Os aviões serão utilizados para a renovação e a expansão da frota da companhia, fortalecendo suas operações tanto no mercado doméstico quanto no internacional. Dessa forma, a empresa se prepara para atender à crescente demanda por viagens aéreas, mantendo o nível elevado dos serviços oferecidos aos clientes.
O montante destes novos pedidos, baseado em valores de lista, é de aproximadamente US$ 3,2 bilhões.
Das 32 aeronaves encomendadas à Airbus, 22 são do novo modelo A320neo e dez da Família A320. Os aviões desse novo pedido serão entregues entre 2016 e 2018. A escolha do motor será anunciada pela companhia aérea posteriormente.
A TAM é o primeiro cliente da América Latina — e um dos primeiros do mundo — dos A320neo. A novidade da Airbus incorpora motores mais eficientes e um componente aerodinâmico posicionado na extremidade livre de cada asa, chamado Sharklet. Essas inovações proporcionam economia significativa de combustível de até 15%, o que representa até 3,6 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) anuais por aeronave. Além disso, o A320neo oferece redução de dois dígitos em emissão de Óxidos de Nitrogênio (NOx) e reduz consideravelmente o ruído do motor. A estrutura do novo avião terá mais de 95% em comum com os atuais produtos da linha, porém oferece até 950 km a mais de alcance ou duas toneladas mais de carga útil.
Atualmente, a TAM tem quatro Boeing 777-300ER em sua frota. As duas aeronaves do pedido anunciado hoje serão entregues em 2014. A empresa já havia encomendado à fabricante quatro aeronaves que serão entregues em 2012 e duas em 2013. Assim, em 2014, quando todos os aviões forem entregues, a companhia terá 12 Boeing 777-300ER em sua frota.
Com cabine espaçosa e capacidade para transportar 362 passageiros em três classes de serviço, o B777-300ER é um dos mais eficientes aviões comerciais de dois motores do mundo. Produz 22% menos dióxido de carbono por assento e seu custo operacional por poltrona é 20% menor. A distância máxima que percorre é de 14.685 km.
"Os novos aviões da Airbus e da Boeing nos ajudarão a reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes, tornando nossas operações cada vez mais eficientes, mantendo os altos níveis de segurança da companhia. Isso significa benefícios econômicos para nossos clientes e mais respeito ao meio ambiente", afirma Líbano Barroso, presidente da TAM Linhas Aéreas.
Mercado aquecido – A TAM tem uma frota com idade média entre 6 e 7 anos, uma das mais novas do mundo, equipada com as melhores e mais avançadas opções de equipamentos e software oferecidos pelos fabricantes. Atualmente, são 152 aviões, sendo 140 modelos da Airbus (26 A319, 86 A320, 8 A321, 18 A330 e 2 A340), 7 da Boeing (4 B777-300ER e 3 B767-300) e 5 ATR-42, utilizados pela Pantanal. O plano de frota da companhia prevê encerrar este ano com 156 aeronaves e chegar à marca de 182 até o final de 2015.
A empresa já começa a se preparar para os anos seguintes a 2015 porque a procura por voos, tanto domésticos quanto internacionais, deverá continuar crescendo significativamente. Análises da companhia indicam que a demanda continuará aquecida nos próximos 20 anos, com um crescimento médio de 9% ao ano, sendo impulsionada por clientes viajando tanto a negócios quanto a lazer.
Em 2010, a procura por voos domésticos cresceu 23,47%, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A TAM estima para 2011 um crescimento de demanda de passageiros no mercado brasileiro de aviação comercial entre 15% e 18%. "Neste ano, vamos continuar otimizando nossos custos pela utilização saudável de nossas aeronaves no mercado doméstico, crescendo de 10% a 14% em oferta. No mercado internacional nossa disponibilidade de assentos crescerá 10% com o lançamento de duas novas rotas ou freqüências", comenta Barroso.
Para o presidente da holding TAM S. A., Marco Antonio Bologna, o investimento de US$ 3,2 bilhões em novas aeronaves é mais um exemplo da crença do grupo na manutenção do atual ciclo de crescimento da economia brasileira e na solução das questões de infraestrutura, fundamental para a expansão sustentável do transporte aéreo. "A TAM, como grupo de multinegócios ligados à aviação, está bem posicionada para contribuir com investimentos relevantes no setor."
A TAM Linhas Aéreas (www.tam.com.br) opera voos diretos para 45 cidades no Brasil e 18 na América do Sul, Estados Unidos e Europa. Por meio de acordos com empresas nacionais e estrangeiras, chega a outros 89 aeroportos brasileiros e 87 destinos internacionais, incluindo a Ásia. É líder no setor de aviação no país, com market share de 43,4% no último mês de janeiro. Também detém a liderança entre as companhias brasileiras que operam rotas para o exterior, com 85,2% do mercado em janeiro. Com a maior frota de aviões de passageiros do país (152 aeronaves), a TAM atende seus clientes com Espírito de Servir e busca tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população. É pioneira, entre as companhias aéreas brasileiras, no lançamento de um programa de fidelização; o TAM Fidelidade já distribuiu 13 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus, que possui hoje 8 milhões de associados. Membro da Star Alliance – a maior aliança de companhias aéreas do mundo – desde maio de 2010, a empresa integra uma rede que abrange 1.160 destinos em 181 países.
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