Nos últimos anos as companhias aéreas brasileiras têm ampliado e modernizado suas frotas, mas 2011 promete ser um ano marcante nesse aspecto. Trip, Azul, Avianca e Passaredo devem aumentar seu número de aeronaves em 50% neste ano enquanto GOL e TAM continuam o processo de renovação e ampliação gradual da frota. Saiba um pouco mais do que cada empresa prepara para seus clientes neste ano:
AZUL
Empresa que mais têm investido em novos aviões nos últimos anos, a Azul continua a apostar nos modernos jatos 190 e 195 da Embraer e deve receber onze novos aviões novinhos em folha para sua rota. A empresa também começou a operar nesta semana com turbo-hélices da ATR para voos regionais. Até o final do ano, ela deve receber mais dois ATR 72-200 e a primeira das 20 aeronaves ATR 72-600, mais modernas que as atuais. O plano de frota prevê que a companhia passe de 27 para 86 jatos da Embraer e pelo menos 20 aviões modelo ATR 72-600 até 2015.
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TRIP
Na mesma balada da Azul, a Trip aposta na dobradinha Embraer/ATR. A companhia anunciou nesta semana a encomenda de mais quatro jatos E-190 e com isso deve receber 24 aviões da linha até 2012, sendo nove já neste ano – três E190 e seis E170. A empresa também aguarda oito turbo-helices ATR 72-200 em 2011 e cinco ATR 72-600 no ano que vem. A Trip começou 2011 com 31 aviões e deve fechar com 48.
![aviao-trip](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_ui0p-IvXk3uNZkpA8uT9vWyX1nVSmeTwM0Zui6lwMwRk8LjmQiJt9WXN9Vvfu0_RYkuiggaS22yCnja53NmePidtKqWt397x9quwt9869Srm5fzft_zjhYnvwhDwFxL9mTF14TNHXd67jOV-OP4IA=s0-d)
AVIANCA
A Avianca pretende substituir gradualmente sua frota de Fokker-100 por aeronaves Airbus. Em 2011, a empresa prevê a incorporação de seis aviões A320 além de três A318. Hoje ela conta com 14 Fokker e três A319. Além disso, a Avianca estuda a possibilidade da utilização de jatos da Embraer, mas isso não seria em curto prazo.
![foto-aviao-avianca](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tOedYWv2VanmfPrHr3f0R4RYSI6PywBVD1ob6Ujn5zuJruGjzxNZQxv0gmXdUIt9O5NYonKP2kKTMJGtctLfZzv7gt_3Z2RN69F18DS73WCHonHZs6k8DoSioOKl2d_jJnTh-lAIcBdEEl8Gw0aTLvVWyo4pSpAg=s0-d)
PASSAREDO
Desde o fim de fevereiro, a Passaredo não opera mais aviões turbo-hélice, sua frota agora é composta exclusivamente por jatos Embraer. Ao todo são 11 aeronaves e a empresa deve receber mais 7 até o final do ano.
![aviao-passaredo](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_v5glsLQqj9CwVyaU8ZdoG4Kew9glwGNxXJyqEqDmlX_zx8ZAuRUFMpah31bIZnAz9ZkRfsg1Ojr3ls-u8r1d1nw2RpDwsTMKU-YWch5Wyg6whJuvi4CBij_AG7mj5XlTz-qPdGgFQc90IjFLTQh8_aYC1rZQ=s0-d)
TAM
A TAM, que conta hoje com 152 aeronaves, deve receber mais quatro novas em 2011: dois Airbus A319, dois A330 e um A321. A meta é chegar à marca de 182 até o final de 2015, tanto que a empresa anunciou nesta semana a encomenda de 34 novos aviões, que devem começar a ser entregues em 2014. Serão 32 Airbus A320 e dois Boeing 777-300ER. Além disso, a empresa já anunciou que deve trocar os turbo-hélices ATR da Pantanal, comprada pela TAM em 2009, por novos jatos Embraer ou Airbus a partir de 2012.
![boeing-777-tam](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_t1CbVK_et5AFAMdFxekldsH5IyJPNKd6siikfaiTxdwUczSKd2JW2EBwxFcRPJHxLH7oOJyjJgTaty4VBzSmOQZJGDjEcxWqC5qRHdCpGPjFDYle2b4cEatlnpHbo2HhZpUsbft0wamr2hLkAnV6RFidY3=s0-d)
GOL/VARIG
Desde o começo das suas atividades há 10 anos, a GOL tem optado por manter um crescimento gradual da sua frota, a empresa fechou 2010 com 119 aviões e planeja receber de 2 a 4 aeronaves Boeing 737-800NG SPF por ano até 2015.
WEBJET
Por fim, a Webjet mantém sua estratégia de usar apenas Boeing 737-300 e na última semana anunciou que receberá mais sete desde modelo, reforçando assim a sua frota. A empresa conta atualmente com 23 aeronaves e deve receber uma nova ainda neste ano. O plano do comando da empresa é de chegar a 2015 com 58 aviões.
Com todos estes investimentos, esperamos que nós passageiros possamos ter mais conforto e segurança em nossas viagens aéreas. Isso sem deixar de lado as promoções, é claro! Por outro lado, não podemos deixar de questionar: em que aeroportos vão colocar tanto avião, já que a infraestrutura nacional está defasada e a capacidade já chegou ao limite no principais aeroportos? A segunda pergunta seria onde vão "fabricar" pilotos e comissários, já que os profissionais estão em falta no Brasil e faltam boas escolas de formação? Se as empresas estão procurando fazer sua parte, é preciso que o poder público faça o mesmo, especialmente porque teremos os dois maiores eventos esportivos mundiais em nosso país – e já estão à porta!
As fotos que ilustram esse post são de divulgação das próprias companhias aéreas.
Pelo visto a Azul não está mesmo de brincadeira, a empresa acaba de solicitar autorização para começar voar para Araçatuba a partir do dia de 30 de maio.
Nas últimas semanas a Azul já havia pedido autorização para começar voar para Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Uberaba, Presidente Prudente e Marília.
Entre Araçatuba e Campinas a Azul terá 3 voos diários, onde será possível fazer conexão para mais de 30 destinos em todo o Brasil.
Os voos entre Campinas e Araçatuba serão feitos em aviões ATR com capacidade para 70 passageiros.
A Azul começa vender as passagens para esse novo trecho, assim que a Anac autorizar esse novos voos.